História é Tudo que me Deixou é um romance jovem adulto do escritor estado-unidense Adam Silvera. Foi publicado em 2017 pela Hoo Editora, parte do grupo editorial Universo dos Livros.

SOBRE O LIVRO

Griffin e Theo eram melhores amigos, depois namorados e, mesmo estando afastados fisicamente e Theo já com um novo namorado, a ligação entre os dois era forte. Para Griffin, pelo menos, existia a constante expectativa de que um dia eles iriam voltar a ser um casal. Porém, quando Theo morre afogado e longe de casa, tudo a volta de Griffin desmonta.

“estou furioso de verdade, porque você prometeu que jamais morreria e, ainda assim, aqui estamos nós”.

A morte de Theo e a impossibilidade de jamais vê-lo novamente, fosse para fazer as pazes ou não, gera uma complicada espiral em Griffin e é esse processo de luta, raiva e culpa que iremos acompanhar, ao mesmo tempo que alguns detalhes sobre a história dos dois são revelados, aos poucos. Por que eles não estão mais juntos? Por que Griffin nutria essa esperança de que um dia voltariam a estar juntos? Por que há tanta raiva e culpa na sua relação com a morte repentina de Theo?


MINHA OPINIÃO

Griffin é um personagem apaixonante, falho e maravilhoso. Sua luta com o luto e, principalmente, para fazer as pazes com si mesmo e com o modo como ele agiu com Theo é dura, mas também inspiradora. Ele tem TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) e isso é muito bem trabalhado na narrativa, de modo que entendemos um pouco melhor como é conviver com algo assim ao mesmo tempo que conseguimos ver um personagem complexo para além desse aspecto.

“A história permanece com as pessoas que mais a estimam.”

Foi revigorante ler uma história sobre personagens gays onde isso está longe de ser a questão principal. Eles são apenas dois garotos que se apaixonam, mas que sofrem com questões que nada tem a ver com a sua orientação sexual. Isso faz com que o jovem leitor, independente de gênero, local ou orientação se identifique mais facilmente com a história, além de ajudar a certos grupos de pessoas a verem como não faz diferença de fato quem é a pessoa pela qual você se apaixonou; relacionamentos humanos são sempre complicados.

No entanto, verdade seja dita, nunca consegui me conectar de fato com o personagem Theo, seja pela construção narrativa que nos apresenta ele já morto desde o início, seja porque o personagem não parece merecer todo o amor que é dado a ele pelos outros personagens.

“Quando finalmente nos reencontrássemos, você veria que meu amor por você era mais importante, até mesmo do que a minha felicidade.”

Por conta disso, a dor que tanto Griffin quanto Jackson sentem perdeu força para mim, e por mais que tenha me apaixonado por eles, não conseguia sentir o mesmo pelo Theo. Ambos, na minha opinião, mereciam alguém melhor que ele em suas vidas, mesmo considerando os erros que ambos cometem ao longo da história.

Apesar de, na minha opinião, faltar o pronome você na tradução do título, de resto o livro foi bem traduzido e nos transporta para uma história fluida, envolvente e delicada. O processo de luto e o TOC do protagonista são trabalhados com muito cuidado, e só pela forma que o autor nos leva por esse caminho a leitura já vale a pena!

 

HISTÓRIA É TUDO QUE ME DEIXOU

Autor: Adam Silvera

Tradução: Cristina Lasaitis

Editora: Hoo Editora

Ano de publicação: 2017

Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia para cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Porém, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado. Para piorar as coisas, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é o Jackson. Mas, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e os segredos que ele tem guardado o estão consumindo. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros