Lágrimas de Amor e Café é um romance de época, nacional, da autora Babi A. Sette, publicado em 2019 pelo selo Verus da editora Record.

Sobre o Livro

Angelina é uma italiana que sonha em ter o casamento que seus pais tiveram, recheado de amor, carinho e cumplicidade. Mas desde a morte de sua mamma, as coisas têm só piorado nas terras da família, e quase não há mais dinheiro. E é por isso que ela resolve se casar por conveniência. Com um homem que ela não conhece, mas que é rico o suficiente para que seu pai e sua irmã tenham uma boa vida.

” – Sabe o que transforma sonhos em realidade, magia em verdade?

A irmã sinalizou um “não” com a cabeça.

Nina apertou a máscara de Romeu entre os dedos antes de dizer:

– Acreditarmos neles com o nosso coração… Por isso as histórias que a mamma e a nonna contam são tão incríveis.

página 7.

É em uma fazenda reprodutora de café no Brasil que Angelina passa a morar. Com um marido ranzinza e que está o tempo todo insatisfeito com ela, mesmo quando ela nem abre a boca. Seus sonhos perdidos em uma união sem amor e sem felicidade. E acima de tudo sem respeito. Angelina conhecerá todos os dias, o quanto dói a tristeza.

Entretanto, há um colono trabalhando nos cafezais que chama um pouco mais a sua atenção. E é em uma grande tempestade que seus caminhos se cruzam na fazenda. Ele se recorda dela. Mas ela talvez nunca o tenha visto antes. Seria possível ter que enfrentar tanto sofrimento para desfrutar de um destino feliz para sempre? Mas será que o feliz para sempre existe?


Minha Opinião

A leitura é bastante intensa e por conta disso, um pouco demorada. E, se você já está acostumado com a escrita da autora, já sabe que pode esperar muito drama ao decorrer do enredo. É isso mesmo, Babi não tem dó de seus personagens, muito menos da gente. Então prepare-se para se emocionar, e também se frustrar.

” Não foi a senhora que quebrou os votos, dona Angelina. Foi o senhor barão que o fez e volta a quebrá-lo dia pós dia, quando a abandona nesta casa e proíbe que a senhora saia, quando abusa da força e a machuca, quando proíbe que a senhora fale em público ou quando a humilha e envergonha, quando faz de tudo para que seja infeliz. “

página 172.

Angelina não vai somente sofrer por não ter casado por amor. Aos poucos ela vai entendendo que não terá nem um casamento confortável, já que seu marido se mostra-rá bastante violento, abusivo e extremamente machista. E é somente quando ela conhece Vincenzo, um jovem colono da fazenda, que seus dias ganharão mais cor, e encontra-rá o verdadeiro significado da felicidade.

Vai ser difícil esconder o amor que vão sentindo um pelo outro. Mas sabem que precisam tomar cuidado, porque com certeza se o seu marido descobrir, é morte na certa. E por conta disso, sabendo dos riscos que corre, achei Vicenzo um pouco inconsequente e teimoso. O que confesso, me tirou do sério muitas vezes.

Francisca também é uma personagem que ganhou meu coração. No início desconfiei de sua amizade para com Angelina, mas foi impossível não me apaixonar por ela, e me sentir feliz por Angelina ter com quem contar. Mas com certeza, quem ganha meu coração neste livro foi a própria protagonista. Uma moça que tinha tudo pra “desistir” da vida, mas que se mostra mais forte a cada página, a cada dor.

O diferencial de Lágrimas de Amor e Café é a presença da cultura italiana, que me ganhou logo de cara. Em todos os inícios de capítulos temos um selo de imigração juntamente com um nome de uma família italiana. Além de várias frases em italiano espalhadas pelo livro. E claro, a culinária impecável também não fica de fora.

Sendo assim, confesso que eu não fazia ideia de quantas família italianas vieram para o Brasil no século passado a procura de emprego. Pois é, enquanto hoje somos nós que queremos fugir para este país tão rico em beleza e cultura, tempos atrás “esses colonos” eram como escravos por aqui a procura de algo melhor para si e suas família.

” A riqueza talvez fosse culpada por matar mais sonhos do que o fracasso já fora capaz; a ausência de oportunidade vinha casada com a falta da primeira. Não era por almejar riquezas que o povo sofria, e sim porque a escassez de recursos destrói sorrisos, sufoca a esperança, esmigalha vontades. Nenhum homem precisa de riqueza para ser feliz – Vincenzo sabia -, mas todos necessitam de esperança. E a miséria certamente ceifa qualquer raiz que possa germiná-la. “

página 22.

Contudo, acho que faltou um pouco mais de “realidade” no desenvolvimento da trama. Principalmente enquanto Angelina vivia cercada por guardas, mas mesmo assim conseguia encontrar Vincenzo, ou por possuir um marido tão vigoroso mas que vive viajando. Ou seja, achei que as coisas para o relacionamento dela com Vince, foram muito fáceis de acontecer.

Se é de um romance proibido, com menção à Romeu e Julieta, vale lembrar, carregado de emoções, com certeza não deve deixar de ler Lágrimas de Amor e Café. Deixe-se conhecer um casal de italianos que fará você acreditar que seus sonhos valem apena, e que tudo é possível.

LÁGRIMAS DE AMOR E CAFÉ

Autor: Babi A. Sette

Editora: Record

Ano de publicação: 2019

Novo romance da autora do best-seller Senhorita Aurora. Fragilizada pela morte da mãe e a miséria na Itália, Angelina aceita a proposta de um estrangeiro rico que oferece não só casamento, mas também conforto para seu pai e sua irmã caçula. Decidida a ajudar a família, ela embarca para um país distante tendo como companhia somente a escrita e os romances que ama, já que durante a viagem o marido se revela muito diferente do príncipe que sonhou um dia conhecer.Vincenzo também tem o Brasil como destino e, por uma traição, vê seus sonhos roubados logo que desembarca no novo país. E é na fazenda de um barão do café, onde Angelina é senhora e também vítima do marido cruel, que Vincenzo acaba achando trabalho. Em meio a encontros e conversas nasce entre ambos uma amizade verdadeira e uma paixão secreta que pode colocar em risco não apenas a vida deles, mas também a segurança de outras pessoas.Vincenzo e Angelina teriam coragem o bastante para esquecer as proibições, passar por cima dos perigos e viver esse grande amor?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros