Thriller e Suspenses são alguns dos gêneros que eu mais gosto, e dando uma olhada na minha lista de lidos do mesmo, percebi que muitos dos livros que mais gostei são pouco comentados. Alguns podem até ser que vocês conheçam ou tenham visto por aí, mas raramente vejo pessoas indicando-os. Por isso, fiz uma seleção daqueles que eu indico com gosto.


Antes de Dormir

Vamos começar com: não julgue um livro pela sua capa. Eu sei que ela não é das mais atrativas, porém seu conteúdo supera esse fato. Não sou uma pessoa que costuma ler antes de dormir e poucos livros conseguiram me fazer ir até de madrugada lendo e esse foi um deles. Apesar de suas 400 páginas, li-o em aproximadamente um dia e meio. A história é instigante e faz você ficar desesperado para saber o que irá acontecer, devorando cada página. E é claro, a história também é muito boa.

SINOPSE: Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma grossa aliança no dedo. Sua primeira reação é imaginar que na balada tenha se envolvido com um homem casado. Enquanto tenta se lembrar com esforço da noite anterior, entre pudores de ser descoberta pela esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar. É então que o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa um diário para ajudá-la a recompor as memórias dia após dia. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro assustadoras palavras: “Não confie em Ben”. E ela passa a se perguntar… Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?


Eu Sei o Que Você Está Pensando

O que eu mais gosto nesse livro? O assassino. John Verdon colocou nessa história elementos que mais me conquistam no gênero: Policial racional, assassino inteligente e que brinca/provoca a polícia, dificuldades reais em descobrir quem é o responsável pelos assassinatos e mais que um crime cometido. Pegue tudo isso, misture e está aí a receita para eu amar o livro. A trama dele é muito bem desenvolvida, o autor tem uma escrita bem trabalhada, e o que mais me faz querer indicar esse livro, repetindo, é o quão “brilhante” é o vilão dessa história, sendo o mais inteligente que já vi (em livros).

SINOPSE: Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: “Veja como conheço seus segredos – apenas pense em um número.” Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso.
Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série.
Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.


Filme Nortuno

Esse é aquele livro que você não sabe o que dizer, só sentir: o impacto! Filme Noturno entra no mundo dos filmes, já que o mesmo vai falar muito sobre um diretor de filmes de terror envolto de mistérios. O livro trás recortes de jornais, páginas da internet, relatórios policiais etc, o que torna a leitura muito mais imersiva e palpável. A atmosfera é muito densa e o livro te passa a sensação de que o diretor e seus filmes realmente existem, e isso me fez sair da leitura querendo assistir as obras dele. (PS: Para quem não gosta de escritas diferentes, o livro é contado com a narrativa que conhecemos, sendo pontuado com alguns recortes e não todo com os mesmos)

SINOPSE: Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.
Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.


O Bom Filho

Esse é o que tem a marca de favorito nessa lista. O começo foi certamente lento, mas depois de um ponto a história engata de uma forma que fica impossível parar. Quando precisava me deslocar para outro local, por exemplo, eu caminha lendo HAHA. O que mais me marcou nesse livro foi o fato que a autora criou um personagem capaz de nos manipular e nós nem nos darmos conta disso. Para saber com mais detalhes, deixo aqui a minha resenha.

SINOPSE: Jovem nadador com um futuro brilhante, Yu-jin vê sua carreira ser interrompida pela epilepsia. Os remédios que previnem seus ataques acabam por cobrar um preço alto, e o sonho de ser um esportista é sepultado para sempre. Isso não o impede de sair escondido todas as noites para correr, contrariando sua mãe. Para ele, os riscos à saúde não se comparam aos prazeres da velocidade e da força. Numa manhã qualquer, Yu-jin desperta sentindo cheiro de sangue. Tudo indica que tenha sofrido um ataque epiléptico à noite, mas, ao percorrer o apartamento, encontra o corpo da mãe ao pé da escada. Aos poucos, sua memória vai voltando, e ele tem a lembrança de tê-la ouvido chamar seu nome. Não está certo, no entanto, se ela pedia ajuda ou se tentava salvar a própria vida. Começa assim a busca desesperada do protagonista para esclarecer o que ocorreu na noite anterior. Juntando algumas poucas pistas, Yu-jin tentará montar o quebra-cabeça e descobrir o assassino. Conforme prossegue na investigação, procurará na própria memória as explicações para o crime, mas o passado esconde armadilhas mais tenebrosas do que ele pode prever.


Presentes Perigosos

O último livro dessa lista é uma coletânea do contos de suspense policial que se passa no natal só de autores nacionais (e é basicamente essa a sinopse). Como todo livros de contos, há seus altos e baixos, porém aqueles que gostei, gostei MUITO, valendo por aqueles que não gostei tanto. Sei que poder parecer que contos de suspense policial não deem muito certo porque esse gênero precisa de aprofundamento, mas acreditem: apesar de história curtas, funcionou muito bem. Além disso, algumas histórias trazem críticas sociais de pano de fundo.

COM CONTOS DOS AUTORES: Brenno Elto, Rodrigo Ortiz Vinholo, Rodrigo Fonseca, Andrea Nunes, Igor Moraes, Vitor Abdala, A. T. Sergio, Cláudia Lemes, Renata Maggessi, Vivianne Sophie, Flávio Karras, Jhefferson Passos, Ricardo de Jesus, Vanessa Nunes, Géssica Marques, Tito Prates, Larissa Brasil, Lucas Dallas, Clóvis Nicacio, Victor Bonini, Fabiana Prieto, Everton Guimarães e Fabiano Soares.


E aí? Já conheciam algumas dessas dicas? Contem aqui!

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros