Graça e maldição é um thriller envolvente e cheio de mistério e magia escrito pela francesa Laure Eve e publicado no Brasil pela Galera Record em 2017.

SOBRE O LIVRO

Os Grace são venerados por toda a cidade, praticamente toda a população os ama, na mesma medida em que os temem e parecem sempre estarem prontos a fazer o que a família deseja pelo simples fato de que querem ser parte deles. Devido ao poder que possuem e de sua aura sombria, alguns habitantes acreditam que conseguiram todo o poder através de magia, já que, supostamente, são bruxos.

Os irmãos: Summer, Thalia e Ferin são os alunos mais populares da escola e todos querem ser seus amigos, inclusive a novata River. Aparentemente os membros da família Grace não são muito dados a terem amizades duradouras, mas a garota tem esperança de ser uma deles e por isso passa a observá-los insistentemente, tentando aprender seus hábitos e esperando pela hora certa de se aproximar.

“Todos diziam que eles eram envolvidos com bruxaria, eu queria desesperadamente acreditar nisso.”

Quando a oportunidade chega ela se torna não apenas amiga, mas a melhor amiga de um deles, sendo assim, aceita por todos. A garota passa a ser convidada para fazer parte das atividades dos garotos, que não devem ser expostas a outras pessoas tão comuns. Com a aproximação de River da família, sua vida muda completamente e ela fica cada vez mais animada com o fato, porém, o que eles não sabem, é que ela é tão misteriosa quanto eles.


MINHA OPINIÃO

A história narrada por River cria no leitor a sensação de já ter vivido uma experiência semelhante em outras histórias pelo fato de ela ser mais uma menina desconcertada que tenta de tudo para se enturmar, apesar de que, desta vez, ela pretende se aproximar especificamente de um grupo de pessoas, os irmãos Grace. Apesar do clichê inicial, somos levados por uma teia de fatos conectados entre si que nos fazem criar inúmeras teorias e que nos enchem de expectativa, uma vez que nada nos é entregue de bandeja.

A intensidade de sentimentos e demonstrações de pertencimento, conexão e proximidade que são estabelecidos entre a forasteira e seus tão idolatrados amigos chega a assustar, mas de uma forma boa, já que é nela que veremos refletido todo o desenrolar da narrativa e por isso a autora consegue ardilosamente nos fazer sentir parte de todos os acontecimentos. Outro fato interessante é o de que por todo o mistério, não podemos confiar em ninguém, principalmente na narradora, que parece estar sempre escondendo algo, como suas verdadeiras intenções e o que ela é capaz de fazer para conquistar o que quer.

“Eu posso parar de fingir quando estou sozinha.”

Apesar de terem personalidades diferentes a liderança e o carisma são comuns aos três irmãos da família. Summer, a mais jovem parece sempre destemida e sempre sendo tão convincente que é capaz de fazer com que as pessoas mudem de opinião só para se sentirem parte de seu ponto de vista. Os gêmeos Thalia e Ferin tem uma ligação forte mas são ao mesmo tempo diferentes. Enquanto Thalia se parece com a irmã, Ferin parece ter o dom de encantar a todos. Para aqueles que já tenham lido ou visto os filmes da saga Crepúsculo os clichês vão ser bem aparentes, mas não criem a vã ilusão de a história será igual. Com o tempo vamos percebendo que a magia desta história vai muito além de rituais e “forças ocultas”, mas vem como algo intrínseco, algo que pertence a cada personagem, como se querer fosse poder. Literalmente, poder.

O título do livro: Graça e maldição é algo curioso de se interpretar e a cada momento parece ter uma conotação diferente, uma vez que podemos associa-lo aos personagens, às situações, à cidade e até mesmo à própria maldição.

“Eles usaram verdades para contar mentiras, e eram muito bons nisso.”

Por ter um enredo tão conflitante e cheio de meias verdades e mentiras bem contadas, o leitor é levado a acreditar e desacreditar em cada uma delas, mas não se engane, cada detalhe é importante. É difícil dizer muito sobre este livro sem deixar escapar algo que estrague a experiência de leitura exatamente pelo fato de que quanto mais avançamos mais vamos deixando de ter certezas e começamos a entender aspectos importantes para o desfecho, principalmente situações que consideramos insignificantes. Em suma: quanto mais se lê, mais confuso fica. E podem acreditar, é só o começo de algo muito maior, algo que só descobriremos quando o final, que está longe de conter todas as respostas, se tornar um recomeço.

thumb_livro

35estrelasb

GRAÇA E MALDIÇÃO

Autor: Laure Eve

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2017

Um thriller que mantém a magia ambígua até a narrativa ganhar asas e levar o leitor por uma viagem intensa, estranha e envolvente.Como todos os outros na pequena cidade, River é obcecada pelos Grace. Fenrin, Thalia e Summer Grace são carismáticos, charmosos e ricos — e há boatos de que sua influência se estende aos mais altos degraus da política mundial. Se você não ama um deles, quer ser exatamente como um deles. Especialmente River, a nova aluna da escola local… Que de repente é acolhida pela família que todos reverenciam e temem em igual medida. Ela é diferente. Mas o que os Grace não sabem é que a garota não está na cidade por acaso; ela sabe exatamente o que está fazendo. Ou não?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros