Inquebrável é o primeiro livro da série A Legião, da autora Kami Garcia. Ele foi lançado aqui no Brasil pela Galera Record em 2014 e a autora é a mesma de Beautiful Creatures.

Sobre o livro

Kennedy é uma adolescente comum que se vê no meio de um cemitério em busca de seu gato que fugiu, ali ela encontra uma garota que paira em sua frente e desaparece do nada. Ao voltar pra casa, sem entender muito bem o que aconteceu, ela nota que o animal não está com seu comportamento normal.

No dia seguinte, quando chega em casa à noite encontra a mãe morta, em uma situação que está longe de ser corriqueira, mas que passa batida por todos. Alguns dias depois do enterro da mãe, ela começa a arrumar as malas para ir morar com uma tia distante, já que o pai as abandonou quando ela tinha somente 5 anos.

É em sua penúltima noite na cidade que ela decide posar pela última vez em sua cama e em sua casa, já que vinha ficando com a melhor amiga, Elle. Mas o que era pra ser uma despedida se torna uma noite assustadora. Um espírito tenta lhe sugar a vida e ela só escapa porque dois irmãos aparecem com armas estranhas, afirmando que caçam fantasmas e demônios e a tiram do local, que fica devastado pela força e raiva do ser sobrenatural.

“Para um desavisado, pareciam quatro adolescentes comuns tomando café a caminho da escola: o cara sobre quem ninguém sabia nada porque ele não deixava os outros se aproximarem; o gênio que tinha pulado três séries e mesmo assim sabia as respostas na aula de matemática; a garota com quem todos os caras queriam sair, mas ficavam intimidados demais para convidar; e o garoto doce que parecia normal, mas que guardava segredos demais para ser rotulado assim. Eles faziam parte de algo maior. Quando passaram pela porta de vidro, pela primeira vez, imaginei que eu também fazia.”

É ai que Kennedy descobre que um mundo completamente inacreditável existe e que ela pode ser parte desse grupo que eles chamam de Legião, além do fato de que a morte da sua mãe pode realmente não ter sido natural.

Minha opinião

20160320_170608

20160320_170647

Esse livro foi um grande mix de sentimentos. Primeiro eu comecei tendo um déjà vu de A Mediadora – Meg Cabot, com a menina que vê fantasmas; ai os irmãos, que são gêmeos, entram na história e eu me sinto no meio de um episódio de Supernatural; mas, é quando descobrimos mais sobre a Legião e sobre os dotes de Kennedy que mais coisas que já vi antes surgem na minha mente, com elementos semelhantes a Instrumentos Mortais e o universo Shadowhunter criado por Cassandra Clare.

Tudo isso junto pode ser um combo desastroso, mas aqui Kami Garcia conseguiu juntar elementos que já vimos antes, alguns clichês e ainda trazer uma história que tem vida própria e que é super divertida. Mesmo com todos esses poréns eu não larguei o livro até ter terminado e me surpreendi bastante com a fluidez do texto da autora que é bem rápido de ler.

Essa é uma série com pegada bem adolescente e o leitor precisa embarcar na história dessa forma. E, como toda boa adolescente, a protagonista é um porre de mimizenta e tem aquela síndrome de “não sou quem vocês estão procurando, sou fraca e péssima”, mas pelo menos não fica se achando horrorosa (que também é outra coisa que vemos bastante). Mas, é possível dar boas risadas com isso tudo e com o ~possível~ triângulo amoroso gêmeo que a trama também tenta trabalhar.

É uma história leve, simples em alguns aspectos e complexa em outros. O leque de opções disponível nesse mundo parece ser bem vasto, sendo possível quase tudo enquanto estamos falado de demônios e fantasmas (vide as 11 temporadas de Supernatural) e eu fiquei bem empolgada para continuar a leitura. A sequência da trama acontece em Imaculada, segundo livro, e como já li, adianto que a história melhora bastante e se distancia consideravelmente das referências que mencionei. Portanto, muitos pontos aqui.

Gostei de ver que todos os personagens tem características bem distintas e que tem voz na história. Acredito que no futuro cada um possa mostrar uma faceta maior e até conduzir tramas separadas, se caminhar pra isso. Alara, Sacerdote, Jaded e Lukas ainda não revelaram seus segredos e vejo ai uma grande oportunidade pra mudanças e crescimento na história.

Então, se você está procurando algo leve para ler, gosta do mundo sobrenatural, curtiu Instrumentos Mortais, A Mediadora ou até mesmo a série da CW, está aqui um livro servido de bandeja pra você. Três estrelas e meia, mas arredondando pra quatro <3

4estrelas

20160320_170212

Kennedy Waters sempre achou que espíritos vingativos fossem coisa de cinema, até a morte de sua mãe. É quando os gêmeos Lockhart invadem sua casa para lhe livrar de um destino igual que descobre que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos é frágil. Ele deve ser protegido pelos caçadores de fantasmas da Legião da Pomba Negra, que atualmente só tem uma geração de jovens para lidar com seus inimigos, e da qual a mãe de Kennedy outrora fez parte. E agora os gêmeos devem convencê-la de que herdou o seu poder.

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros