Na Hora da Virada é o segundo livro de Angie Thomas, autora de “O Ódio que Você Semeia”, publicado em 2019 pela editora Galera Record.

Sobre o Livro

Bri é uma jovem negra de 16 anos que sonha em ser rapper. Sua maior inspiração é seu pai, o qual teve uma grande carreira, mas foi interrompida pela morte. Entretanto, ela quer construir seu próprio nome, e vê isso como a melhor maneira de ajudar sua família que enfrenta dificuldades financeiras.

“Vocês nunca irão me silenciar. Eu tenho coisa demais para falar.”

Após escrever uma música sobre uma injustiça que sofreu nas mãos dos seguranças de sua escola e publica-la na internet, a canção viraliza, sendo mostrada até na televisão. Mas infelizmente é pelos motivos errados, fazendo com que as pessoas interpretem erroneamente quem Bri é e a mensagem que ela queria passar.


Minha Opinião

Mesmo havendo gostado da leitura do livro anterior de Angie Thomas, eu não estava tão empolgada para o novo livro da autora. Ele veio parar em minhas mãos por uma caixa de assinaturas e, após eu resolver encarar leitura, fiquei grata por isso. Que surpresa maravilhosa!

A leitura é totalmente viciante. A escrita da autora, apesar de todos os temas importantes e nada leves tratados no livro, é muito fluida. Eu não queria para de ler por nada, e quando precisava era extremamente difícil. A trama também contribui para esse fato, me fazendo torcer e me ver louca para saber o que iria acontecer em seguida. A combinação de uma narrativa viciante e uma trama instigante resultaram em um livro impossível de largar.

Bri é uma jovem encantadora, principalmente por sua força. Ela quer ter voz através da música e por conta disso passará por muitos dilemas, principalmente ao precisar não esquecer quem ela é. Isso se torna um tema muito relevante e importante durante toda a história.

“Se eu não sou sendo eu de verdade, essa carreira é minha mesmo?”

O livro vai além dos problemas com a música de Bri, nos levando a conhecer outros aspectos de sua vida e até de outros personagens, como o relacionamento homoafetivo de um de seus amigos, o medo de desconfiança constante que as pessoas tem que sua mãe irá voltar para as drogas, a força de Bri para ajudar sua família a superar as dificuldades financeiras, quando eles não tem mais comida ou luz e sua vontade de ser conhecida por ela mesma, e não por ser filha de seu pai.

Nesse livro Angie Thomas aborda principalmente o assunto de preconceito e injustiças que vem junto com ele. As pessoas irão acreditar naquilo que elas quiserem acreditar, e com os olhos vendados de preconceito sempre será o pior. A autora traz uma visão sobre o rap despida de estereótipos, o que nos faz refletir sobre o quanto vemos as coisas através dessa venda.

A partir disso, Angie Thomas nos entrega um livro muito bem construído e ambientando, cheio de reflexões e mensagens importantes, com uma protagonista que, apesar de muito jovem e que ainda tem muito para aprender, também tem muito a ensinar e a dizer.

“Chorar não te torna mais fraca e, mesmo que tornasse, não tem nada de errado com isso. Admitir fraqueza é uma das coisas mais fortes que alguém pode fazer.”

O publico alvo do livro é os jovens, mas não acho que devemos nos restringir a isso. Indico para quem é amante de Young Adult, assim como eu. Entretanto, todos deveriam ler independente de gostos e idades. Os assuntos abordados pela autora são de importância para todos e com certeza você saíra dessa leitura olhando muitas coisas de forma diferente.

NA HORA DA VIRADA

Autor: Angie Thomas

Tradução: Regiane Winarski

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2019

Bri é uma jovem de dezesseis anos que sonha se tornar uma das maiores rappers de todos os tempos. Ou, pelo menos, ganhar sua primeira batalha. Filha de uma lenda do hip-hop underground que teve o sucesso interrompido pela morte prematura, Bri carrega o peso dessa herança. Mas é difícil ter a segurança de estrear quando se é hostilizada na escola e, desde que sua mãe perdeu o emprego, os armários e a geladeira estão vazios. Então, Bri transforma toda sua ira em uma primeira canção que viraliza… pelos piores motivos! No centro de uma controvérsia, a menina é reportada pela mídia como uma grande ameaça à sociedade. Mas com uma ordem de despejo ameaçando sua família, ela não tem outra escolha a não ser assumir os rótulos que a opinião pública lhe impôs. Na hora da virada dá aos leitores de Angie Thomas outra protagonista pela qual torcer. É uma história sobre lutar por seus sonhos e também sobre a dificuldade de ser quem você é, não quem as pessoas querem que você seja.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros