Depois do sim é um livro da autora Taylor Jenkins Reid, lançado editora Paralela em 2020.

Sobre o livro

Lauren e Ryan se conheceram durante a faculdade e construíram uma linda história de amor, respeito e companheirismo. Onze anos depois, onze anos de casamento, eles começam a perceber que não estão mais felizes nessa vida como um casal.

Suas diferenças parecem irreconciliáveis, e eles precisam tomar uma decisão sobre o que fazer para mudar essa situação.


Minha Opinião

Depois de virar um sucesso com Os sete maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones and The six, Taylor Jenkins Reid me mostrou que em Depois do sim ela possui uma indescritível habilidade em falar sobre dramas do cotidiano de uma forma muito sensível.

O livro intercala alguns momentos significativos do passado na vida do casal, como quando se conheceram, o primeiro encontro, a formatura, o pedido de casamento, com o momento atual da vida deles, com o atual momento onde brigam por absolutamente qualquer coisa.

Perceber o cansaço do casal frente a vida a dois, e o desgaste da relação, nos faz questionar sobre até que ponto conseguimos manter relacionamentos sem nos anularmos diante do outro. Em vários momentos, percebemos que Ryan faz coisas apenas porque não aguenta as reclamações de Lauren. Já Lauren faz coisas sozinha porque sabe que Ryan não a acompanha mais. E nesse ritmo o casal segue, até o ponto em que estar junto torna-se tão ruim e insuportável que a vida como solteiro parece bem mais agradável.

O casal resolve então dar um tempo, mas não é um tempo “simples”, é realmente ficar um ano inteiro sem se falar. Longe um do outro, eles precisam seguir com suas vidas e entender o que está acontecendo com os sentimentos, com os próprios pensamentos. E acho que nisso a autora conseguiu colocar detalhes bem interessantes da vida, porque relações duradouras como de Ryan e Lauren costumam se desgastar com pequenas coisas que já até mesmo viraram um hábito.

Diante dessa nova etapa, Lauren percebe em si mais coisas do que quando estava com seu marido. Um exemplo disso é sua necessidade de reclamar das coisas constantemente, onde nem ela mesma notava que fazia.  

Durante todo o ano que vamos acompanhar, nós apenas sabemos mais sobre a vida de Lauren porque a história avança conforme o ponto de vista dela. Então, conhecemos mais sobre a família da jovem, e isso proporciona uma boa dinâmica para o livro. É interessante ver Lauren se abrindo para diferentes perspectivas sobre a vida, sobre o amor e sobre os relacionamentos, porque sua família tem opiniões bem diferentes sobre esses temas. O leitor até se diverte com os acontecimentos familiares da vida de Lauren, pois cada um ali está vivendo seu próprio dilema, e a forma com que eles se relacionam é muito acolhedora.

Mas o que mais me prendeu na história foi tentar saber o que aconteceria com o casal a medida em que a narrativa avançava. Lauren e Ryan, como fizeram um acordo de ficar um ano inteiro longe, também começaram a se ver em outros relacionamentos, e isso se torna bem interessante de acompanhar as transformações que essa nova experiência traz.

O livro todo permite com que o leitor se identifique facilmente com os personagens e dilemas, uma vez que fala sobre coisas do cotidiano, sobre família, sobre amor, sobre a vida e sobre a morte. Taylor Jenkins Reid usa cada personagem como um encaixe perfeito na história e oferece uma visão de mundo diferente de cada um deles. É impressionante como o irmão mais novo de Lauren traz lições importantes sobre amor e família, bem como a avó também fala sobre relacionamentos de uma forma sensível e realista.

Depois do sim fala sobre pessoas reais, com vidas que nem sempre dão certo, e sobre a necessidade de entender mais sobre o amor que é vendido por aí. Achei um livro com uma história, ao primeiro momento, simples, mas recheada de significados. Uma ótima leitura para quem gosta e se sensibiliza com as histórias da autora.

DEPOIS DO SIM

Autor: Taylor Jenkins Reid

Tradução: Alexandre Boide

Editora: Paralela

Ano de publicação: 2020

Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos. Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar. Depois do sim é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros