A Menina dos Olhos Molhados da autora Marina Carvalho é um lançamento de 2016 da editora Globo alt.

olhosmolhados

Sobre o livro

Bernardo, mais conhecido como Bê, é um jornalista investigativo um pouco arrogante, bonito, charmoso, e que não quer um relacionamento tão cedo por não confiar em mais ninguém. Além disso ele gosta de trabalhar sozinho e do seu jeito. Atualmente, ele atua no maior jornal da sua cidade, localizado em Minas Gerais, e recebe a missão de guiar uma estagiária muito bem indicada a se familiarizar com o lugar.

“Gosto de observar as pessoas, não de um jeito esquisito ou repugnante. É uma questão de curiosidade, de não perder indícios e fatos. “

Rafaela é uma jovem de 21 anos e está cursando Jornalismo na faculdade. Além disso, como ela gosta muito da área investigativa, acaba caindo de paraquedas na vida do seu “tutor” Bernardo e os dois parecem não se suportar, pois ele a acha irritante e patricinha.

Será que Rafaela não vai transformar esse confronto em algo mais? Para mostrar que ele ainda é capaz de amar e que nem todas as mulheres são traiçoeiras? Pode até ser, mas segredos vão ser revelados e podem acabar com tudo!


Minha opinião

A primeira vez que ouvi falar de Marina Carvalho foi com suas obras anteriores, Simplesmente Ana e De repente, Ana. E ela também é a autora de O amor nos tempos de ouro, que foi resenhando aqui no blog pela Tami e também tem vídeo no canal.

“A menina os olhos molhados, penso. É a segunda vez na vida que encontro uma garota com esse tipo de olhar. “

Essa é uma leitura que acabou me decepcionando um pouco. Como tinha um histórico acabei por não encontrar aqui a mesma forma de escrita. Mesmo assim, esse não é um livro ruim e tem uma história interessante, apesar de ter momentos onde a trama parece um pouco forçada. Foi um daqueles trágicos casos de vir com expectativa demais.

Eu não li Azul da Cor do Mar, mas pelo que entendi é a mesma história no ponto de vista de Bernardo, que aparece nesse primeiro livro, e provavelmente seja exatamente por isso que não funcionou comigo. Mesmo com o alerta de que o livro poderia ser lido sem o outro, o tempo todo me pareceu que faltava algo, que eu deveria estar vendo algo a mais na tram.

“Reconheço que alguma coisa está mudando entre nós. Não que eu saiba definir essa coisa, mas ela é real, vívida e inquietante.”

 20161218_104826

Rafaela ganhou troféu por ser tão desastrada e tonta. Ela também toma muitas atitudes extremamente questionáveis e que um pouquinho só de penso provariam que ela estava errada. Mas não, apesar da instrução que ela tem, tudo é muito levado pro caminho da impulsividade. Bernardo não é muito diferente, mas é um personagem bem mais fácil de se relacionar. Ele, apesar de mais velho, também era um pouco infantil, buscando confrontamentos por nada. Juntando os dois, o saldo foi que faltou carisma dos protagonistas e coerência nos comportamentos.

O que realmente salva a narrativa são as tramas investigativas. Os dois se metem em cada uma e proporcionam boas cenas de sua interação com os demais personagens envolvidos. Aqui pude encontrar os traços da autora que eu tinha gostado anteriormente. Os casos diferente e surpreendentes acabaram por me cativar e fiquei vidrada esperando as resoluções.

A cada novo capítulo temos flashbacks do passado de Bernardo, tentando desbravar para o leitor esse território oculto. Ele é traumatizado com relacionamentos (como todo bom clichê), e esse também acaba se tornando um mistério a ser desvendado.

Como já mencionei, a leitura do primeiro não é obrigatória, mas fortemente recomendo. Acho que teria tido uma experiência melhor se tivesse uma visão mais ampla da trama e já conhecesse o outro ponto de vista. Se iria gostar mais, não sei. Mas acho que teria sido mais lógico.

A Menina dos Olhos Molhados foi um livro que me chamou atenção por sua capa. A editora fez uma votação para a escolha dela e as duas opções eram maravilhosas, e embora a que venceu não tenha sido a que eu votei fiquei satisfeita. Além disso, tenho que falar que o trabalho gráfico está espetacular. Não notei nenhum erro de revisão.

a-menina-dos-olhos-molhados-capa

3estrelasb

A MENINA DOS OLHOS MOLHADOS

Autor: Marina Carvalho

Editora: Globo alt

Ano de publicação: 2016

Bernardo é jornalista por vocação: curioso, comprometido e muito bom com as palavras. Trabalha há anos em um importante jornal da cidade e suas matérias investigativas são sempre elogiadas. Ele só tem uma limitação… Odeia trabalhar em equipe. Há alguns anos, Bernardo sofreu com uma grande decepção amorosa, o que contribuiu para o seu jeito fechado e antipático. Por isso a incumbência de levar Rafaela – a nova estagiária do jornal – para todos os lugares é como o inferno para ele. Bernardo não perde nenhuma oportunidade de evitá-la, mas Rafa, além de ser uma jornalista extremamente talentosa, não engole desaforo. Com o passar dos dias, Bernardo percebe que não conseguirá seguir seu plano de ignorar a estagiária, muito menos todos os sentimentos que ela desperta nele. Entre reportagens intrigantes e perigosas, eles vão descobrir que têm muito mais em comum do que a imensa paixão pelo jornalismo…

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros