Abyss ou O Abismo Mágico é uma novela coreana transmitida em 2019 e distribuída internacionalmente pelo serviço de streaming da Netflix.
A trama acompanha Cha Min (Ahn Hyo-Seop/Ahn Se Ha), um homem que, após ser abandonado pela noiva nas vésperas do casamento, decide pular da cobertura de um prédio, mas arrepende-se e tenta se salvar quando é atingindo por uma entidade sobrenatural e morre em consequência da queda involuntária. Porém, como o ser sobrenatural fez com que Cha Min morresse antes da hora, ele é recompensado com o direito a retornar dos mortos por meio de um objeto chamado “abismo mágico”.
Cha min retorna, porém com uma grande diferença: sua aparência não é a mesma de quando ele morreu. Os seres sobrenaturais lhe explicam então que, quando uma pessoa retorna dos mortos, ela assume a aparência que possuía em suas almas e não em seus corpos. Cha Min que, para os padrões de beleza da sociedade, nunca foi considerado um homem bonito, volta com uma feição e um corpo completamente diferente, o que o impede de retomar a sua antiga vida. Após a explicação, os seres sobrenaturais entregam o Abismo Mágico para Cha Min e o aconselham a utilizar com sabedoria, já que ele teve a sorte de poder voltar a vida.

Ele então decide procurar sua melhor amiga e antiga paixão de escola, Go Se Yeon (Park-Bo-young/ Kim Sa Rang), uma promotora de justiça que é considerada uma das mulheres mais bonitas para o padrão estético social e que sempre ignorou a atenção que Cha Min dedicava a ela, colocando-o apenas como um amigo. Se Yeon é uma importante promotora de sua época e acumula grandes casos em sua carreira, mas falhou na investigação de um crime contra uma adolescente e até hoje esse caso a persegue. É para ela que Cha Min quer contar o que aconteceu com ele. Contudo, algo terrível e inesperado acontece com Se Yeon na noite em que eles tentam se ver: ela é brutalmente assassinada.
Cha Min então utiliza o abismo mágico para trazer Se Yeon de volta. Ao retornar, ela volta com aparência de sua alma, perdendo a beleza majestosa que possuía antes e adquirindo um rosto considerado “comum” para os padrões estéticos. Juntos, os dois tentam descobrir um meio de retomar suas vidas e de descobrir quem está por trás do assassinato de Se Yeon, principalmente quando eles percebem que Cha Min foi colocado como o principal suspeito do crime.
O Abismo Mágico foi uma deliciosa surpresa que recebi após a indicação de uma amiga. Comecei a ver sem nenhuma expectativa, o que me fez ficar surpreendentemente encantada com cada um dos personagens em cada momento da trama! Um dos elementos que mais apreciei foi o fato de que o drama desenvolve de forma excelente os personagens, os relacionamentos e a investigação policial. Em 16 episódios, nenhum desses três fatores fica de fora de ter um plot bem preparado e conseguimos gostar tanto das cenas de suspense investigativo quanto das cenas de drama, romance e comédia.
A novela consegue equilibrar muito bem todos esses elementos, fornecendo ao espectador uma ótima história investigativa, com um plot que não envolve descobrir quem foi o assassino – já nos primeiros episódios isso é revelado para o espectador– mas sim descobrir quando os personagens vão encontrar o culpado e como o culpado vai despistar os investigadores. Além de envolver cada peça do drama na questão da investigação, ainda acompanhamos como funciona a dinâmica de uma delegacia coreana e as relações entre os funcionários, bem como suas inimizades que podem ou não causar problemas para eles no futuro. Se Yeon é uma das protagonistas mais incríveis que já vi e boa parte disso deve-se ao seu cargo como promotora. Como Cha Min não conhece nada desse universo, é Se Yeon que o faz tomar cuidado com usos de cartão de créditos, com idas a casas de parentes que não irão mais recolhê-lo e que explica como funciona o trabalho de compreender o crime e achar quem o cometeu.

Chá Min também é um personagem incrível. Romântico, sensível e empático com os outros, conhecemos a fundo a sua insegurança com a aparência que resulta numa nova perspectiva dele ao se encontrar em um corpo tão diferente do que ele viveu a vida inteira. Cha Min ainda segue apaixonado por Se Yeon desde a época da adolescência, mas sempre a viu como algo inalcançável e ter ele lidando com esses sentimentos é extremamente divertido de acompanhar. Além disso, ele cresce demais com o passar dos episódios, envolvendo-se na investigação e descobrindo cada vez mais mistérios sobre as interferências de sua mãe na sua vida, sobre o motivo de sua noiva ter fugido e até mesmo alguns segredos sobre os reais sentimentos de Se Yeon por ele.
Outros personagens também são maravilhosos e prendem a nossa atenção ao drama: o detetive Park Dong Cheol (Lee Si Un) é o delegado que passa a investigar o caso de Se Yeon e em torno deles vamos ter um dos núcleos mais legais de humor. A ex-noiva de Cha Min também tem um dos plots mais interessantes envolvendo um passado com uma família instável e que se conecta com a investigação de Se Yeon e Cha Min de uma forma inesperada.
O romance entre os personagens é uma graça a parte da novela, com eles sendo tão amigos quanto tendo magoas entre si, principalmente por Se Yeon ter mantido Cha Min a distância e feito ele sentir que isso se devia a sua antiga aparência. Os flashbacks contam mais da trajetória deles desde a época da escola e revelam que o amor entre eles já existia antes de o abismo mágico aparecer em seus caminhos.
Talvez um dos poucos pontos negativos da trama seja que a questão dos padrões de beleza poderia ter sido mais discutida. O roteiro guia o espectador para a moral sobre como o que realmente importava era o modo como os personagens eram em suas almas e não em sua aparência, mas mesmo esse aspecto fica um pouco de lado. Fora esse aspecto, considero que o dorama tem mais pontos positivos do que negativos.

A atuação do elenco é excelente, Ahn Hyo-Seop é ótimo em interpretar Cha Min tanto nas cenas de drama quanto de comédia e sua parceria com Park Bo-young dá ainda mais química ao casal. Park Bo-Young foi também uma excelente escolha para dar vida a personagem de Se Yeon, fornecendo ótimos momentos de tensão nas investigações, assim como momentos de romance e de drama. A direção também mescla muito bem as cenas de passado e presente, destacando momentos de ação e perseguição de uma forma que prende o espectador, aliando isso com uma ótima trilha sonora que fica marcada nas nossas cabeças.
Como um todo, O Abismo Mágico é uma novela que possuí humor, drama e suspense em todas as doses necessárias para fazer o espectador se viciar na trama, além de fornecer ótimos debates sobre violência doméstica e a propagação midiática de casos criminosos que ora ajudam e ora atrapalham as investigações. Se você gosta de histórias investigativas com bons personagens e interessantes núcleos de amizade, romance e relacionamento familiar, O Abismo Mágico é uma excelente escolha de dorama para conhecer.


O ABISMO MÁGICO
Diretor: Yoon Je-Won, Moon Soo-Yun
Elenco: Ahn Hyo-Seop, Park Bo-young, Ah Se Ha, Han So Hee, Kim Sa Rang, Kwon Soo Hyun, Lee Shi Un, Lee Soo Min, Sung-jae Lee
Ano de lançamento: 2019
A trama é sobre um homem e uma mulher que morrem tragicamente e são dados uma outra chance na vida através de um abismo mágico. Go Se Yeon foi uma bela, talentosa e inigualável promotora que trabalhou no escritório público do Distrito de Seul, mas que se envolve em um acidente fatal e morre. No entanto, devido ao misterioso abismo mágico, Go Se Yeon é revivida, mas em uma aparência totalmente diferente. Ela agora possui uma aparência comum baseada em quão “bom” seu espírito era em sua vida anterior. Cha Min era o herdeiro da maior empresa de cosméticos da Coreia, mas também era um homem inteligente, humilde e de bom coração. Embora ele tenha uma quantidade impressionante de riqueza, ele se considerava pouco atraente e era inseguro quanto a sua aparência. Assim como Go Se Yeon, Cha Min sofre um acidente e morre. Devido ao misterioso abismo mágico, ele volta à vida como um homem extremamente bonito, tão brilhante quanto seu espírito em sua vida anterior. Go Se Yeon e Cha Min começam a trabalhar em um escritório de advocacia e decidem investigar o incidente mágico.