Atenção!

Este livro contêm cenas explícitas de violência e canibalismo que podem ser pertubadoras para certo público.

Este suspense do autor carioca Raphael Montes teve seu lançamento pela Companhia das Letras em 2016.

Sobre o Livro

O que você faria se você fosse convidado para um jantar secreto onde o prato servido fosse entrecôte de carne humana?

Dante e seus amigos se mudam da sua pacata cidade no interior do sul do Brasil para viverem no Rio de Janeiro a fim de estudarem e ganharem a vida na cidade grande. Todos eles, com a mãe de Dante, alugam um apartamento e passam a dividir as despesas juntos.

“A verdade é que você não precisa comer carne humana para incentivar atos monstruosos, basta curtir um bife e uma linguiça que já está dando sua contribuição para o horror.”

Apesar de próximos desde a infância, seus amigos eram bem diferentes dele. Miguel é o rapaz mais realista e sensato na tomada das decisões do grupo e conseguiu fazer medicina. Hugo, o mais durão, é o chefe gastronômico da casa. Leitão, o mais nerd da tecnologia. E por fim, Dante, o cara que trabalha numa livraria enquanto faz administração.

Todos parecem seguir muito bem com a vida até que então Dante recebe uma ligação que destruiria suas vidas: o aluguel não estava sendo pago havia 6 meses e por isso haviam contraído uma dívida enorme que nenhum deles conseguiria ajudar a pagar. E se não pagassem a dívida, seriam expulsos do apartamento e teriam um processo judicial para carregar em suas costas. Após pensarem quais seriam as formas de conseguir milhares de reais em pouco tempo, eles finalmente haviam encontrado uma solução: a realização de um jantar secreto. Só que ele não seria nada convencional…

Minha Opinião

Se você está procurando aquele suspense de tirar o fôlego sem ser o tradicional suspense policial, este livro é o ideal para você.

Primeiro que a história é muito bem escrita. Os personagens são tão bem desenvolvidos que quando você está envolvido na história as coisas que acontecem com eles passam a afetar você também. Desespero, caos, indignação… você acaba sentindo cada um deles.

“- Por trás de cada prato existe a morte. As pessoas preferem fechar os olhos para isso, mas ela está lá. A morte.”

O livro tem uma originalidade muito boa. Não há aqueles clichês que te levam para um final esperado. Até nas últimas duas páginas há tantas reviravoltas que você termina o livro de boca aberta. Foi o que aconteceu comigo. Cheguei a nem sentir a história correr tanto em número de páginas por que deste no início a narrativa dada pelo Dante é muito boa.

Eu acho que a história não só ganha pela originalidade, pela narrativa e pelos personagens, mas como também para vários outros pequenos elementos que deixa ainda mais diferente e original. No livro você terá cartas trocadas entre Leitão e sua mãe, receitas, lista de valores de certas coisas sombrias e até uma conversa longa de whatsapp que se contextualiza em um momento eletrizante da história. A união de todos esses elementos mais o fato de ser um autor nacional que agrega um contexto muito impactante para o povo brasileiro, torna esse livro praticamente uma obra prima do suspense.

Antes deste livro, eu só tinha lido Uma Mulher no Escuro do mesmo autor, livro este vencedor do prêmio Jabuti. Quando li conheci o seu primeiro livro de suspense policial. E uma coisa posso dizer: este me fez querer ler todos os outros livros dele por que me envolveu de uma forma que nem possuo palavras para descrever.

“- As pessoas não comem só pela boca, Dante. Uma refeição começa pelo cheiro, depois pelo olhar e só então vem o sabor.”

Não só conheci mais do autor como também entendi que Montes é o dobro de vezes melhor do que achava quando li seu livro premiado. Mas uma coisa é fato quando você lê este livro: haja estômago para engolir esta história.

Particularmente há certos elementos que não me agradaram e nem me agradam em uma história e Raphael Montes é conhecido por ser bem explícito com a violência em seus livros. Mas acho que me envolvi tanto no suspense que isso ficou esquecido.

Só que a pergunta que não quer calar é: o que você faria se você tivesse que participar de um jantar secreto onde o menu era nada mais que… carne… humana…?

JANTAR SECRETO

Autor: Raphael Montes

Editora: Companhia das Letras

Ano de publicação: 2016

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos, e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros