Conhecido por sua adaptação em animação pelo Studio Ghibli, O Castelo Animado da escritora britânica Diana Wynne Jones recebeu uma nova edição brasileira em 2021 pela Galera Record. A arte é de Isadora Zeferino.

Sobre o Livro

Em um mundo repleto de magia, Sophie vive conformada de que todas as coisas interessantes oferecidas pelo mundo serão de suas irmãs mais novas, estaria feliz simplesmente conversando com os chapéus que enfeita na loja a madrasta. Seu destino entediante muda, entretanto, ao ser amaldiçoada pela Bruxa das Terras Desoladas.

Lia muito e logo se deu conta de que tinha pouca chance de um futuro interessante. Para ela isso foi uma decepção, mas mesmo assim continuou feliz, cuidando das irmãs e preparando Martha ara buscar sua sorte quando chegasse a hora.

Agora uma senhora de 90 anos, Sophie deixa a vida simples para trás e vaga sem rumo até encontrar o castelo do famoso Mago Howl. Lá, aceita a ajuda do demônio Calcifer para reverter o feitiço, sob a condição de libertá-lo de seu pacto com Howl.


Minha Opinião

Como uma parcela considerável do mundo, soube da existência dessa história pelo filme animado japonês; o que não esperava era que a sensação do livro fosse tão semelhante à da adaptação.

A fantasia de O Castelo Animado está presente a todo momento, mas a forte ênfase na “normalidade”, nas cenas do cotidiano como arrumar a casa e visitar lojas, tornam o cenário mais interessante e imersivo ao leitor da mesma forma que o filme é um deleite visual de elementos contrastantes.

Sophie é a melhor guia imaginável para esse universo mágico. A personagem consegue nos fazer sonhar com grandes aventuras porque, como a maior parte de nós, é terrivelmente normal.

Por causa das baixas expectativas que sempre teve para si mesma, mesmo quando está cercada de mágica, ela está satisfeita como idosa, limpando um castelo e dando bronca nos moradores. Sua tranquilidade é tão contrastante com o caos do mundo ao redor que é igualmente engraçado e relacionável.

Quando parei para relembrar o enredo, fiquei impressionada com a quantidade de elementos da história. Além do conflito principal da maldição de Sophie, todos os personagens que encontra em sua jornada têm seus mistérios, do “devorador de corações” Howl até o espantalho animado que saltita pela montanha. Em 366 páginas somos informados sobre príncipes desaparecidos, bruxas do mal, romances proibidos, trocas de identidade e até uma guerra; são tantos pontos a serem conectados que é surpreendente como ainda assim a autora consegue explorar tudo o que planejou com tanta perfeição e manter o leitor aproveitando calmamente toda a bagunça.

O melhor é que todas as peças desse quebra-cabeça mágico que é a história e as loucuras que acontecem com o passar das páginas se encaixam de forma extremamente satisfatória no final.

A mínima crítica que tenho para a história, na verdade, é o relacionamento entre Sophie e Howl, que avança de “incomodo” para “amor” de forma um tanto súbita. Não causa um grande incomodo, mas considerando como a adaptação é famosa por mostrar uma dinâmica encantadora entre eles, é difícil não criar uma expectativa.

O Castelo Animado é um livro mágico e imersivo, que aquece o coração e faz o leitor sonhar junto com sua protagonista. Perfeito para os amantes de filmes do Studio Ghibli e boas histórias fantásticas.

O CASTELO ANIMADO)

Autor: Diana Wynne Jones

Tradução: Raquel Zampil

Editora: Galera Record

Ano de publicação: 2021

A vida terrivelmente normal de Sophie muda quando é transformada em idosa por uma bruxa. A solução para seus problemas aparece na forma dos moradores de um castelo ambulante, entretanto, para voltar ao que era, ela deve se envolver nas aventuras do Mago Howl e nas bizarrices mágicas desse mundo.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros