Disque T para Titias é o romance de estreia da autora Jesse Q. Sutanto. Uma comédia que foi publicada no Brasil em 2022 pela Editora Intrínseca.

Sobre o Livro

Meddelin (Meddy) Chan é uma jovem que convive com sua mãe e suas quatro dias intrometidas, depois que todas elas se divorciaram e os primos foram embora um por um após a formatura. Ela trabalha como fotógrafa no negócio de casamento da família. Certo dia, ela descobre que tem um encontro marcado com um homem que sua mãe arrumou para ela, conversando com ele se passando pela filha.

Por mais absurdo que fosse a situação, Meddy concorda em se encontrar com o rapaz, mas ele acaba se mostrando não ser uma boa pessoa e o mais improvável acaba acontecendo: ela o mata sem querer em legítima defesa. Desesperada, ela pede a ajuda da mãe e das tias que se prontificam a se livrar do corpo, mas a tarefa não será tão simples assim.

– Como pode dizer uma coisa dessas? Suas tias vêm aqui, tão tarde da noite, para ajudar a sumir com um corpo, e nem oferecemos comida?

O corpo é posto temporariamente em um cooler que é enviado por engano a um resort de luxo na Califórnia, onde acontecerá um casamento que a família Chan irá trabalhar. Entre a difícil missão de se livrar do corpo sem levantar suspeitas, Meddy terá que lidar com outro crime acontecendo no evento que a envolve e o reencontro com um antigo amor em meio ao caos.


Minha Opinião

Eu nunca imaginei que uma história de suspense e investigação pudesse ser tão engraçada. É um enredo instigante que te deixa aflito de preocupação e ao mesmo tempo diverte com tantas atrapalhadas das tias da Maddy que quase são pegas diversas vezes com o corpo, mas sempre conseguem se livrar das suspeitas de um jeito criativo.

Por ser narrado em primeira pessoa, através do ponto de vista de Maddy que é uma pessoa sensata e normal, nós somos constantemente surpreendidos com as atitudes loucas e absurdas da Grande Tia, Segunda Tia, Ma e Quarta Tia. Elas são o destaque do livro. Exemplo de mulheres fortes que foram tentar a vida nos EUA e acabaram abandonadas pelos maridos e filhos, mas são determinadas, conseguiram dar a volta por cima e começar um negócio familiar de sucesso. Mas como nem tudo é perfeito, são também muito intrometidas e um pouco sem noção, mas sempre com a melhor das intenções em querer ajudar.

Como minha mãe faz isso, toda vez? Ela me encontra despedaçada e, de alguma maneira, de alguma forma, consegue me colocar de volta no lugar.

O livro alterna entre o momento presente e flashbacks da vida de Maddy na faculdade, um período em que ela finalmente se sentiu livre para fazer o que quisesse (sem a interferência das tias) e onde conheceu seu grande amor que precisou deixar para trás depois que se formou.

O tom do humor do livro é do tipo absurdo, com um conjunto de coisas tão surreais que parece que não vai dar certo, mas a autora surpreende com diversas reviravoltas e surpresas. Eu, particularmente, não sou muito fã desse tipo de coisa que não é realista. É preciso estar aberto para aceitar que alguns acontecimentos vão fugir um pouco da realidade, com a intenção das personagens passarem ilesas por algumas situações que, em circunstâncias normais, seriam impossíveis. Mas o bom desse tipo de coisa é que absolutamente nada se torna óbvio e previsível.

Meus olhos se enchem de lágrimas. Todos esses anos, eu nunca havia olhado dessa maneira, mas Ma tem razão. Realmente cresci com quatro mães, e foi incrível mesmo.

A autora Jesse Q. Sutanto cresceu entre a Indonésia, Singapura e Oxford, e diz que tem 42 primos de primeiro grau e 30 tios e tias. Tudo isso explica a representatividade sino indonésio das personagens, uma cultura diferente e a história sobre uma família grande, barulhenta e cheia de amor.

É por isso que o livro acaba se tornando uma celebração à família e ao amor. Uma lição sobre o quão importante são os laços familiares, mas com limites, sem se tornar algo superprotetor, que não respeita a independência e individualidade. Certamente uma história muito engraçada e ao mesmo tempo emocionante que vale muito a leitura.

DISQUE T PARA TITIAS

Autor: Jesse Q. Sutanto

Tradução: Luciana Pádua Dias, Maria Carmelita Dias

Editora: Intrínseca

Ano de publicação: 2022

Um assassinato. Um casamento com dois mil convidados. E as tias mais intrometidas do mundo prontas para salvar o dia! Quando Meddelin Chan acaba matando sem querer o cara com quem teve um encontro, sua mãe intrometida chamar as irmãs – três tias mais intrometidas ainda – para se livrarem do corpo. Mas desovar um cadáver é mais difícil do que parece, sobretudo quando ele é colocado em um cooler para bolos e acaba parando em querer num resort de luxo na Califórnia onde está acontecendo o casamento bilionário em que Meddy, a mãe e as tias estão trabalhando. Esse casamento foi o maior contrato que a pequena empresa da família Chan conseguiu desde que começaram a trabalhar juntas. E agora nada, nem mesmo um defunto inconveniente, vai impedi-las de realizar a festa perfeita. Porém, como se não bastasse a confusão em que as cinco se meteram, as coisas pioram muito quando o grande amor dos tempos de faculdade de Meddy aparece de surpresa em meio ao caos em que o casamento está prestes a se transformar.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros