Dez dates surpresa é um livro Young Adult, da autora Ashley Elston, lançado em 2020 pela Alt, selo jovem da editora Globo.

Sobre o livro

Sophie está no ano final do colégio, e com as comemorações natalinas se aproximando, seus pais resolvem deixá-la na casa da avó materna enquanto precisam correr para a casa da filha mais velha que está quase enlouquecida com a chegada de seu bebê. Mas, antes de viajar para a casa de sua avó, carinhosamente apelidada de Nana, Sophie descobre de um jeito bem constrangedor que seu atual namorado – Griffin- não deseja mais estar em um relacionamento.

Com o coração partido, Sophie é acolhida por sua imensa família italiana, e Nana tem uma brilhante ideia de fazer dez encontros às cegas para animar sua amada neta. Os dez dias que a menina passará na casa de seus familiares será de intensas emoções.


Minha opinião

Um dos livros mais fofos que li nos últimos tempos! Desde que vi que seria lançado no Brasil, aguardei ansiosamente mas confesso que não esperava morrer de amores com a história. A história de Sophie e sua família me conquistou, me fez rir e trouxe reflexões necessárias.

Cada capítulo é um date (encontro), e toda a família (tios, avós e primos) participam. Eles podem escolher um dia, um companheiro, e um local para o encontro acontecer. Sophie não pode sugerir absolutamente nada, apenas tem um “passe livre” de um dia caso não queira ir ao date. A coisa fica tão intensa que os seus tios fazem um grupo de troca de mensagens para apostar (uma espécie de “bolão”), com o objetivo de ver quem acerta quanto tempo durará o encontro, se ela vai gostar, e coisas do tipo.

A escrita é tão fluída que ficamos ansiosos para ler o capítulo seguinte. Cada date é uma caixinha de surpresas, e assim como Sophie, ficamos de boca aberta com algumas escolhas.

Quando somos apresentados a Nana e a Papa (os avós de Sophie) já sentimos aquela alegria no coração. A forma com que a autora construiu o casal deixou aquela sensação tão boa e familiar de “casa de vó”. A personagem da Nana gosta da casa cheia dos seus filhos e netos, e para agradar todo mundo a mesa está sempre bem cheia. Além disso, a Nana tem uma coleção de aventais que vai fazer o leitor sorrir a cada modelo usado.

A relação de Sophie com os primos é um deleite de acompanhar. Os primos e ela já estavam afastados há um tempo, e eles não gostavam muito do então ex namorado da menina. Mas, parece que a cumplicidade de antigamente retorna de forma intensa e sólida, fazendo com que a distância do passado não incomode mais.

“É bem legal ter tanta gente torcendo pela sua felicidade”

No meio disso tudo, a menina ainda tem que lidar com o ex namorado enviando mensagens por não gostar muito do fato que ela está se divertindo com outros caras e com sua família. E, para a preocupação de Sophie, sua irmã não está muito bem e corre risco de ter um bebê prematuro.

Sophie é uma adolescente que aparenta gostar muito da família, mas seu namoro com Griffin a sugou a ponto de esquecer como era se divertir com amigos e familiares. A menina ainda vive a intensa fase de escolhas para qual faculdade ir, e mesmo sendo bem madura na hora de fazer suas listas, ainda se encontra indecisa. A reaproximação com seus primos a deixa feliz e faz com que ela consiga, de alguma forma, entender como seu relacionamento estava a deixando isolada.

 Cada date faz a gente rir e ficar como coração quentinho. Fazia um tempo que não fazia uma leitura tão leve e divertida. Os diálogos são engraçados e as referências são atuais, e nos sentimos parte da família também! Parece que vivemos cada momento com Sophie e torcemos tanto para que ela consiga entender seus sentimentos e seguir pelo melhor caminho. O leitor fica se questionando se a Sophie escolherá algum menino dos encontros para se aproximar, ou se ela perdoará Griffin, elevando cada vez mais as expectativas!

“Aqueles dias que passei aqui no fim de ano mudaram tudo.”

E a autora me surpreendeu muito fazendo um final um pouquinho diferente do qual eu imaginava! Ela deixou o clichezão dos livros Young Adult de lado e escolheu um caminho muito legal na história da Sophie! Um livro incrível, que mostra a importância dos laços familiares.

Espero que ele também possa encantar a todos os leitores.

DEZ DATES SURPRESA

Autor: Ashley Elston

Tradução: Isabela Sampaio

Editora: Globo Alt

Ano de publicação: 2020

Sophie planejava aproveitar as férias de fim de ano para ter uma folga de seus pais e passar mais tempo com seu namorado – ela só não esperava que ele quisesse uma folga dela. De coração partido, ela corre para a casa dos avós, onde sua grande família italiana já está reunida para as festas. E é lá que sua Nonna bola um plano para fazê-la seguir em frente: a família deve arranjar dez encontros às cegas para a garota. De dates legais e engraçados aos verdadeiramente bizarros, Sophie passa a entender melhor quem realmente é, e que nem sempre o que achamos querer é o melhor para nós…

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros