23.5 é uma série tailandesa de romance LGBTQIA+, produzida pela GMMTV e distribuída em 2024 pela Netflix. Inspirada na novel de mesmo nome, a adaptação conta com Pansa Vosbein, Pattranite Limpatiyakorn, Benyapa Jeenprasom e June Jaenasavamethee no elenco principal.

Ongsa (Pansa Vosbein) é loucamente apaixonada pela colega de sala, a linda e popular Sun (Pattranite Limpatiyakorn). Sem coragem de confessar seus sentimentos pela garota, cria um perfil anônimo para conversarem pelas redes sociais sem nenhuma barreira.
Quando Sun começa a se apaixonar por essa pessoa desconhecida, Ongsa começa a temer estragar sua amizade ao se revelar ou partir o coração daquela com quem mais se importa.
23.5 é um clássico romance colegial com todas as situações frustrantes e bobas que adolescentes apaixonadas podem oferecer.
Acompanhar Ongsa é torcer e falar sozinha como se as palavras pudessem atravessar a tela e ajudar a garota. É fácil se afeiçoar dela, é uma protagonista com personalidade, desajeitada como qualquer jovem e divertida em suas fantasias românticas. Muitos já estiveram em sua posição de sentir que precisa conter uma paixonite louca com medo de estragar tudo, ou ao menos entendem a complexidade dos sentimentos e gostariam de oferecer algum apoio.
Essa série não abusa dos traumas LGBTQIA+ para o drama, preferindo contar uma história simples e alegre, o que muitas vezes é tudo o que precisamos.

O pequeno e caótico mundo que é o ensino médio é populado com personagens caricatos que servem exatamente para seu papel: um garoto bonito com várias seguidoras, amigos peculiares e professoras sábias. Não é grande coisa, mas ajudam a mover a história com momentos divertidos.
A prima da protagonista, Aylin (Benyapa Jeenprasom), não bastasse seu apelido cruel de Alien, é apresentada de forma exagerada como se a produção não conseguisse convencer de sua personalidade e interesses especiais sem que a garota usasse acessórios de alienígena a todo tempo. Ainda assim, é interessante ver o progresso dessa personagem, como descobre que há pessoas dispostas a aceita-la como é e seu relacionamento com a doce Luna (June Jaenasavamethee).
Sun, por sua vez, sai do clichê de garota bonita e popular inalcançável. Com tantos exageros, é bom que um papel tão importante como o interesse romântico seja uma pessoa simplesmente legal e simpática, que tenta desde o início construir uma amizade com Ongsa e nos fazer torcer pelo casal.

A série gira em torno do romance e, apesar de pessoalmente ter achado uma graça, esse acaba sendo um dos fatores que deve afastar algumas pessoas. “23.5” é ângulo de inclinação da terra (Ongsa) com o Sol (Sun), isso para dizer: a série é cafona, pouco original e conveniente.
Temos conversas e frases de efeito que nenhum adolescente teria coragem de falar em voz alta e momentos de humor que beiram o ridículo; mesmo com muito espaço para melhorar, não deixa de ser adorável para o espectador. O exagero é um charme a mais para os que procuram uma série LGBTQIA+ que nos faça feliz, um casal jovem e bobo, sem grandes conflitos ou preocupações.
23.5 é uma série água com açúcar (muito açúcar) para os que querem se divertir com um romance jovem sáfico. É ótimo que esse conteúdo, antes consumido por um nicho, esteja chegando mais fácil a um novo público por estar na Netflix. Aceitando as diferenças narrativas da produção, 23.5 com certeza irá encantar o espectador.


23.5
Elenco: Pansa Vosbein, Pattranite Limpatiyakorn, Benyapa Jeenprasom, June Jaenasavamethee
Ano de lançamento: 2024
Em 23,5, uma garota popular começa a conversar com um perfil anônimo on-line sem saber que é uma de suas colegas de turma. Na série tailandesa, Ongsa (Pansa Vosbein) é uma menina solitária que acaba se apaixonando por Sun (Pattranite Limpatiyakorn), mas como ela é a aluna mais popular da classe, não tem coragem de tomar qualquer tipo de iniciativa. Então, ela cria um perfil chamado “Earth” e passa a conversar com Sun anonimamente. A relação das duas vai se estreitando e os sentimentos vão ficando mais intensos, assim como a dificuldade de manter sua identidade em segredo.