Golden Boys, escrito por Phil Stamper e publicado em 2023 pela editora Faro, é um livro jovem adulto com romance LGBTQIA+ que faz parte de uma duologia.

Sobre o Livro
Golden Boys narra o último verão de quatro melhores amigos antes da formatura do ensino médio. Gabe, Sal, Reese e Heath são inseparáveis desde a infância e compartilham tudo: as alegrias, as tristezas, os segredos e as inseguranças. Mas agora eles estão prestes a embarcar em diferentes aventuras: Gabe vai ser voluntário em uma ONG ambientalista em Boston, Sal vai estagiar no Capitólio para uma senadora dos EUA, Reese vai estudar design em Paris e Heath vai ajudar sua tia em um fliperama à beira-mar.
“Vim aqui para me tornar outra pessoa, mas a verdade é que só precisava encontrar a pessoa que estava escondida dentro de mim o tempo todo. “
Cada um deles tem suas expectativas, medos e desafios para enfrentar nesse verão que promete ser inesquecível. Eles irão descobrir mais sobre si mesmos, sobre seus amigos e sobre o que significa crescer e se despedir. Entre festas, viagens, brigas e reconciliações, eles vão aprender que a amizade é um laço forte, mas que também pode mudar com o tempo.
Minha opinião
“Golden Boys” é uma história sobre amadurecimento, transição e escolhas. O autor explora com sensibilidade e humor as nuances das relações de amizade na adolescência e os dilemas que surgem quando se está prestes a entrar na vida adulta.

O livro é narrado em primeira pessoa, alternando entre os quatro pontos de vista. Cada capítulo revela um pouco sobre os sentimentos ou os planos dos personagens. Eu comecei a ler sem saber muito sobre o que se tratava o livro e confesso que fiquei um pouco perdida com os quatro pontos de vista dos protagonistas. Eu achei que eles eram muito parecidos entre si e que faltava algo para me prender à trama. Mas conforme eu fui avançando na leitura (utilizei post-its para me ajudar a diferenciar as vozes dos protagonistas) eu percebi que o charme do livro estava justamente na simplicidade da narrativa e na profundidade crescente dos personagens.
No decorrer da leitura foi ficando claro para mim as personalidades distintas dos garotos, seus sonhos, seus medos e seus conflitos. Eu me identifiquei com alguns aspectos de cada um deles e me emocionei com suas histórias. Gostei especialmente de Heath, achei que ele é o mais divertido mesmo sendo aquele que tem menos oportunidades em termos financeiros.
“Eu gostava mais de mim quando estava com você. E acho que precisava ficar longe de você para descobrir como gostar de mim em outras situações.”
O que mais me cativou na história foi a forma como o autor retratou a amizade entre os garotos. Eles são muito unidos, se apoiam, se divertem e se amam. Mas eles também têm suas diferenças, seus desentendimentos e suas mágoas. Eles percebem que estão mudando e que nem sempre vão concordar ou se entender. Eles têm que lidar com o ciúme, a inveja, a culpa e o perdão. Eles têm que aceitar que às vezes é preciso se afastar para crescer.

Apesar de fazer parte de uma duologia, eu senti que a história poderia se encerrar no primeiro livro, mas como sei que existe uma continuação, com certeza vou querer ler. O segundo livro, Afterglow, ainda não tem previsão de ser publicado no Brasil mas a editora Faro já anunciou que está em processo de aquisição dos direitos.
Golden Boys é um livro que me trouxe alegria, nostalgia e algumas reflexões. É uma leitura leve, mas ao mesmo tempo profunda e tocante. É uma homenagem à amizade e à juventude. Recomendo para quem gosta de histórias sobre transição, escolhas e novos começos, como Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo e Com Amor, Simon.
)

GOLDEN BOYS
Autor: Phil Stamper
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Editora: Faro Editorial
Ano de publicação: 2023
Um adorável grupo de amigos na fase mais decisiva de suas vidas… Este é o último verão antes da formatura. Os jovens Gabriel, Reese, Sal e Heath estão unidos por suas boas notas, grandes sonhos e por terem sido o apoio um do outro na pequena cidade onde cresceram. Com a conclusão do ensino médio, cada um está focado em seus planos para o verão. Será a primeira vez em que ficarão distantes uns dos outros e prestes a embarcar em novas experiências de vida: Reese vai para uma escola de design em Paris. Sal segue para a capital federal para trabalhar com um senador. Heath está indo para a Flórida ficar um tempo com a tia enquanto seus pais se separam e Gabriel inicia um estágio numa organização ambiental em Boston.