Nove Desconhecidos é um livro da autora Liane Moriarty, lançado em 2019 pela Editora Intrínseca.

Sobre o livro

Yao está no seu primeiro dia como aprendiz de paramédico e é chamado para atender sua terceira emergência, uma mulher que estava passando muito mal em seu local de trabalho.

Em seguida, o livro dá um salto para dez anos depois, e conhecemos Frances, Ben, Jessica, Tony, Carmel, Lars, Zoe, Napoleon e Heather. Nove pessoas, cada um com sua história de vida, que se encontram em um retiro de dez dias na Tranquillum House.

“Namastê e bem-vindo à Tranquillum House, onde um novo você o aguarda!”

Tudo parece muito perfeito, entretanto as coisas começam a soar um pouco estranhas com algumas normas muito rígidas do local e logo eles percebem que algo não parece estar acontecendo da forma como deveria.


Minha opinião

Já conheço a escrita da autora, Liane Moriarty há um tempo. Gosto muito da forma com que ela cria a narrativa e como as peças se ligam pela metade-final dos seus livros. Entretanto, mesmo sendo uma autora com histórias muito bem avaliadas no Skoob e no Good Reads, esse livro não tem tantas estrelas como os outros. Mas, resolvi dar uma chance porque achei que a história tinha uma premissa um pouco diferente das outras. E não me arrependo.

Em Nove  Desconhecidos, Liane brinca com o leitor, apresentando aos pouquinhos cada personagem. Cada capítulo intercala o ponto de vista e sempre no final ficamos tentados a saber um pouco mais da vida desses desconhecidos.

Para mim, a leitura fluiu muito bem. Mesmo tendo 464 páginas, eu nem percebi quando cheguei na página 200. Mas, a partir desse momento, vi que o ritmo decaiu.

A reviravolta que acontece em Tranquillum House é algo que já se esperava, e não me surpreendeu tanto. Inclusive, acredito que o objetivo de autora não era causar uma grande surpresa ao leitor, e isso, infelizmente, não dá para entender apenas lendo a sinopse, uma vez que ao lê-la aparenta até mesmo ser um livro que girará em torno de um grande mistério.

Mas, o que realmente acontece é que a leitura nos proporciona um entendimento dos motivos que levaram os personagens a buscar aquele retiro/SPA, a Tranquillum House. A autora nos apresenta à vida de todos, nos mostra todos os caminhos difíceis que tiveram de tomar.

Um exemplo disso é Frances, uma escritora de muitos romances best-sellers que chegou a uma certa idade onde as editoras já exigem-na outro tipo de histórias, as quais ela nunca escreveu. E, seu último romance foi rejeitado por sua editora, o que a fez perder a cabeça e buscar ajuda.

Mas mesmo com esse problema eminente, conhecemos muito mais sobre sua vida, principalmente a amorosa, e vemos quantos dilemas ela já enfrentou. E os capítulos narrados por ela sempre vem acompanhados de um toque de humor, que em alguns momentos fazem o leitor rir.

“Os problemas das outras pessoas eram muito simples; os nossos é que costumam ser mais complexos” – Frances

No decorrer da leitura, acompanhamos os personagens na tentativa de resolução dos seus conflitos. Ali tem gente que buscou ajuda porquê ganhou na loteria e não consegue lidar com isso, outros porquê acham que o ex marido se cansou do seu corpo e foi em busca o de uma mulher mais nova, e outros até mesmo pelo luto de perder um familiar.

E, também conhecemos a mentora do SPA, uma mulher que causa inveja em muitas pessoas e fundou a Tranquillum House baseada em suspeitas promessas de resolução. Acredito que o papel dela seja uma crítica nem tão sutil à grande quantidade de métodos inovadores e – nada- seguros que se vendem mundo a fora hoje.

“Os riscos eram calculados. Os riscos eram justificados. Ninguém sobe uma montanha sem riscos.”

Pela metade da história, percebi que algumas descrições exageradas fizeram com que o leitor não conseguisse dar continuidade num ritmo fluído da leitura; a sinopse eleva as expectativas, dando parecer um livro de suspense; e uma resolução muito rápida decepciona um pouco.

Mesmo com esses pontos negativos, a história conseguiu me prender, principalmente até a metade do livro, e gostei muito de ler novamente um livro da Liane Moriarty e poder ver uma história com peças tão desconexas chegar ao fim bem amarrada.

NOVE DESCONHECIDOS

Autor: Liane Moriarty

Tradução: Julia Sobral Campos

Editora: Editora Intrínseca

Ano de publicação: 2019

Nove pessoas se reúnem em um spa bem distante da cidade. A quilômetros da civilização, sem carro nem celulares, elas não têm qualquer contato com o mundo exterior. Apenas tempo para pensarem em si mesmas e se conhecerem melhor. Algumas estão lá para perder peso, algumas para tentar recomeçar a vida, outras por razões inconfessáveis até para elas mesmas. No meio de tanto luxo e mimo, sucos e meditação, todos sabem que vão precisar se esforçar nos próximos dez dias. Mas ninguém é capaz de imaginar o tamanho do desafio. Frances Welty, escritora de romances best-sellers, chega à Tranquillum House com um problema nas costas, um coração partido e um corte no dedo extremamente dolorido. Ela logo fica intrigada com os colegas de retiro — a maioria não parece precisar de fato de um spa. Mas quem mais a deixa curiosa é a diretora. Será que ela tem as respostas que Frances nem sabia que estava procurando? Será que Frances deve colocar suas dúvidas de lado e mergulhar em tudo que o spa tem a oferecer? Ou é melhor fugir enquanto é tempo? Não demora muito para que todos os hóspedes estejam se fazendo esta pergunta.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros