Da coleção Feminismos Plurais, lugar de fala foi publicado pela editora Jandaíra em 2019.

Sobre o Livro

O que é lugar de fala? Que conceito é este e de onde surgiu? Aqui Djamila vai traçando as principais características por tras do conceito de lugar de fala. Afinal, quem é aquele que tem lugar de fala? Será que todos possuem lugar de fala? E lugar de fala é sinônimo de autoridade em um debate?

“Quantas autoras e autores negros o leitor e a leitora, que cursaram a faculdade, leram ou tiveram acesso durante o período da graduação?”

A autora inicia a obra não definindo primeiramente o conceito do título à obra, mas sim ela traça um histórico das situações daqueles que retêm o lugar de fala quando vão falar sobre suas experiências de vida e as dificuldades que passaram por serem quem são. Desta forma ela cita amplamente a situação e condição da mulher brasileira e no mundo inteiro assim como pessoas LGBT+ e não brancas. Por fim ela finaliza conceituando, definindo e descobrindo a origem do conceito.

O intuito da obra é trazer mais informações, já que a própria autora reconhece que o conceito está sendo usado de mal forma principalmente na internet, impondo autoridade aonde não há e o mal uso de sua posição e manifestação diante de um debate acerca de um assunto no qual de alguma forma esteve presente na sua vida.

Minha Opinião

Djamila é reconhecida pelos seus posicionamentos antirracistas, antilgbtfóbicos e feministas, além também de ter escrito vários livros e artigos e por fim está coordenando a coleção de Feminismos Plurais que reúne inúmeras obras de autores diversos sobre questões sociais.

Aqui a autora divide o livro em três momentos. O primeiro é o momento histórico no qual ela narra as questões sociais desiguais entre grupos minoritários. Nesse ponto ela apresenta dados e estatísticas que corroboram com as suas afirmações.

“Diz-se que a mulher não é pensada a partir de si, mas em comparação ao homem.”

Após a primeira parte, ela passa a desenvolver a cerca de lugar de fala, apresentando autores e autoras que se aprofundaram neste conceito para tentar explicar de certa forma de onde surgiu e o que de fato é lugar de fala. Por fim ela finaliza trazendo um chamado para compreender melhor a cerca dos principais problemas que a internet e a militância nela podem distorcer a definição do conceito, causando confusão, desentendimento e, por último, autoritarismo na fala.

“O falar não se restringe ao ato de emitir palavras, mas a poder existir.”

É um livro curto, direto e pontual. De certa forma não traz muita coisa relevante, já que não há muitos mistérios a cerca do conceito. Mesmo assim, se tornou importante estudá-lo melhor para compreender o que é tão falado na internet e, as vezes, de forma equivocada.

LUGAR DE FALA

Autor: Djamila Ribeiro

Editora: Jandaíra

Ano de publicação: 2019

A intenção da coleção Feminismos Plurais é trazer para o grande público questões importantes referentes aos mais diversos feminismos de forma didática e acessível. Com o objetivo de desmistificar o conceito de lugar de fala, Djamila Ribeiro contextualiza o indivíduo tido como universal numa sociedade cisheteropatriarcal eurocentrada, para que seja possível identificarmos as diversas vivências específicas e, assim, diferenciar os discursos de acordo com a posição social de onde se fala.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros