O Instituto é do escritor Stephen King. Ele foi lançado em 2019 pela Suma.

Sobre o livro

O jovem Luke Ellis é um prodígio. Com apenas 12 anos, esse garoto já avançou na escola e está pronto para entrar na faculdade. Com uma família bem estruturada, uma vida confortável e pronto para alavancar os seus estudos e vida profissional, ele não tem nada com o que se preocupar. No entanto, tudo pode estar prestes a mudar.

Certa noite, após uma decisão que mudaria a sua vida, o garoto é levado de casa e vai parar em um estranho lugar. Conhecido apenas como “O Instituto”, o local parece abrigar crianças com estranhos poderes. E, o que Luke sempre acreditou ser algo normal, pode se revelar perigoso. Mover as coisas com a mente já não parece tão divertido.

“O objetivo para o uso das crianças não precisa ser o fim: pode ser apenas o começo!”

Neste lugar com tanta dor e sofrimento, Luke conhecerá outras crianças que também possuem dons. Enquanto sofrem nas mãos desses terríveis adultos, uma mudança poderá ocorrer. Eles não esperavam que um gênio como Luke e uma pessoa tão especial quanto o pequeno Avery pudessem causar tantos problemas. Eles descobrirão que levaram as duas piores crianças para o Instituto. E Tim Jamieson, um ex-policial, que vive em uma pequena cidade da Carolina do Sul, poderá causar ainda mais problemas para esse Instituto.


Minha Opinião

Eis um livro que me causou um misto de sentimentos. Ele é divertido, relembra fatos importantes de outras obras do King e também nos deixa extremamente desconfortáveis. Para os fãs da Torre Negra, como eu, tenho uma notícia: prepare-se para encontrar referências. Na verdade, as referências são tantas, que não sei se consegui reunir todas. Elas vão desde Carrie e a Incendiária até Salem e Rita Hayworth e a redenção de Shawshank (conto que originou o filme “Um Sonho de Liberdade” – 1994). Confesso que não temos tanta originalidade nessa história. King uniu alguns elementos que já foram explorados em outros de seus livros e criou um novo cenário. Mas, reforço que, isso não atrapalha em nada a leitura. Muito pelo contrário, sentimos ainda mais curiosidade pelo o que ele nos reserva.

Luke é um garoto encantador. Não apenas pela sua genialidade, mas por toda a essência que ele carrega. Notamos desde o começo que, apesar da inteligência acima da média, ele ainda possui uma inocência de criança. Durante a narrativa, notamos sua evolução e perda desta mesma inocência. Ele amadurece rapidamente, passa a desacreditar em certas coisas e ganha forma de adulto. Tudo o que ele passa molda o novo Luke que conheceremos.

Avery é o tipo de garoto que sofreu por ter tanto poder. Todo esse poder faz com que ele perceba as pessoas e o mundo de forma diferente. Ele não evoluiu como os outros e possui certa dificuldade em entender sua situação. Por isso, a amizade das outras crianças do Instituto, principalmente Luke, serão de suma importância para esse pequeno.

“Grandes eventos se apoiam em pequenos suportes.”

O Instituto é a grande figura dessa história. Uma instituição que persiste há anos, que ninguém sabe qual a real funcionalidade ou quem está por trás disso. Para os fãs da Torre Negra, acredito que vocês já possuem uma ideia sobre quais são as respostas para essas perguntas. Durante a leitura, me senti extremamente desconfortável com a maldade dos funcionários desse lugar. Lembrando sempre que a crueldade e violência eram empregadas em crianças. Isso torna tudo muito pior.

Como muitas história do King, dois eventos aleatórios, que parecem não ter nenhuma ligação, se encontram ao final. Acho incrível essa capacidade que ele tem de juntar duas coisas tão diferentes, mas que fazem sentido em algum momento. Também teremos muitas descrições de características e lugares, clássico do King, para nos situar no ambiente e criar empatia e intimidade com os personagens centrais. Além disso, outro fato que chama a minha atenção, é a capacidade que ele possui de encaixar referências de suas outras histórias, unindo tramas distintas e fazendo algo tão banal ter importância.

“Sabe, Jaimeson, essa vida que achamos que levamos não é real. Não passa de uma brincadeira de sombras e eu vou ficar bem feliz quando as luzes se apagarem. No escuro, todas as sombras desaparecem.”

O ex-policial Tim Jaimeson também será muito importante para a trama. Pode parecer que ele não se encaixe muito bem na história que será contada, mas, confie em mim, ele será um elemento necessário para todo o desenrolar da narrativa. Notaremos desde o começo que apesar dele ser uma pessoa muito boa, perdeu o ânimo pela vida. Por isso, torcemos por ele desde o começo.

E, claro, como sempre espere algo chocante vindo de King. Ele continua perverso e sem apego algum aos seus personagens. Uma leitura para relembrar grandes clássicos e se maravilhar com a escrita desse escritor. Recomendo muito para todos os fãs, não apenas os da série do pistoleiro Roland. É possível se encantar por essa história, mesmo não conhecendo as demais obras.

 

O INSTITUTO

Autor: Stephen King

Tradução: Regiane Winarski

Editora: Suma

Ano de publicação: 2019

O novo livro de Stephen King, o Mestre do Terror, traz uma história inesquecível sobre um grupo de crianças com talentos especiais que precisam se unir para derrubar um grande mal. No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos. Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos. Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto. Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros