Nildrien, O Pergaminho é do autor nacional Manoel Batista, e foi publicado pela editora Novo Século sob o selo Talentos da Literatura Brasileira, em 2015.

Sobre o Livro

Em um mundo de fantasia medieval, mineradores em busca de riquezas acabam descobrindo um artefato em um lugar temido e libertando uma enorme e poderosa energia, que faz com quem as criaturas ali habitantes se revoltem e assassinem a quase todos eles. Um, dos dois sobreviventes, mata seu companheiro tomado pela ganância do valor que a descoberta pode ter, e espalha para os sete ventos que tem um mapa para encontrar esse valioso item na Caverna Antiga.

Esse artefato é o pergaminho que contém o registro das magias do mago mais poderoso que já habitou Nildrien, Arkross Shawron e, se cair em mão erradas, poderá por fim a paz e devastar todo esse mundo. O reino da luz, Skyllus, sabe que se o pergaminho for encontrado por Asenhar, o reino das trevas, uma nova guerra se firmará, e o mal terá a grande vantagem nas mãos.

É com esse cenário que a rainha Nalim, aliada ao Rei de Skyllus e a Haouru Thunhak, um grande guerreiro, reúne um grupo inusitado de 15 pessoas para atravessarem o reino até a Caverna Antiga e recuperar o pergaminho antes de Asenhar. É assim que personagens completamente diferentes entre si e com motivações também diversas, vão se juntar e adentrar ainda mais no mundo de Nildrien.

Reks, Histran, Karson, Kylet, Hanns, Mike, Damian, Lóris, Mistia, Hant, Ylis, Verônika, Karedrine, Marlin e Myat seguirão em direção a Caverna Antiga sem ter todas as informações necessárias, mas se utilizando das suas especialidades mágicas e habilidades específicas de cada raça para se preparar para o que os espera.


Capa e Edição

Acho a capa do livro bem bonita e diferente das normalmente apresentadas no gênero, o que pode ser um bom diferencial para o título. Porém, para um livro de fantasia, na minha opinião, algumas coisas ficaram faltando. O mundo de Nildrien é enorme e ao mesmo tempo é impossível se ter uma verdadeira noção sobre isso, já que a edição não apresenta ao leitor um mapa, o que dificulta ainda mais, já que grande parte do livro consiste nos personagens viajando de um lugar para o outro.

Falando em personagens, entra o segundo problema. São muitos personagens, muitas raças e muitos tipos de magia, além da vasta religião desse mundo, e tudo isso é atirado ao leitor dentro da história, sem maiores explicações. Isso não seria um problema se no final do livro tivéssemos um apêndice com algumas explicações sobre o mundo e quem sabe, um pequeno guia de personagens ou raças, como livros como O Trono do Sol apresentam.

Fora isso, a leitura flui bem apesar das quase 600 páginas. A história é dividida em capítulos e o livro mantém na maioria do tempo uma narração em terceira pessoa, mas também enxergamos as coisas pelos olhos de alguns personagens em alguns momentos específicos. Há alguns poucos errinhos de revisão, mas nada que prejudique a leitura ou salte muito aos olhos.

20151221_162619


Minha opinião

Como vocês já devem saber, fantasia é o meu gênero literário favorito, e me deparar com bons universos é sempre uma imensa alegria. Nildrien possui um dos mais vastos, amplos e complexos universos que eu tive a oportunidade de conhecer esse ano e isso já o posiciona bem, porém faltou algo também muito importante nesse livro: o bum da história. Acho que todo leitor anseia por aquele momento onde a revelação acontece, a surpresa se apresenta, o personagem morre, a trama muda. E em Nildrien, isso não aconteceu de forma forte o suficiente para que tirasse o fôlego na leitura.

Como falei na resenha em vídeo, exemplificando com importantes obras da literatura fantástica, um grande livro é feito da união de um universo bem desenvolvido com uma história bem estruturada e surpreendente, e aqui, esse fator faltou um pouquinho. Porém, como se trata de uma série, acredito que já com um mundo bem estruturado, a narrativa de Manoel Batista só tem a crescer nos próximos livros da série, vindo a apresentar uma trama com mais reviravoltas e mudanças do roteiro, para impactar o leitor.

Temos um vasto casting de personagens que podem tomar vários rumos diferentes na história, deixando as opções amplas para um segundo livro se desenvolver. Gostei de apreciar que cada um deles tem suas características peculiares, e que essas se manifestam em algum momento da história, firmando a personalidade de cada um. E digo que é difícil se apegar a apenas um, já que há vários que merecem espaço no coração do leitor. Cheguei ao fim do livro com 4 personagens que anseio por conhecer mais: Reks, Hanns, Karson e Josh.

20151221_162659

Nenhuma personagem feminina? Por enquanto não me afeiçoei a nenhuma delas, mas espero que no futuro, com a evolução de suas personalidades e quem sabe aparecimento de novos nomes, possa achar aquela personagem bad ass e sarcástica que eu tanto gosto, ou uma variação disso.

Esse foi um daqueles livros que fiquei com pena de dar apenas 4 estrelas, mas não posso ignorar todos os poréns da história e edição, e vou ficar no aguardo para seguir acompanhando essa trama e torcendo por um crescimento. E aos fãs de fantasia que estão sempre buscando novas opções, certamente aqui fica a minha recomendação, pois além de ter um mundo muito interessante, também é de autor nacional, e tive ótimas surpresas esse ano com os autores brasileiros.

Ahh! E uma coisa muito importante… tem dragões <3

NILDRIEN: O PERGAMINHO

Autor: Manoel Batista

Editora: Novos Talentos

Ano de publicação: 2015

Em um mundo de fantasia medieval, o despertar de uma poderosa energia em uma caverna milenar e remota faz com que os mais poderosos reinos de Nildrien se mobilizem para conseguir o artefato portador do poder: um antigo pergaminho criado pelo maior de todos os magos, contendo feitiços capazes de afetar o equilíbrio mundial.
Sem poder enviar seus mais experientes e poderosos membros, resta às forças de reinos aliados formarem um grupo de jovens aventureiros para enviá-los ao maior desafio de suas vidas: uma aventura entre guerreiros, magos e monstros que dividem um cenário onde o fantástico e a magia se mostram mais presentes do que nunca. Uma jornada que mudará para sempre a vida desses jovens, repleta de drama, ação e humor.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros