O Mar Infinito é o segundo livro da trilogia A 5ª Onda, do autor Rick Yancey. O livro foi publicado aqui no Brasil em 2015 pela editora Fundamento.

Sobre o Livro

*Esta resenha contém spoilers do livro anterior

No primeiro livro tivemos a introdução sobre o que aconteceu na Terra e quais foram as Ondas que varreram grande parte da população do planeta. Caminhamos com Cassie em sua busca pelo resgate do seu irmão e descobrimos o que era realmente a, 5ª onda e como ela agia sobre as pessoas. Em uma manobra de resgate, vimos Evan colocando a garota na frente da sua raça e a ajudando.

Agora uma nova etapa começa: o que fazer? para onde ir? onde se esconder?

“Mentiras dentro de mentiras dentro de mentiras. Dissimulações e contradissimulações. como uma miragem no deserto, não importa quanto se corra em sua direção, ela fica eternamente na distância. Encontrar a verdade era como perseguir o horizonte.”

Cassie, Sam, Ben, Esp e os outros garotos estão escondidos em um prédio, mas sabem muito bem que não podem permanecer ali por muito mais tempo. Ben está baleado e muito mal, portanto quem toma a frente e sai em busca de um novo abrigo é a Especialista. Porém, mal sua jornada vai começar e ela será interceptada pelos Outros e é ai que toda a história desse segundo livro começa a se desenrolar.

Enquanto isso, os que ficaram no esconderijo vão ter que lidar com as ameaças a sua volta e, principalmente, os conflitos que surgem entre eles.

Minha opinião

20160318_171612

20160318_171551

Estava com um pouco de receio de ler esse livro pois via as pessoas gostando menos dele do que do primeiro, e, logo de cara, já descobri porquê. Em A 5ª Onda, apesar de termos os pontos de vista do Sam e do Ben, o livro é focado na Cassie e nas coisas que acontecem com ela em sua jornada, fica claro que ela é a protagonista em quem devemos nos apegar. Em O Mar Infinito o foco muda e a personagem central aqui é a Especialista.

Enquanto vemos Cassie apenas em conflitos pouco interessantes com os garotos, sua dúvida sobre Evan e a incerteza do que vai acontecer a seguir, Esp é quem está onde a ação e o que realmente importa nesse livro acontece. E, apesar de ela ser uma boa personagem, não tem o mesmo carisma que a protagonista de A 5ª Onda, que todo leitor já gostava.

Dessa forma é preciso de acostumar a ter o foco voltado para outra pessoa e encontrar na Especialista a motivação da leitura. No começo parece um pouco vago e repetitiva a história que se passa com ela, mas não se engane, é essa personagem que vai nos mostrar a verdadeira história por trás dos Outros e da trama desenvolvida no primeiro livro.

“No minuto em que decidirmos que uma pessoa não importa, eles vencem.”

Por mais que pouco tempo se passe no livro e aparentemente pouco aconteceu, principalmente com Cassie, Sam, Ben e o resto do pessoal, a revelação do fim do livro muda tudo e abre um leque completamente novo de opções para o que virá em A Última Estrela e para as reações e decisões de cada personagem e isso realmente me deixou bastante curiosa.

Mais do que tirar o foco de Cassie, o que mais me chamou a atenção foi o quanto ela perde o propósito e a força depois que encontra o Sam. Agora seu desejo é esperar Evan voltar, por mais que isso não seja uma certeza que acontecerá. Parece que a personagem enfraqueceu e isso nunca é bacana.

Com relação a edição, achei muito bonita, principalmente a capa que veio com alguns efeitos de brilho onde há a luz, sendo bem mais caprichada que a edição de A 5ª Onda. Os capítulos são novamente divididos por ponto de vista e também temos algumas inserções de pontos separados que ajudam a compreender a história, bem como memórias do passado.

O Mar Infinito apresenta uma trama menos complexa e cumpre o seu papel de segundo livro, interligando o começo do fim, porém, fiquei feliz na escolha desse livro para largar a bomba, pois se ela viesse somente no meio de A Última Estrela, provavelmente teríamos muito pouco tempo para desenvolver a trama até o final de forma coerente.

O que eu espero do terceiro livro é uma história cheia de ação e reviravoltas, com máscaras caindo e verdades reveladas. Imagino que alguém central também possa morrer, já que há uma certa dualidade em alguns aspectos e um ou outro personagem dispensável. A Última Estrela chega no Brasil ainda no primeiro semestre, segundo a editora, e agora nos resta esperar para descobrir o desfecho dessa história.

4estrelas

20160318_171452

Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável. Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros