O Lado Obscuro é um livro da autora Tarryn Fisher. Sua publicação é de 2019 pela Faro Editorial.

Sobre o Livro
Senna acorda desorientada, num lugar estranho, vestindo roupas que não são suas e descobre estar na companhia de alguém que ela há muito tempo não vê. Isolada no meio de um nada repleto de neve, com recursos escassos, ela sabe que precisa encontrar um jeito de sair dali. Acontece que a fuga pode não acontecer assim tão cedo, e com certeza não se dará de maneira fácil e sem luta. Então ela trava uma batalha contra quem lhe sequestrou e lhe faz reviver momentos que ela prefere manter no passado. Ela vai decifrando as pistas que poderão, ou não, tirá-los dali. Ela briga, porque se condicionou a ser a única que dá a última palavra. A que decide sair de perto. A que abandona, porque o contrário é cruel demais e ela não se permite mais passar por isso.
“ ‘A vida que você escolhe viver é a essência do que você é.’ Eu sou um animal lutando pela sobrevivência. Nada mais. Nada menos.”
Ela luta com o homem sequestrado com ela e deixado para morrer naquela cabana ao seu lado; porque ele é a única pessoa que a conhece de verdade e o único ser por quem ela se tornaria vulnerável novamente. Juntos eles fazem tudo, por mais doloroso que seja, para se manterem sãos. Para continuarem inteiros. Mas a pior e mais dolorosa batalha? É a que ela trava incansavelmente com ela mesma, para se manter de pé. Para entender o que está acontecendo. Para permanecer viva… Pelo tempo que ela tiver. Tic Tac.
Minha Opinião
Eu costumo gostar bastante das obras da Tarryn. A partir do momento que eu entendi o tipo de literatura que ela escreve, a partir do momento que eu parei de esperar que seus livros fossem clichês e salpicados de doçura e inverdades (que os autores geralmente colocam na narrativa para amenizar os baques) eu acabei me tornando uma fã. Depois que eu percebi que ela é uma artista que esviscera a vida ao colocá-la nas páginas e apresentá-la para nós, eu percebi que seus livros são densos. Tensos. Reais numa proporção que pode acabar ofendendo, incomodando e causando extremo desconforto nos leitores mais sensíveis ou desavisados de seu talento. De sua veia ruim.
Tendo tudo isso muito claro a priori, eu mergulhei nessa leitura. Demorei séculos para concluí-la porque ESTE NÃO É UM LIVRO LEVE. Nem fácil. A Senna é uma personagem cheia de camadas que vão sendo descascadas ao longo da narrativa, e que vão se entrelaçando com características da própria autora, com pedaços de outras obras suas, e vão moldando uma protagonista tão complexa que é inclusive difícil entendê-la logo de cara. Mostrando o passado para que o leitor compreenda o presente, deixando migalhas pelas páginas como pequenas pontas que vamos amarrando com o tempo, a Tarryn vai construindo uma teia de suspense dolorosa, uma trama carregada no drama, uma história impactante que tende a se embrenhar até nos corações com o mais difícil dos acessos.

“As vozes são, e sempre serão, temerosas demais para falar tão alto quanto um livro. É por isso que os escritores escrevem, para dizer coisas em voz alta com tinta. Para dar movimento aos pensamentos. Para fazer sentimentos inertes e silenciosos soarem alto e forte.”
Isso porque enquanto Senna e Isaac buscam entender os motivos do sequestro, tentam sobreviver com cada vez menos recursos, lutam para manter a sanidade quando a loucura é muito mais atrativa; o leitor vai sentindo na própria pele o peso que estes personagens carregam. É uma história que nos coloca na posição de parar e pensar: “Sério que eu me considerava uma pessoa azarada? Sério que eu reclamei da minha vida? Sério que eu achei meu sofrimento absurdamente grande? É impossível não se fazer estes questionamentos. É mais impossível ainda terminar esta leitura e não ficar em posição fetal chorando por um tempo infinitamente longo.

O livro é dividido em três parte: Na primeira a gente conhece os protagonistas, cativos, dando indícios de que havia uma relação entre eles antes do sequestro. Eles se mostram completo opostos: ela uma escritora solitária, complexa, com tendência a comportamento auto lesivo e que não deixa ninguém se aproximar verdadeiramente. Ele um cara extremamente empático, que trocou a música pela medicina e que tem como objetivo de vida salvar vidas, inclusive a sua. Portanto, após conhecê-los, na segunda parte a ligação entre eles é explicada, e se tratando de Tarryn é bom não esperar que seja uma história de amor tipo contos de fadas. E na terceira parte, a mais devastadora de todas, é quando o leitor percebe onde realmente foi se meter ao começar essa leitura. Que é tensa e tão doída que recomendo parar para respirar sempre que possível.
É por isso que este não é um livro para qualquer leitor e nem para ser lido em qualquer momento. Ele fala sobre perda, sobre abuso, sobre luto, sobre morte, sobre todos os tipos de sofrimento que uma mente inquieta pode ser capaz de pensar. Ele pode despertar gatilhos diversos e pode deixar ao término da leitura uma sensação de desesperança digna de grandes desastres. Mas, independentemente de tudo isso, ele pode ser aquele tipo de leitura que de tão visceral acaba mudando, mesmo que um pouquinho, nossa visão de mundo. Nossa maneira de enxergar a vida. E eu torço com todo meu coração que ele seja exatamente isso para você, assim como foi para mim.


O LADO SOMBRIO
Autor: Tarryn Fisher
Tradução: Fabio Alberti
Editora: Faro Editorial
Ano de publicação: A2019
Considerada a obra mais visceral de Tarryn Fisher, você entenderá porque leitores de vários países o elegeram como um dos livros mais especiais de suas vidas.Quando a escritora Senna Richards acorda na manhã de seu aniversário, ela não está em seu quarto. Raptada e trancada numa casa em meio a uma tempestade de neve, ela precisa decifrar as pistas ligadas ao seu passado para conseguir fugir. Forjada pela dor, moldada pelo abandono, Senna se tornou uma mulher que destrói antes de ser destruída…Apenas uma pessoa conseguiu atravessar suas barreiras e conquistar sua confiança, mas isso aconteceu há muitos anos…“Isaac era um estranho, mas foi capaz de enxergar minhas feridas mais do que qualquer outra pessoa.”O cirurgião Isaac encontrou Senna em um momento de caos e vulnerabilidade, depois de um furacão que lançava cinzas sobre suas feridas. Ele a ajudou quando ninguém mais pôde, mas agora, tudo está diferente. Depois de tanto tempo distantes um do outro, os dois estão presos na mesma cabana, e podem ser consumidos por recordações que esperavam esquecer. Além do perigo que os cerca, a escassez de comida e água, e os jogos perigosos do raptor, um sentimento antigo começa a despertar, ameaçando romper novamente as defesas de Senna, o que pode ser fatal.