Esta série brasileira original Netflix produzida por José Padilha se baseia nos momentos críticos da política brasileira com a Operação Lava Jato.

Continuando com as investigações mais a fundo, Verena (Caroline Abras) e sua equipe da Operação Lava Jato descobre coisas mais fundas do esquema de corrupção envolvendo grandes empresas.

Com a Polícia Federal na cola de Ibraim (Enrique Díaz), um dos doleiros das empresas, o grande esquema de corrupção está ameaçado a ser descoberto. Enquanto isso Ruffo (Selton Mello) ex-delegado e taxado de louco, decide contrariar as leis e seguir nas investigações até o fim.

O grande esquema de corrupção que vai ser descoberto no decorrer desta temporada é o mesmo que refletiu na queda de uma presidente com um impeachment seguido de uma crise econômica drástica. E esse grande esquema – como em uma pirâmide de cartas – tenderá a desmoronar quando uma destas cartas contar tudo. E tudo indica que é o doleiro Ibraim que fará isso.

Esta série traça um grande passo para a narrativa da Operação Lava Jato que assolou o Brasil chacoalhando a política brasileira e as empresas públicas e privadas. Neste ponto da série vemos importantes momentos que muitas vezes as pessoas deixaram de se informar sobre o que de fato levou à grande crise econômica e política no país.

Cenas como impeachment da Dilma, ascensão de Temer, prisão do Lula, eleições de 2014, manifestações públicas... todos estes momentos são muito bem retratados nesta série.

Apesar de muito polêmica, esta temporada ganhou um diferencial da anterior por se posicionar politicamente. Assim deixa um ar de dúvidas sobre o que de fato é verdade ou mentira para aqueles que irão questionar o que se afirma nos momentos mais drásticos com a queda da presidente.

Mas antes de tudo, é uma série de qualidade excepcional. Por mais que se posicione politicamente nos últimos episódios, ela mantêm uma qualidade excelente. Traz um lado ficcional para construir uma boa trama política e policial e ao mesmo tempo deixa margem para mostrar os momentos históricos de nosso país como foi o caso do impeachment e das manifestações nas ruas juntamente com a prisão de um ex-presidente.

É muito importante não só vermos uma série de produção nacional como também deveríamos estar por dentro de assuntos como este que afetou nossas vidas de uma forma direta ou indireta. De qualquer forma a ideia que o diretor José Padilha teve de converter um momento atual e polêmico como este no contexto da Lava Jato em uma série de suspense político e policial, nos faz dar outros olhos para a realidade e nos ajuda a tornarmos mais reflexivos com o que vemos.

Duvido muito que você não vá se prender no início ao fim. Cada episódio é como uma bomba relógio. Nos últimos ela está prestes a explodir. E quando explode, a gente vê muita coisa acontecendo.

O MECANISMO (2° TEMPORADA)

Diretor: José Padilha, Elena Soárez.

Elenco: Selton Mello, Carol Abras, Enrique Diaz.

Ano de lançamento: 2019

Ruffo e Verena continuam tentando descobrir a verdade por trás do Mecanismo, mas vão perceber que, num jogo de cartas marcadas, quanto mais você investiga, mais feia a coisa fica.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros