CODA, ou como recebeu o nome no Brasil, No Ritmo do Coração é uma trama adolescente produzida e roteirizada pela Siân Heder. Premiada pelo Encontra-se disponível para assistir na Amazon Prime Video.

Ruby é a única da família que escuta, os pais e o irmão mais velho são surdos. Todos estão envolvidos no negócio pesqueiro numa pequena cidade dos Estados Unidos, e todas as manhãs ela ajuda o pai Frank e o irmão Leo antes de ir à escola.

Ser uma CODA, sigla para children of deaf adults, ou filha de adultos surdos não é fácil, pois vem junto com muitas responsabilidades. E para Ruby a vida é simplesmente assim, ajudar os pais a se interarem na sociedade seja numa consulta média ou para serem ouvidos no trabalho. E se não fosse o bastante, ainda precisa lidar por ser considerada a estranha na escola. Ela se vê dividida entre suas muitas responsabilidades com a família e o grande sonho de cantar. A única com quem consegue dividir esse desejo é sua melhor amiga nas noites de música em seu quarto.

Ao entrar no coro da escola porque estava atrás do garoto que se sente atraída, Ruby vai conhecer o professor Bernardo, que percebe seu talento e a incentivará a perseguir seus sonhos. Mas isso vai contra sua lealdade familiar e o fato de seus pais não entenderem já que não escutam.

No Ritmo do Coração que apesar da trama ser voltada para adolescentes com seu estilo amadurecimento e o que fazer sobre o futuro, é muito sobre amor fraterno e as dificuldades de se desvencilhar do ninho.

Siân Heder fez um excelente trabalho ao mesclar humor e drama, e nos banha com cenários belíssimos que proporcionaram uma bela fotografia para a trama, além de uma trilha sonora muito sensorial já que as músicas tinham muito a ver com o que a protagonista estava vivenciando: os laços e a possibilidade de viver uma história de amor.

Os diálogos da trama se passa em sua boa parte na ASL, língua americana de sinais. E os atores que os interpretam são surdos na vida real, assim como seus personagens, principalemente Frank, que é cômico e rouba a cena várias vezes por não ser um pai rígido, mas muito compreensivo.

Como uma amante da língua de sinais, digo que esse filme além de muito carsismático foge do clichê de colocar os surdos em uma posição invisibilizada, mas sim donos de seus próprios destino e pessoas muito batalhadoras.

E se você é do tipo que gosta de assitir filmes ganhadores de prêmios, aqui está mais um motivo para conferir No Ritmo do Coração, pois foi a grande revelação do Festival Sundance de Cinema de 2021. Ganhador de quatro prêmios na competição dramática dos EUA: Grande Prêmio do Júri, Prêmio do Público, Melhor Diretor (Siân Heder) e Melhor Elenco (Eugenio Derbez, Emilia Jones, Marlee Matlin, Ferdia Walsh-Peelo). Corre na Amazon Prime Video!

NO RITMO DO CORAÇÃO

Roteiro: Siân Heder

Diretor: Siân Heder

Elenco: Emilia Jones, Marlee Martlin, Troy Kotsur, Eugenio Derbez e mais

Ano de lançamento: 2021

Sinopse: Conta a história de uma família com deficiência auditiva que comanda um negócio de pesca em Gloucester, nos Estados Unidos. Ruby (Emilia Jones), a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e o irmão surdo com as atividades do dia-a-dia. Mas por conta disso, ela é vista como alguém estranha em sua escola, isso até ela se juntar ao coral, onde acaba se envolvendo romanticamente com um de seus colegas e começa a fazer amizades. Com o tempo, ela percebe que tem uma grande paixão por cantar e seu professor a encoraja a tentar entrar em uma escola de música, já que sua voz é linda. Enquanto isso, sua família luta para pagar as contas com o negócio de pesca, pois novas taxas e sanções são impostas pelo conselho local. A jovem, então, é aceita para a faculdade de Berklee, onde poderá seguir com o canto, mas ela precisa decidir entre continuar ajudando sua família ou ir atrás de seus sonhos.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros