hipocrisia

Quando a gente vem de uma família humilde e cresce em meio a pessoas mais bem colocadas na sociedade, você aprende a conviver com a hipocrisia e, em alguns casos, até se acostuma com ela. Nessa última semana porém, descobri que me enganei ao achar que conhecia todas as faces da hipocrisia. 

Vai ser difícil de imaginar do que eu estou falando, sem ter lido o texto que me despertou tantos sentimentos distintos, que fez brotar nojo e repúdio. Eu estava bem, completamente de paz e de um minuto para o outro a raiva tomou conta do meu ser, se uma forma que a muito tempo não via acontecer. Eu não preciso citar o texto em si, porque após pensar bastante, dei-me por conta que haviam muitos outros fatos que poderiam me incomodar

Somos seres humanos, reclamar faz parte da nossa essência mais profunda, e acabamos reclamando em exagero. O problema é sobre o que reclamamos. Vou me usar como exemplo.

Ano passado eu fui assaltada e levaram meu celular, um Galaxy S2, então, após alguns meses usando um celular mais inferior, comprei um Galaxy S4, que é um celular bem caro e que eu ainda não terminei de pagar. Na semana passada o telefone começou a dar problema e ficou quase inutilizável. Minha primeira reação foi de raiva, afinal de contas eu adquiri um celular de qualidade, esperando que ele não desse problemas e mandar o telefone para a assistência gera bastante transtorno, afinal é preciso ficar bastante tempo sem o smartphone, que eu uso pra tudo, tendo praticamente abolido o notebook da minha vida. Depois de um tempo, me dei conta de que estava reagindo demais a situação, afinal a alguns anos eu nem tinha celular e sobrevivia muito bem. Eu liguei para a assistência, fiz uma reclamação nos órgãos responsáveis e vou aguardar o resultado da providências.

Mas essa sou eu. Sabe qual seria a reação de 85% das pessoas que eu conheço? Ir para as redes sociais reclamar da vida, dizer que estão morrendo sem o seu smartphone, que é uma falta de respeito, uma banalidade. E, por mais simples que seja, esse é um caso de hipocrisia. E é evitando ser hipócrita nas pequenas coisas que nos tornamos pessoas melhores.

Eu não sou nenhum exemplo, tenho certeza que muitas vezes ajo de forma errada, e é claro que poderia melhorar, mas a verdade é que quando a gente tem pouco, não temos muito do que se gabar, a não ser que nos coloquemos em um patamar muito além do que realmente estamos e vivamos de aparências. Isso é hipocrisia também e sei que todo mundo conhece pessoas assim, que não tem onde cair morto, mas estão esbanjando grandezas por ai.

O que mais me incomoda são as pessoas que não reconhecem o quanto tem, e reclamam do que não tem, esquecendo de agradecer pelas coisas boas que tem na vida.

Eu não tenho um carro, fico de cara quando vejo alguém dizendo que não consegue trocar de carro, ou tem que andar de ônibus por um dia, porque seu carro está na revisão. Eu não tenho um apartamento próprio, e fico chateada quando vejo algumas pessoas reclamando que seus pais não souberam comprar  seu apartamento, que é muito baixo, pouco ventilado, não tem piscina. Eu não tenho muitas coisas, e quando vejo pessoas que tem muito reclamando, fico extremamente irritada.

O texto que eu citei lá em cima, era mais ou menos assim, uma pessoa listando várias coisas que tinha, e reclamando, de cada uma delas, como se todas fossem ruim. Mas o ruim do texto não era isso, era que a pessoa se comparava a pessoas bem mais inferiores financeiramente e voltava a se por como vítima, dizendo que entendia como a fulana (que poderia ser eu) que usava todo dia o ônibus se sentia, porque precisou usar o transporta público UM DIA, quando seu carro foi pra revisão, carro esse que ela ganhou, mas que queria trocar.

Eu poderia ficar aqui a minha vida toda citando exemplos que não conseguiria explicar a dimensão da hipocrisia das pessoas, porque, como mencionei logo no início, me dei por conta de que parece algo imensurável, e quem sabe, inexplicável.

A hipocrisia está em quem defende o homossexualismo, mas não quer ver, nem aceita que seus filhos sejam, em quem não se sente confortável com pessoas de pele negra, em quem se diz religioso, mas faz e acontece, em quem fala pelas costas e coloca palavras na boca das pessoas. A hipocrisia está no erro cometido e não assumido, na crítica àquilo que não se conhece, no esquecer os amigos quando se arruma outros mais bem colocados na sociedade. Hipocrisia é criticar a corrupção quando na escola você colou, quando furou a fila, quando tentou subornar o guarda ou fiscal, quando aceitou aquela cesta básica do político que votou.

A hipocrisia  é uma máscara e toda máscara um dia cai.

Talvez eu seja hipócrita por ter escrito esse post, talvez. Eu acho que estou sendo crítica. Acho que a premissa “coloque-se no lugar dela antes de falar” não se aplica aqui. Hipocrisia não pode ser usada como desculpa.

 

O que é Hipócrita:

 

Hipócrita é a pessoa que age como outra, que usa de hipocrisia, que não é leal, e principalmente que não é alguém confiável. Uma pessoa hipócrita é aquela que finge ser o que não é, seja através de religião, virtudes, características, idéias, sentimentos, e etc. A pessoa hipócrita finge ter algo que não tem, seja para agradar aos outros, se aproximar de um determinado grupo, ou até mesmo para sua própria auto-estima.

Um ato hipócrita é quando alguém critica uma atitude de alguém, quando ela faz exatamente a mesma coisa, ou até pior. O hipócrita sequer pensa nesse fato, tudo que ele quer é estar em vantagem sobre outras pessoas. Outro exemplo de alguém hipócrita é aquele que tem vontade de fazer alguma coisa, e critica as pessoas que fazem, mesmo que ele queira, apenas para diminuir os outros.

Hipócrita também é uma pessoa dissimulada, demagoga, que finge ser algo que não é.

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros