Atenção!

Aborda temas de saúde mental, abuso de álcool e homofobia.

Icebreaker é o livro de estreia de A.L. Graziadei publicado pela editora Henry Holt and Co. em 2022. Ainda sem previsão de publicação no Brasil.

Sobre o livro

Mickey Liam James III acaba de entrar para a faculdade, seu objetivo lá não é realmente estudar, mas sim jogar hockey e ser o primeiro escolhido para os times universitários para então poder jogar profissionalmente. Ele é um legado, o terceiro de sua família a estar nessa posição, tudo está a seu favor. Exceto sua saúde mental e um garoto chamado Jaysen Caulfield.

Obrigação me fez subir a colina até a arena e colocar os patins, mas a apatia venceu minha vontade de entrar no rinque.

A rivalidade entre os dois já é conhecida por toda a comunidade do hockey, e os dois terem ido parar na mesma faculdade é um azar tremendo… ou o destino agindo. Não a rivalidade dos dois os obriga a treinar cada vez mais para superar suas limitações e aos poucos a inimizade se torna outra coisa.


Minha Opinião

Quem não ama um romancezinho de rivais que acabam virando namorados, não é mesmo? Eu, particularmente, amo! Outra coisa que gostei muito é como o hockey é abordado durante o romance. Foi usada a terminologia do esporte, principalmente durante os treinos e jogos, mas isso não atrapalhou em nada o entendimento da narração.

A construção dos personagens é simplesmente impecável. Mickey é um dos personagens mais humanos e amáveis que já li. Houve muitos momentos que me senti na pele do Mickey, parecia que ele estava narrando diretamente de dentro da minha cabeça, traduzindo em palavras os meus sentimentos.

Então, ter tanto depressão quanto ansiedade é absolutamente insano. Tenho zero motivação para jogar hockey ou fazer qualquer coisa que não seja me familiarizar com meu novo colchão, mas eu também tenho essa necessidade esmagadora de estar no rinque. Provar que sou digno de meu nome.

Não apenas Mickey, mas conseguimos ter uma visão ampla de vários dos personagens secundários. Mickey possui cinco irmãs mais velhas, ele as admira e ama incondicionalmente, sempre questionando por que a mídia esportiva não lhes dá tanta atenção quanto dá a ele.

Os colegas de equipe de Mickey também são explorados, em especial seu colega de quarto, Dorian, um dos meus personagens favoritos. Dorian se torna o primeiro amigo de Mickey nesse novo ambiente, também é Dorian que o incentiva a buscar ajuda quando se torna evidente que as coisas não vão bem com sua saúde mental.

Depressão não liga para quem você é ou pelo o que passou, ela disse. É uma doença que pode afligir qualquer um.

Jaysen, para Mickey, é um rival que não lhe traz grande competição pelo primeiro lugar, mas logo percebe que Jaysen pode ser um problema. O garoto não é apenas habilidoso, mas tem um dom de lhe tirar do sério e mexer com seus sentimentos. Quanto mais eles trabalham juntos, mais atração eles sentem um pelo outro, até que não há mais como esconder ou evitar.

Mickey precisa decidir o que fazer, hockey ainda é um esporte muito homofóbico, seus pais não sabem sobre sua sexualidade, ele ainda nem sabe ao certo se quer se tornar profissional e seguir os passos do pai e do avô.

Icebreaker é uma jornada de auto descoberta e libertação, que lida com vários assuntos sensíveis de forma delicada e responsável. Além de trazer discussões sobre poliamor, saúde mental, abandono parental, entre outros. Facilmente leria mais dez livros sobre os personagens desse universo, seja sobre os colegas de equipe de Mickey ou de suas irmãs, até mesmo sobre seu pai e avô nos anos de glória.

Além de tudo isso, Icebreaker é um ótimo livro para quem busca expandir seu vocabulário de inglês já que traz uma narração descomplicada. Também é perfeito para aqueles que amam os filmes da Disney “Nós somos os Campeões” (The Mighty Ducks no original), principalmente, para quem fantasiava um romance entre Charlie e Adam (como eu).

ICEBREAKER

Autor: A. L. Graziadei

Editora: Henry Holt & Company

Ano de publicação: 2022

Mickey James III, de dezessete anos, é um calouro da faculdade, irmão de cinco irmãs e um legado do hóquei. Com um pai e um avô que entraram para a história da NHL, é quase garantido a Mickey o primeiro lugar no draft da liga. A única pessoa em seu caminho é Jaysen Caulfield, um candidato ao primeiro lugar e companheiro de equipe irritante (e irritantemente atraente) de Mickey. Quando a rivalidade se transforma em algo mais, Mickey terá que decidir o que ele realmente quer e o que está disposto a arriscar por isso.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros