Após o sucesso de Encantada, filme de 2007, a promessa de que Giselle e seu príncipe viveram felizes para sempre na cidade de Nova York de fato não se cumpriu como esperado. Afinal, no mundo real não há finais felizes para todo o sempre, mesmo que após se casando com o seu amor verdadeiro.

Na verdade, o tempo se passou e a vida no mundo contemporâneo pôs Giselle a contestar se de fato estava vivendo um final feliz ou se precisaria recomeçar. Foi assim que resultou na saída dela e de sua família de Nova York para uma pequena cidade. Só que as coisas não foram tão simples como ela pensava. Apesar disto ela se viu com um poder mágico capaz de realizar qualquer desejo seu e a primeira coisa que pensou foi voltar a viver em um conto de fadas novamente. Só que ela não esperava que viver neste conto de fadas no mundo real lhe custaria muito.

Após lançarem a continuação surpreendente de Abracadabra, a Disney, momentos depois, entrega esta outra continuação de um clássico que marcou gerações. Temos outra história que trouxe muita qualidade, que preservou seus dubladores e trouxe de volta os personagens que tanto conhecemos agora mais velhos e mudados conforme os anos que se passaram.

Realmente, trazer este feito, mesmo que depois de muitos anos passados, é como encontrar um diamante: realmente algo muito raro e especial. E é por isso que, quando soube do lançamento do filme, tive que assistí-lo antes que tudo. Porém não o fiz sem reassistir o primeiro filme para logo dar a sequência. E confesso que foi extremamente útil, isto por que fazia tanto tempo que eu não o havia visto. E recomendo para todos que não veem este filme há muito tempo.

Apesar destas qualidades que a Disney e os produtores mantiveram, há uma forte crítica que faço a esse filme que deixou tudo muito mais chato e menos divertido como era o anterior: há muito mais musical do que tudo ao comparar com o primeiro. Ainda pode-se dizer que este filme não é um musical e sim um filme que acompanha cenas de música. Para quem viu o primeiro filme, não é de se estranhar que o musical fosse presente, certo? E mais: as músicas do primeiro filme se tornaram um grande sucesso, sem dúvida. Mas não é a mesma coisa, o mesmo “encanto” que Desencantada joga.

Na verdade temos até um excesso de musical, o que torna até pequenas cenas desnecessárias para um filme infantil com duas horas de duração. Isso realmente não foi algo que pegou bem. E as músicas em geral eram tão simplistas e alinhadas mais com uma narrativa de um musical do que de um filme de gênero comédia e fantasia.

Não tem como não dizer que Encantada se tornou um clássico para muita gente. E o continuará sendo. Mas Desencantada não conseguiu, para mim, ganhar este espaço, por mais que a tentativa foi até brilhante. A história traz uma linha cronológica com as crianças que assistiam na época, década de 2000, o filme e que hoje são pessoas como eu vivendo suas vidas adultas.

A mudança do contexto histórico também acompanha essa evolução, então vemos o encontro do avanço tecnológico, da adolescência moderna e pequenos outros detalhes que nos deixa numa sensação real de que esta história foi feita no ano de 2022, após passar todo este tempo sem ter uma continuação. E esta sensação para mim é única e até mágica.

Por isso tudo, e por muito mais, este filme, mesmo que possa parecer chato para certas pessoas, vale a pena ser visto. É como revisitar seu passado estando no presente. É abrir a caixinha de boas memórias que a gente guardou durante muito tempo.

DESENCANTADA

Diretor: Adam Shankman

Elenco: Amy Adams, Patrick Dempsey, James Marsden

Ano de lançamento: 2022

Desencantada é a sequência da comédia Encantada (2007), sucesso em que a princesa de um mundo mágico (Amy Adams) é transportada para a cidade de Nova York, tendo que se acostumar com a agitada vida real contemporânea. No novo longa, Giselle se muda com a família para o subúrbio e acaba fazendo um pedido mágico para que sua vida volte a ser um conto de fadas. Porém, a situação foge do controle e começa uma corrida contra o tempo para ajeitar as coisas em busca de um final feliz.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros