O Imperdoável dos Mortos é um lançamento nacional de 2021, pela Voe editora, do autor Allyson Kato.

Sobre o livro

O ano é 1819 e o mundo vive a mercê de seus próprios conflitos. E, enquanto tenta se recuperar das últimas grande batalhas, uma nova ameaça se ergue ao leste. Uma que ninguém previu e ninguém consegue explicar. Os mortos invadiram o mundo e eles viajam mais rápido do que as notícias de sua chegada.
Em busca de descobrir o que está acontecendo, o jovem marinheiro Wilhelm, órfão e entusiasmado por conhecer o mundo, ele é enviado para descobrir o que está acontecendo. E essa talvez não seja a aventura que ele estava procurando.
Quem também se encontra em meio ao conflito é Clauzwitz e Willington, dois oficiais que precisam usar de sua experiência contra Napoleão para encontrar formas de sobreviver e derrotar essa ameaça.


Minha opinião

Pra quem gosta de fantasia histórica, O Imperdoável dos Mortos traz um prato cheio para os leitores que apreciam ver traços da história sendo modificados por aspectos diferentes. Aqui, o autor pega o período pós-guerras napoleônicas e apresenta um casting de personagens que esteve diretamente envolvido com o conflito, tendo que se virar em uma situação completamente inusitada e impensável.

O Duque Wellington, por exemplo, que é um dos nosso protagonistas, foi uma personalidade real, que comandou os ataques em Waterloo, sendo um dos responsáveis pelo recuo de Napoleão, ganhando assim bastante destaque e notoriedade. Essa situação de alguns anos anteriores é relembrada aqui, e usada como artifício.

Pra ajudar com algumas das situações que são tiradas direto da nossa história real, o autor traz uma sessão de “Pílulas da História”, onde ele relata algumas curiosidades sobre situações e personalidades que utilizou para compor a trama, situando o leitor que talvez não esteja tão familiarizado com o período.

Sobre a situação do livro, acho que é bem mais comum pensarmos em mortos vivos num contexto mais contemporâneo, como resultado de algum avanço científico que não deu certo ou de alguma doença que evoluiu e, portanto, exercitar isso num período passado foi algo bem interessante.

Uma das coisas sobre essa época que é marcante é o fato das comunicações serem bem mais lentas, isso faz com que a notícia do que está acontecendo ser lenta e praticamente vencida pela chegada das próprias criaturas. E isso aumenta ainda mais a tensão do que está se desenvolvendo. Com o decorrer da narrativa podemos acompanhar a evolução da situação e como quem está bem à frente do conflito, com o decorrer do tempo, consegue uma preparação mínima, devido a todo o tempo que se passou e finalmente notícias terem chegado antes do tormento.

O autor divide o livro em vários atos, que acabam se subdividindo em dois momentos da trama. Essa segunda parte que veremos mais a frente no livro é onde começamos a entender de onde essas criaturas vem e o que realmente está acontecendo aqui. Confesso que a mudança drástica do cenário que eu já estava acostumada me tirou um pouco do mood da história e eu demorei pra me adaptar ao novo ritmo que estava sendo imposto.

Uma outra coisa que me chamou a atenção é em como às vezes os personagens põe de lado o perigo para fazerem coisas mundanas e, com isso, acabam sendo pegos não tão desprevenidos assim, já que escolheram ignorar a situação. Nesse contexto, algo que vale ressaltar também é que é um livro bem focado em personagens masculinos, tendo bem poucas personagens femininas.

O livro tem menos de 400 páginas e tem capítulos super curtos, o que ajuda bastante no ritmo da trama. E, se como eu mencionei, você super curte esse entrelaço entre ficção e história real, especialmente desse período específico, acredito que você possa curtir bastante acompanhar essa situação bastante inusitada em que esses personagens se colocaram.

O Imperdoável dos mortos está disponível tanto na versão física como em e-book e você também encontra ele no Kindle Unlimited!

O IMPERDOÁVEL DOS MORTOS

Autor: Allyson Kato

Editora: Voe

Ano de publicação: 2021

Nações vêm e vão, são e foram, porém, em 1819, o destino dos muitos bravos e bravas, foi um fim. Se eles, pelos soubessem… Não se mexe com os mortos… Ele não sabia o que acontecia, ninguém sabia, só que vieram do leste. Wilhelm é órfão de marinheiro daqueles que têm o amor dissolvido em cada porto. Jovem, varapau e de feição desajustada, é entusiasmado pela ideia de sair pelo mundo. Felizmente, conseguirá, infelizmente, na época errada. Em meio a rumores incomuns, Wilhelm e seus amigos foram enviados para esclarecer um mistério. O que descobriram se revelou muito mais perverso do que imaginavam. Em 1819 os mortos invadem o mundo, destroçando os vivos por onde seu enxame passa. No campo de batalha Clauzwitz e Wellington, o duque que derrotou Napoleão, precisarão mostrar o talento para enfrentá-los com tudo o que a humanidade ainda tem, pois são a última esperança da humanidade. Os mortos, entretanto, não param… não importa o caminho que se tome.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros