Publicado originalmente em 2001, mas com edição em 2021 pela Arqueiro através da coleção Pop Chic, Não Conte a Ninguém chegou a ter um filme em 2006.

Sobre o Livro

Oito anos antes, algo horrível aconteceu com Elizabeth, a esposa do médico David Beck. E durante oito anos dolorosos, a dor nunca foi superável.

Pensando que todo o passado não ia voltar à tona, Beck se depara com algo ainda pior mesmo após oito anos do ocorrido: a história parece estar voltando do passado para o presente, ao mesmo tempo em que Deck recebe estranhas mensagens. Tudo isso por que a polícia havia descoberto dois corpos enterrados no mesmo local do incidente de oito anos atrás.

“Parecia um sussurro sombrio ao vento. Ou talvez um frio na espinha. Alguma coisa. Uma canção etérea que apenas Elizabeth e eu podíamos ouvir. Uma tensão no ar. Alguma premonição. Existem desgraças que quase esperamos na vida – o que aconteceu com meus pais, por exemplo – e existem momentos sombrios, momentos de súbita violência, que mudam tudo. Havia a minha vida antes da tragédia. Existe a minha vida agora. As duas têm dolorosamente pouco em comum.”

E como se não bastasse, as investigações passam a se tornar um peso para toda a cidade e também para a sua vida enquanto que ele tenta entender o por quê das mensagens e o que de fato aconteceu há oito anos.

Minha Opinião

Como falar de uma excelente história de suspense sabendo que cada palavra pode se voltar como um spoiler? É assim que Harlan Coben construiu este livro: há tantas reviravoltas que é como se houvesse em cada capítulo ao menos um plot que te leva a pensar em diferentes possibilidades até chegar no próximo capítulo e tudo mudar.

Este foi o primeiro livro do autor que eu li e confesso que me arrependi de não ter lido as obras dele antes. Logo na contracapa a editora Arqueiro deixa uma recomendação: “se você nunca leu Harlan Coben e adora um ótimo suspense, este é o título ideal para conhecer este premiado autor”. E de fato a editora estava certa!

“- Quero saber… – titubeei. – Quero saber como você a encontrou.
– Como a encontrei?
– Quer dizer, quando você entrou no necrotério. Quero saber o que viu.”

A Arqueiro está lançando este ano a coleção Pop Chic que é dedicada em lançar livros populares a um preço acessível para o público em uma edição mais econômica. Mas não pense que é uma edição econômica qualquer. Estou falando de uma edição econômica com páginas amareladas e orelhas. Perfeito para você economizar e ainda poder conhecer Harlan Coben através deste livro.

A narrativa do autor combina perfeitamente com o ritmo da história. Quando eu reparava, estava lendo loucamente o livro querendo saber como a história iria acabar. Mas quando mais eu lia, os fatos vinham com mais velocidade e me fazia pensar e pensar ainda mais. E como se não bastasse, cada página do final do livro contava com um novo plot que deixa você às loucuras. Tive que madrugar lendo este livro para poder finalizá-lo!

“Outro mar de gente cruzou a tela da direita para a esquerda. Desgrudei o olho do relógio. Quatro, três, dois. Prendi a respiração e aguardei. Quando voltei a olhar o relógio ele marcava: 18h15min02s.
Nada tinha acontecido – mas, também, o que eu estava esperando?”

O bom do autor é que ele foi bem direto nos fatos. Ele não enrola ou cria cenas desnecessárias. Ele prefere construir todo o livro com base no desenvolvimento da história. O livro já começa direto ao ponto e depois o ritmo da história só acelera até chegar ao final com inúmeras reviravoltas.

E é interessante a jogada do autor com a investigação. Ele nos faz conduzir a um tipo de pensamento, depois nos convence de que estamos errados e logo em seguida voltamos a pensar da mesma forma.

Além da leitura ser muito fluída e ideal para aqueles que estão procurando um suspense que você pode matar em 3 dias (ou menos), a narrativa que Coben preferiu usar é muito interessante. A gente tem uma mescla de dois tipos: a primeira do próprio David Beck narrando a história e a segunda a narrativa fica em 3° pessoa para podermos acompanhar outros personagens de fora. E para todo bom livro de suspense ele termina sem pontas soltas.

NÃO CONTE A NINGUÉM

Autor: Harlan Coben

Tradução: Ivo Korytowski

Editora: Arqueiro

Ano de publicação: 2021

Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail que só pode ter sido enviado por sua esposa. Esses acontecimentos fazem ressurgir perguntas sem resposta: Elizabeth está viva? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido? Na mira do FBI como suspeito da morte da esposa e caçado por um assassino de aluguel, David contará apenas com o apoio da melhor amiga, da sua advogada e de um traficante para descobrir toda a verdade.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros