Dirigia por Andrew Sodroski e estrelada por Sam Worthington e Paul Bettany, Manhunt: Unabomber é uma minissérie que acompanha de modo ficcional a busca do FBI pelo terrorista Theodore Kaczynski, conhecido como Unabomber, responsável por 16 atentados causados pelo envio de bombas através dos correios. Utilizando elementos ficcionais, a série traz a cena esse caso real extraordinário do FBI, no qual a linguística forense ganhou destaque por ter tido um grande papel no auxílio da resolução do caso.

Acompanhando uma narrativa que mistura passado com presente, a minissérie segue os passos do detetive Fitzgerald, que inicia a investigação jovem e cheio de expectativas quanto ao modo como vai ajudar na resolução do caso, um contraste com sua versão mais velha, em nítido estado de degradação psicológica. A mescla entre passado e presente é um dos excelentes modos que a narrativa acha para manter o expectador constantemente instigado diante do desenrolar dos acontecimentos.

Sem grandes plot twists ou grandiosos momentos de ação, Manhunt: Unabomber garante a atenção por meio do forte jogo intelectual entre o detetive e o terrorista, seja na fase em que ele ainda é um desconhecido para o público, seja quando ele já pode ser identificado. Fitzgerald nitidamente é um personagem que entrega-se completamente ao caso, de certo modo caindo no clichê do personagem investigativo que coloca o trabalho acima da família.

Porém, não deixa de ser interessante acompanhar os conflitos mentais entre ele e o criminoso, o modo como ambos utilizam a linguagem para provocar, manipular e criar cenários cada vez maiores para um caso que começou há 20 anos é algo curioso de acompanhar. É nesse ponto que Unabomber traz um caráter diferente para narrativas policiais: ao invés de laboratórios e investigações de campo, a minissérie traz em foco uma área constantemente ignorada da linguística e da área jurídica: a linguística forense, recém nascida na época em que a série ocorre.

Como ramo da Linguística, a Linguística forense tem por objetivo construir análises de competência linguístico-discursivas que permitam o mapeamento de laudos técnicos e a execução da prática discursiva da leitura analítica de textos da esfera jurídica. O verdadeiro Jim Fitzgerald foi um dos responsáveis por promover esse ramo de estudos nos Estados Unidos e há alguns centros de estudo da linguística forense no Brasil.

Na série, essa área analítica permitiu que os detetives observassem as similaridades dos manifestos publicados e lançados pelo terrorista com cartas de estudantes universitários que teriam potencial para ser suspeitos. Foi por meio da comparação de escrita e de comportamento que os detetives chegaram até quem seria o verdadeiro rosto por trás das ameaças.

Além de apresentar uma modalidade de investigação diferente, a serie traz uma excelente discussão sobre o papel da mídia em casos de atentado em massa, o modo como o destaque é dado para o terrorista muda a execução das investigações e a constante guerra nas entrelinhas entre os investigadores e os jornais é bem interessante de acompanhar.

As atuações são excelentes, principalmente dos dois protagonistas, que iniciam um dinâmica de “Sherlock e Moriarty” enquanto trocam diálogos e cartas. Um sempre à frente do outro no jogo de palavras, o que garante a atenção fixa em ver quem vai ser o primeiro a tropeçar no que diz. A serie também conta com uma fotografia e ambientação excelente, o ambiente de escritório onde boa parte da investigação acontece é constantemente colocado em contraste com as emoções do detetive, ficando mais escuro ou mais claro conforme a variação do humor.

De modo geral, Manhunt:Unabomber é uma excelente serie de investigação criminal e que, apesar de cair em alguns clichês do gênero, consegue superar isso com uma trama que traz personagens em conflitos mentais instigantes, um vilão que é diferente do que se espera para a situação e uma interessante apresentação de uma área de estudos científicos tão apagada, mas que foi praticamente essencial para a resolução de um caso que durou quase 20 anos. Disponível na Netfix, a série é uma excelente dica para quem gosta de tramar que prendem a atenção pela narrativa pouco agitada, mas com muitos jogos de palavra.

MANHUNT:UNABOMBER

Diretor: Andrew Sodroskir

Elenco: Sam Worthington, Paul Bettany, Chris Noth

Ano de lançamento: 2017

Um retrato sobre o dia a dia de agentes do FBI em suas missões para desvendar célebres casos criminais. A primeira investigação é sobre uma caçada de aproximadamente 20 anos para capturar Ted Kaczynski, mais conhecido como o terrorista “Unabomber”, que foi condenado à prisão perpétura por ter participado de uma série de atentados nos Estados Unidos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros