Frank e o Amor é do escritor David Yoon. Ele foi lançado em 2019 pela editora Seguinte.

Sobre o livro

Frank Li é um coreano que vive em Playa Mesa, na Califórnia. Apesar de ter nascido e crescido nos Estados Unidos, seus pais, dois coreanos extremamente tradicionais e trabalhadores, vieram depois de adultos tentar a vida neste novo lugar. Eles não falam o idioma com perfeição, mas conseguem sobreviver com seu próprio negócio. A vida deles gira em torno de pagar os estudos do filho.

Mesmo vivendo há anos no mesmo lugar, eles procuram manter relacionamentos com outros coreanos que vieram para lá. Isso faz com que eles se relacionem apenas com coreanos e que queiram que os seus filhos façam o mesmo. Por isso, quando Frank se apaixona pela bela Brit Means, uma americana, as formas de levar esse relacionamento adiante são muito difíceis.

“Mamãe-e-papai são uma grande parede de gelo ignorante, e eu sou só um soldado solitário com uma espada.”

O que ele não esperava era que, Joy Song, a filha de um casal de amigos dos pais, estivesse passando por um problema parecido com o seu. É dessa situação que vem a ideia de “fingir um namoro” para que seus pais permitam que eles saiam. O problema é que eles não contaram para os seus namorados sobre essa ideia. Tudo isso pode gerar muita confusão, mas também fará com que Frank e Joy se vejam de outra forma. O que será que o destino está reservando para eles?


Minha opinião

Confesso que esse não é o tipo de livro que mais me chama a atenção. Gostei por tratar sobre coreanos e trazer um pouco de sua cultura e ensinamentos, mas, fora isso, já esperava uma história mais teen com aqueles clássicos problemas de adolescentes. Se você prestou a atenção na sinopse, provavelmente já lembrou de outras histórias parecidas. Dois jovens fingem namorar, não contam para a família e respectivos namorados sobre isso, mas quando estão juntos começam a perceber o quanto se completam. Pois é, eu pensei que o livro iria por outro caminho, justamente por se tratar de algo tão batido. Mas, infelizmente, não temos muitas surpresas por aqui.

Creio que o autor quis focar não apenas no amor romântico do protagonista, ele trouxe bastante os problemas familiares que ele enfrenta. Esse “Frank e o amor” fala muito mais sobre o amor em geral. E essa parte me agradou bastante, o relacionamento que ele tem com os pais, dois coreanos difíceis de lidar e que são extremamente preconceituosos. O autor não tenta amenizar as falas deles, ele nos mostra o que eles realmente pensam sobre pessoas que são “diferentes”.

A relutância entre expressar seus sentimentos para seu pai e, também, para sua mãe me lembraram do quanto existem jovens que tem certo receio em expressar seus sentimentos para os pais. Claramente existe algum sentimento, mas a distância e comportamento deles impede Frank de se abrir. Por isso, ele realmente ainda não conhece o amor. Nem dos seus pais.

“Mas é o mesmo amor Isso importa? Não tenho ideia. Nunca me apaixonei.”

Outro dos amores de Frank, encontramos em seus amigos. Principalmente em Q. Sim, esse é seu nome. Um rapaz extremamente inteligente, que é seu amigo desde muito cedo e que esconde uma paixão. Esse é outro fato interessante, todos esses jovens são gênios. Sua inteligência é super acima da média. O que pode render boas piadas sobre nerds.

E o que falar sobre Brit e Joy? Não notei tanta diferença entre elas. Tirando que uma é aceita pela família de Frank e a outra não. Mas ambas me pareceram meigas, inteligentes e apaixonadas. Por isso, quando as coisas saem dos trilhos, fiquei apreensiva com os rumos que tudo estava tomando. Nenhuma delas merecia sofrer.

Acredito que o livro não funcionou comigo, unicamente, por ser um YA. Tenho certeza que ele agradará outras pessoas, principalmente aqueles que estão começando a se apaixonar agora. Aqueles que não sabem o que é o amor ou estar apaixonado, acredito que esse livro seja uma boa forma de começar a entender o assunto. Me diverti em muitas partes e gostei de ver como ocorreu a evolução do seu relacionamento com os pais, mas o restante da narrativa não me pegou tanto, muito mais em razão da minha idade. Mesmo assim, recomendo essa leitura para todos os fãs do gênero.

 

FRANK E O AMOR

Autor: David Yoon

Tradução: Lígia Azevedo

Editora: Seguinte

Ano de publicação: 2019

Frank está descobrindo o amor ― e você está prestes a se apaixonar por este livro. Frank nunca conseguiu conciliar as expectativas de sua família tradicional coreana com sua vida de adolescente na Califórnia. E tudo se complica quando ele começa a sair com a garota de seus sonhos, Brit Means, que é engraçada, inteligente, linda… Basicamente a nora perfeita para seus pais ― caso tivesse origem coreana também. Para poder continuar saindo com quem quiser, Frank começa um namoro de mentira com Joy Song, filha de um casal de amigos da família, que está passando pelo mesmo problema. Parece o plano perfeito, mas logo Frank vai perceber que talvez não entenda o amor ― e a si mesmo ― tão bem assim.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros