Já que você perguntou é um romance contemporâneo, escrito por Elissa Sussman e publicado em 2023 pela editora Astral Cultural.

Sobre o livro

Já que você perguntou é o primeiro romance da autora e conta a história de Chani Horowitz, uma escritora de vinte e poucos anos que está estagnada em sua carreira enquanto seus ex-colegas de faculdade estão conseguindo contratos de publicação de livros. Ela é contratada para escrever um perfil de Gabe Parker, um astro de Hollywood no auge da fama, que acaba de ser escalado como o novo James Bond. 

— Não achei que tantas palavras podiam sair da boca de alguém tão rápido — zombou. — E olha que fiz teste para Gilmore Girls.

No passado, Chani e Gabe passaram um fim de semana juntos e uma faísca se acendeu entre eles, mas Gabe se casou pouco depois. Contado em dois períodos de tempo, acompanhamos o final de semana após a entrevista e o agora, dez anos depois, com ambos divorciados. Chani está de volta a Los Angeles e apesar de ter conseguido evoluir na carreira, alguém sempre pergunta sobre o final de semana que passou com Gabe, o que gerou uma matéria bastante comentada.

Quando Chani e Gabe se reencontram para uma nova entrevista, eles terão uma chance de esclarecer tudo. 


Minha opinião

Eu confesso que fiquei interessada nesse livro inicialmente por conta dele ter sido inspirado na comentada entrevista do Chris Evans para a CQ, uma revista de moda masculina, em 2011. De acordo com notícias da época, após ser entrevistado pela repórter Edith Zimmerman, eles teriam passado a noite juntos. 

Histórias com encontros e desencontros geralmente não me agradam, mas eu realmente gostei de “Já que você perguntou”. Achei o livro muito bem escrito, com uma história envolvente e personagens cheios de camadas. A atração magnética entre Chani e Gabe é palpável e a autora conseguiu criar personagens secundários igualmente interessantes. A fluidez da escrita também foi um ponto forte do livro, a alternância entre passado e presente contribuíram para uma leitura mais dinâmica e agradável.

“Quando você está focado em alimentar algo que nunca vai ser saciado, esquece do que de fato, está faminto”.

Chani é uma personagem muito realista e fácil de se identificar. E por mais que seja difícil se identificar com uma estrela de Hollywood, Gabe é o personagem mais humano que um ator pode ser, sua construção desmistifica a ideia de que celebridades não são pessoas normais. Gabe também tem problemas e sonhos como qualquer um e por trás da aparência de estrela de cinema e do charme, está homem que lutou para manter partes de sua vida privadas em uma indústria onde cada detalhe era considerado matéria de tabloide. 

A premissa do livro é um deleite para a ficcção feminina, afinal de contas, quem não gostaria de ter a oportunidade de ficar cara a cara com seu crush/astro de Hollywood? Existem também alguns tópicos mais pesados, como alcoolismo e homofobia no mundo da fama, que trouxeram uma densidade para a história e que foram abordados de maneira coesa e respeitosa. 

“Não sou inteligente que nem ele. Não que nem ele, mas eu sei ler. Não só roteiros. Mas também livros. Eu leio livros. Um monte deles. Você tinha que ver os livros. Posso mandar eles pra você. Todos. Posso encher a sua casa de livros. Comprar todos os livros pra você. Você seria tipo aquela princesa da biblioteca e dos livros.”

Gostei muito dessa estreia da autora no romance, ela já publicou previamente alguns contos de fada que não foram traduzidos, mas ao que tudo indica vai seguir essa linha de histórias contemporâneas com personagens famosos. Seu próximo livro,“Once more with feeling” fala sobre uma ex-estrela do pop que se vê de volta aos holofotes junto com uma velha paixão do passado e foi publicado esse ano nos EUA. Com um clima de musicais da Broadway esse livro promete também ser um ótimo romance com segunda chance e eu estou ansiosa para ele sair por aqui!

Recomendo este livro para quem gosta de romances contemporâneos como os livros da Emily Henry e Taylor Jenkins Reid. E se você quiser conferir a entrevista que inspirou o livro, leia aqui.

JÁ QUE VOCÊ PERGUNTOU

Autor: Elissa Sussman

Tradução: Luiza Marcondes

Editora: Astral Cultural

Ano de publicação: 2023

Quando ainda era uma jovem jornalista de vinte e poucos anos, Chani Horowitz sentia-se completamente estagnada. Enquanto seus antigos colegas de faculdade estavam conquistando contratos literários com grandes editoras, ela tinha de se contentar em entrevistar celebridades do entretenimento. Não à toa, Chani foi escalada para escrever o perfil do maior astro do cinema em ascensão dos últimos tempos, Gabe Parker. Tudo que Chani queria era escrever algo incrível, pelo bem de sua carreira. Mas aquela aparentemente inofensiva entrevista acabou se tornando um fim de semana frenético, que deixou os tabloides malucos, e fez Chani ficar mais próxima de Gabe do que realmente pretendia. Dez anos se passam e, após um divórcio brutal e uma dose saudável de terapia, Chani se tornou uma escritora de sucesso, desfrutando da carreira de seus sonhos. No entanto, não importa o quanto ela trabalhe ou publique novas coisas, alguém sempre vai perguntar sobre aquela entrevista. Tudo inevitavelmente acaba em Gabe e, mais uma vez, o destino parece juntar os dois: Chani precisará entrevistá-lo de novo. Por mais que queira fugir do rótulo que aquele perfil lhe rendeu, ela quer saber se aquelas 72 horas foram tão memoráveis para Gabe como foram para ela.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros