Harlan Coben autor grandemente conhecido por escrever romances policiais vem fechando algumas parcerias para adaptar suas histórias para as telas. Já houve a produção de The Five (ainda não disponível no Brasil) e também de Safe (Netflix), mas a grande novidade do momento em suas adaptações é The Stranger, que fora traduzida aqui no Brasil como Não Fale Com Estranhos e também disponibilizada pela Netflix.

A trama acompanha a vida de algumas pessoas em uma pequena cidade inglesa, uma daquelas cidades perfeitas que quase todos se conhecem e sabem da vida um do outro. Nessa cidade vive Adam Price (Richard Armitage), um advogado conhecido que possui uma vida invejável, casado com Corine (Dervla Kirwan) uma querida e popular professora. A vida aparentemente perfeita de Adam muda completamente quando uma “estranha”, vivida pela atriz Hannah John-Kamen o encontra aparentemente sem intenções, mas revela um segredo perturbador que envolve sua vida, e os membros de sua família.


Adam então por meio desse segredo acaba descobrindo que sua esposa falsificou uma gravidez e forjou um aborto. A até então “estranha” não se identifica e não revela como sabe tanto, além de que antes mesmo que ele possa tentar descobrir mais informações ela desaparece. Ao confrontar a esposa sobre a revelação ela admite ser verdade, mas precisa de tempo para se explicar, no entanto, esse momento nunca chega pois no dia seguinte ela desaparece. Deixando assim seu marido sozinho, com a cabeça cheia de perguntas junto de seus filhos sem nenhuma explicação.

A partir daí, Adam se vê cada vez mais preso em uma teia de segredos e mentiras enquanto tenta localizar sua esposa e correr atrás de saber a verdade. Em paralelo, há uma investigação em andamento sobre a aparição de um jovem encontrado nu e ferido na floresta após uma festa. Acompanhamos partir dai a detetive Johanna Griffin (Siobhan Finneran), uma mulher em busca da separação em seu atual relacionamento e as vésperas de sua aposentadoria.

Não demora muito para as pessoas entenderem que “a estranha” escolhe seus alvos e revela seus segredos como chantagem para ganhar dinheiro, como no caso de uma amiga de Johanna, Dervla Kirwan (Jennifer Saundres). Como já é esperado, a trama criada por Coben, conduz a série a abordar assuntos familiares e prova que, todos tem segredos e farão de tudo para manter eles a todo custo encobertos.

Mas a questão que fica é: O que aconteceu com Corinne? Qual a real intenção da estranha? E o quais segredos ela esconde? Todas as perguntas aos pouco e em doses emocionante, cheias de reviravoltas são respondidas ao longo dos oito episódios apresentados na série.

A trama é viciante, fala sobre a quebra de confiança e os resultado de descobrir os segredos obscuros de familiares e amigos. Fala sobre os efeitos na vida cotidiana de pessoa soterradas em mentiras. E fala sobre como quem você pensa que conhece pode ser a pior pessoa que você pode manter por perto.

Existem segredos e mistérios suficientes para movimentar a trama e tudo vai se interligando sem que o espectador tenha noção de qual vai ser o momento em que tudo se choca. As tramas paralelas acabam se conectando quase que por coincidência ou por efeitos colaterais das ações da “estranha”. À medida que os episódios passam, as ações da “estranha” se tornam questionáveis, ela possui alvos claro na cidade, mas para alguns ela é salvadora, para outros oportunista e cabe ao público chegar ao veredito no final ao conhecer suas história, sua origem.

Mas, acredito eu que seria muito interessante para a história que “a estranha” seguisse dessa maneira até o fim, pois quando as grandes revelações sobre quem ela e tudo o que lhe diz respeito vem a tona, essa revelação teria um maior impacto. Outo ponto a ser levado em consideração como negativo é o fato da polícia em nenhum momento considerar Adam suspeito, o que acaba dando liberdade de ele “realizar” o serviço da polícia e como esperado mais atrapalha do que ajuda.

A série por conta de abandonar um pouco as aparições da “estranha” acaba dando margem para outras sub tramas que surgem junto com os acontecimentos da série, mas sem dúvida, a trama principal é sobre o desaparecimento de Corine e é ai que vira uma história policial, de investigação. Felizmente no episódio final tudo é resolvido (tem que conferir tudo), os segredo finalmente são revelados e as ações da estranha são justificadas. Mas será que ter justificativas realmente tonam as atrocidades realizadas como ações benéficas?  

Algumas motivações parecem infantis, mas se o espectador se mantem atento a todos os detalhes no final tudo acaba sendo justificado. O roteiro não deixa pontas soltas dentro das tramas principais que ele levantou mas, ainda há algumas histórias que podem ser aprofundadas, servindo ai como enredo para uma possível segunda temporada.

Harlan Coben que é um dos produtores executivos da série assim como também fez parte do roteiro, mantém a parceria com Danny Brocklehurst, com quem já trabalhou na série Safe. Mas, mesmo o autor trabalhando na adaptação alguns fã acabam discordando das decisões tomadas pela direção da série, enfatizando que o roteiro não favorece a escrita de Coben. Mas a série não deixa de ser uma boa série de suspense britânica, com excelentes atuações e uma belíssima fotografia.

Uma curiosidade para os fãs é que Coben tem uma aparição na série no segundo episódio. Além disso, Charlotte Coben, sua filha assina o episódio cinco.

Não Fale com Estranhos” é um suspense policial muito vem construído e para os fãs desse gênero, a nova série da Netflix vai agradar. Para os fãs do livro fica a satisfação de ver mais uma história ganhando vida e o pensamento que a adaptação poderia ter sido mais fiel, mas funcionou e cumpriu o seu propósito nas telas, ou seja VALE A PENA CONFERIR.

NÃO FALE COM ESTRANHOS

Diretor: Daniel O’Hara

Elenco: Richard Armitage, Hannah John-Karmen Siobhan Firneran, Jennifer Saunders, Dervela Kirwan e mais

Ano de lançamento: 2020

Sinopse

Quando segredos obscuros vêm à tona, o pai de família Adam Price (Richard Armitage) parte em uma busca desesperada e implacável pela verdade sobre todas as pessoas que têm algum nível de proximidade com sua vida.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros