Depois do sucesso com a série “La Casa de Papel”, a Netflix tem buscado ampliar ainda mais seu catálogo de produções genuinamente espanholas. E a aposta tem se mostrado muito positiva, pois está expondo algumas excelentes produções, como é o caso do filme de Oriol Paulo, Durante La Tormenta.

Lançado no finalzinho de 2018, o filme – um misto de ficção científica, suspense e drama – narra os eventos de uma noite de tempestade elétrica que muda drasticamente a vida de Vera (Adriana Ugarte). Após uma interferência no tempo-espaço, ela ajuda a salvar a vida de um menino que morou ali há 25 anos, através da TV. Porém, isso gera uma mudança em sua realidade e, quando ela desperta, toda a sua vida está diferente. Agora ele não é mais casada com quem era, sua filha nunca existiu e nem mesmo mora onde diz morar.

Destinada a provar sua história e compreender o que aconteceu na noite anterior, Vera se firmará em suas lembranças e extrair delas o máximo de informações que puder para encaixar as peças. Mas ao fazer isso, muitos segredo veem à tona, e não apenas a sua vida mudará, mas também a vida de amigos e vizinhos.

A trama do filme parece ser bem simples ao abordar uma realidade paralela, porém, ela é bem complexa e desde o começo o filme vai nos deixando pistas dos segredos e possíveis desdobramentos que virão. Há algumas pistas bem mais visíveis que outras. Mas elas estão ali o tempo todo, um pouquinho de atenção e o espectador consegue captar todas elas.

Ao ler a sinopse do filme, de cara me veio outro em mente: Alta Frequência, dos anos 2000. Mas, diferente daquele filme, onde o filho se comunica através do rádio com seu pai no passado, neste temos a mãe buscando corrigir a realidade para trazer de volta sua filha, que agora sequer existe neste mundo.

O bacana é que a narrativa não precisa ficar se explicando através de diálogos; melhor que isso, ela mostra o que precisa “explicar” para se tornar compreensível. Assim, a trama não perde tempo em detalhes banais (como por exemplo, o que é um buraco de minhoca) e foca no mais urgente, no drama da mãe que só quer trazer sua filha de volta.

A transição entre os gêneros também é muito bem feita. O começo é característico da ficção científica, com a tempestade e a interferência tempo-espacial e etc, mas logo após já adentramos o drama e a confusão mental da personagem, e após isso partimos para o suspense, onde as pistas começam a ser encaixadas. O filme só dá bobeira no final, ao criar um tom romântico que ao meu ver, não era tão necessário assim, já que isso contradiz um pouco o desespero e choques emocionais vividos pela protagonista.

Tirando esse mero detalhe, a narrativa se sustenta de forma chamativa durante as suas duas horas de duração, nos entregando uma história repleta de mistérios e intrigas, além de nos criar compaixão pelo sofrimento vivido por Vera. Afinal, quem, no lugar dela, não faria de tudo para ter seu filho ou filha novamente?

As atuações estão ótimas, com destaque para Adriana Ugarte em sua personagem Vera, e Javier Gutiérrez, que vive o vizinho misterioso Ángel Pietro, que tem grande importância nos eventos que se desenrolam no filme. Demais atores estão adequados aos seus papeis, não entregando nem de mais, nem de menos. No que se refere também à ambientação da trama, também temos aí outro ponto positivo.

Para finalizar, fiquei bem contente em ser surpreendido por esta produção. Eu sou bem chato para escolher filmes na Netflix e esse acabou me conquistando já logo nos primeiros minutos. Quando vi, já estava acabando de assistir o filme. O que começou despretensiosamente, acabou se mostrando uma grata surpresa.

Espero que mais produções como esta chegue ao catálogo, e certamente vou procurar conhecer outras obras de Oriol Paulo. Quem sabe eu seja surpreendido mais uma vez, não é?

 

4estrelasb

Durante a Tormenta

Diretor: Oriol Paulo

Elenco: Adriana Ugarte, Javier Gutiérrez, Álvaro Morte, etc

Ano de lançamento: 2018

A interferência entre dois planos paralelos, 1989 e o presente, faz com que Vera, uma mãe feliz e casada, salve a vida de um menino que viveu a 25 anos atrás. Mas as consequências de sua boa ação provocam uma reação em cadeia que a faz acordar em uma nova realidade, onde sua filha nunca nasceu.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros