O Pintor de Memórias é da autora Gwendolyn Womack e foi publicado pela primeira vez no ano de 2015 e trazido ao Brasil pela Editora Record no ano de 2016.

SOBRE O LIVRO

20160626_123638

A história começa em um cenário perturbador, onde quadros estão espalhados pelas paredes… Aparentemente eles não possuem relação alguma com o pintor ou mesmo uns com os outros. Exceto pelo fato de que todos eles retratam momentos muito íntimos da vida ou da morte de alguém.

Bryan Pierce acorda no meio da noite sujo de tinta e de frente a uma nova obra a qual, aparentemente, ele acabara de pintar. No entanto, ele não se lembra de ter se dirigido ao “estúdio de pintura”, muito menos de ter pintado, mas é capaz de se lembrar de uma vida inteira que não a dele, ele estava lá.

“Eu sou Bryan Pierce, estou aqui e agora. Eu sou Bryan Pierce, estou aqui e agora.”

A verdade é que Bryan é capaz de reviver as memórias de outras vidas, de outras pessoas. Ele não podia dizer como, simplesmente acontecia. Quando era apenas um garotinho as visões começaram. Os pais o levaram a médicos e psicólogos na esperança de que alguém pudesse explicar o que estava acontecendo. Aos poucos ele conseguiu convencê-los de que as visões haviam cessado, mas, aparentemente, elas o acompanhariam por toda a vida.

Em Boston, sua cidade natal, Bryan teve sua cabeça “invadida” por Orígenes Adamantius, um sacerdote da Roma Antiga, sobre o qual acabara de retratar. Sua exposição era na noite seguinte e ele simplesmente sabia, não importava o motivo, mas aquele novo quadro deveria fazer parte dela.

O que Bryan não poderia imaginar era que alguém além dele já tivesse “vivido” aquela lembrança. O fato de Bryan ter, por acaso, selecionado sua nova obra para a exposição fez com que ele se aproximasse de alguém diferente, assim com ele.. Seu nome é Linz, e ela também, estava lá.


MINHA OPINIÃO

Imagine-se viajando sem sair do lugar, ou melhor, conhecendo histórias de vidas passadas, descobrir como era estar em cada uma delas, e tudo isso, sem poder dividir com outra pessoa, simplesmente pelo fato de você ser diferente. Essa é a vida de nosso protagonista. Desafiador, certamente.

Sempre que acorda, Bryan adquire novas habilidades, como por exemplo, falar outras línguas e ser um hábil jogador de xadrez. Durante toda a vida Bryan se perguntou se seriam apenas isso: sonhos, ou se seriam memórias.

Por muitas vezes durante a leitura fiquei me perguntando como seria. Primeiramente poderia parecer um sonho para qualquer um de nós possuir tal “poder”, mas até que ponto as lembranças podem ser boas? Ou o quanto poderia ser agoniante receber memórias que não fazem parte de você, ou pior, aquelas que fizeram parte de você em outro tempo, sem poder mudá-las, por piores que fossem. Qual seria o final desta vida? Sem dúvida alguma, todas essas questões me fizeram me interessar cada vez mais pela leitura e me prenderam até o início de um novo capítulo.

Lino Jacobs é uma jovem neurocientista que dedica a vida a decifrar genes que ajudam o cérebro a criar memórias, mas isso não a ajuda em nada quando se trata de ter o mesmo sonho que o de um estranho. Ou talvez, isso significasse que ele não fosse realmente um estranho.

Todas as questões impostas aos protagonistas com relação a si mesmos e suas próprias lembranças fazem das descobertas uma surpresa tanto para eles quanto para o leitor que acompanha, memória à memória, a história da vida, ou melhor dizendo: “das vidas” dos dois personagens.

“E se houvesse substância química capaz de ajudar a lembrar as vidas passadas? E se essas vidas passadas pudessem conduzir ao verdadeiro amor? E se elas revelassem que, por milhares de anos, um inimigo mortal conspira para mantê-los separados?”

20160626_123546

Os capítulos, em sua maioria curtos, trazem uma comodidade maior ao leitor, uma vez que cada um deles transita entre a vida de diferentes pessoas. Mesmo assim, a escrita da autora nos conduz facilmente entre as memórias sem causar incômodo algum. A edição foi detalhada em folhas amarelas e em palavras de fácil entendimento, apesar de algumas vezes retratarem vidas de muitos anos atrás.

Enfim, dizer que a história me chamou atenção desde quando me foi apresentada não descreve a sensação de acompanhar e percorrer cada nova trama dentro desta. Acompanhar os protagonistas em seu desenvolvimento perante o dom que possuem é uma experiência sem igual.

O PINTOR DE MEMÓRIAS

Autor: Gwendolyn Womack

Editora: Record

Ano de publicação: 2016

Os sonhos de Bryan e Linz não são como o de outras pessoas. Eles são mais intensos, mais reais… quase como se vivessem outras vidas. Os dois experimentaram muitos prazeres e sofrimentos, de intrigas na corte do Japão Medieval ao Renascimento em Bruges. Eles parecem interligados, aparentam ter uma conexão poderosa, mas que é constantemente perturbada por um inimigo, cujo plano apenas Bryan e Linz podem impedir que se concretize.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros