Eu vinha fazendo esses posts com várias semanas juntas porque estou um pouco atrasada na contagem dos dias, porém essa semana 34 é especial, porque é recomendação de livros, e se alguém ainda não reparou, livros são algo que me fazem muito feliz e eu sempre tenho muito a dizer sobre eles. Então, resolvi separar essa parte e dar bastante destaque para minha indicações.

 

Semana 34: Livros que eu acho que todo mundo deveria ler:

O Diário de Anne Frank

annefrank-p

Eu já fiz resenha aqui no blog e vídeo lá no canal, foi o meu primeiro e mais acessado vídeo aliás, o que o torna ainda mais especial.

Mas, memórias pessoais a parte, O Diário de Anne Frank é um livro para ser devorado, não só sua história, mas as lições que ele vai nos contar. As coisas pelas quais a Anne passou, talvez nenhum de nós será capaz de entender, mas a força, determinação e personalidade dessa menina devem servir de exemplo para todos nós, que por vezes trombamos em obstáculos bobos na vida e achamos que o mundo vai acabar.

diario-de-anne-frankSINOPSE

Publicado originalmente em 1947, “O Diário de Anne Frank” já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta edição, porém, traz pela primeira vez a íntegra dos escritos de Anne, com todos os trechos e anotações que o pai da menina cortou para lançar a versão conhecida do livro. É comovente descobri que, no contexto tenebroso do nazismo e da guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer tempo e lugar. Neste volume, o leitor acompanha o desabrochar da sexualidade de Anne, surpreende-se com a relação conflituosa que a jovem tinha com a mãe e se emociona com sua admiração sem reservas pelo pai. Anne registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seus diário está sempre entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa terna e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.

 

A Revolução dos Bichos

revodosbichos-p

Em tempos de eleição, mais do que nunca, é quando vemos o quanto as pessoas são alienadas as coisas que acontecem com o país e a postura daqueles que o comandam. É vendo a forma contraditória como se escolhem os candidatos pelo nome, ou últimos feitos que acho que todos deveriam ler A Revolução dos Bichos e tirar suas conclusões, já que quase nada é o que parece ser. Ele é curtinho e fácil de ler, e também temos resenha e vídeo aqui no blog.

revdosbichosSINOPSE

Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, “A Revolução dos Bichos” é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

 

Veronika Decide Morrer

verok=nika-p

Eu sou fã de carteirinha do Paulo Coelho, e sei que tem muita gente que não gosta dele ou dos livros que ele escreve, e eu realmente não me importo nem um pouco. Eu tive uma ótima experiência com ele, e devorei todos os livros que pude na época em questão. Veronika Decide Morrer é um desses livros. Um livro que mexeu comigo e que vai mexer com qualquer pessoa que ler, pois ele fala da importância da vida e de como, as vezes, quando tudo está perdido, há algo que vai nos resgatar e nos impulsionar para frente.

veronika-decide-morrer-Paulo-CoelhoSinopse

“A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ser diferente. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ser diferentes. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a idéia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi ‘Veronika Decide Morrer’ na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava – mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual”.

– Paulo Coelho

 

 

As Crônicas de Gelo e Fogo

guerradostronos-p

Tem muito fã de Game of Thrones por ai que só viu a série e sai por ai falando bobagem e isso me irrita MUITO. Eu comecei a ler os livros ano passado e esse ano fiz uma maratona em maio-junho e reli os que já tinha lido e terminei os cinco volumes já lançados. Primeiro, porque odeio receber spoiler fail, segundo porque eu realmente sou fã e realmente queria mergulhar nesse universo que é tão mais imenso, profundo e complexo do que a série mostra. Minha vida mudou um pouco quando eu deixei de receber spoiler e passei a possivelmente dar, mas a questão agora é que as pessoas que só assistem a série, lêem qualquer comentário de gente que não sabe o que está falando e sai por ai repetindo. Então PLEASE, se você é fã da série, leia os livros e faça um favor a si mesmo.  Vai demorar, vai. As vezes você vai ter vontade de desistir, talvez. A questão é que, eu pelo menos, no momento que terminei, já queria reler tudo de novo e sai que nem louca pra descobrir quando que o GÊNIO do George R. R. Martin vai liberar o sexto volume.

capa-guerra-dos-tronosSinopse

Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin – considerado o Tolkien americano – cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro, agora também um blockbuster da HBO!

 

 

Extraordinário

extraordinario-p

Esse livro também já foi resenhando aqui no blog e quando eu o li ele me trouxe muitas coisas boas e algumas memórias também. E como na minha lista, apenas com excessão das Crônicas de Gelo e Fogo, os demais são livros que trazem algo de positivo ou para refletir, resolvi finalizar com Extraordinário da R. J. Palacio. Essa é uma história sensacional sobre superação, coragem e a grandeza humana. Muitos parecidos vieram depois desse livro e eu não culpo os autores que entraram na onda, afinal, histórias como essa nos ajudam a enxergar as coisas melhor e a cima de tudo, nos tornar pessoas melhores e mais gentis (:

extraordinario1Sinopse

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

 

 

E essa é a minha listinha de indicações dessa semana de número 34. Posso dizer com toda a certeza que esse foi o tópico que me deu mais prazer em escrever sobre, nesse Desafio das 52 Semanas <3

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros