Atenção!

O livro apresenta conteúdo violento, além de descrições detalhadas sobre procedimentos de autópsia.

O segredo dos corpos é um livro dos autores Dr. Vincent Di Maio e Ron Franscell, publicado pela Editora Darkside Books, em 2017.

Sobre o livro

Dr. Vincent é um médico legista que atua nos Estados Unidos. Neste livro ele fala um pouco sobre sua carreira, a sua decisão em ser médico legista, e sobre alguns casos em que já trabalhou. Aqui, o médico conta um pouco sobre os bastidores do seu ofício e como o médico legista trabalha a serviço da verdade.


Minha Opinião

Acho que nunca fui tão surpreendida por um livro. Antes de realizar a leitura, achava que poderia ser um pouco exaustivo pelo fato de contar sobre a vida do médico, e confesso que tinha um pouco de receio por pensar que ele poderia tornar a narrativa um pouco pretensiosa, mas foi bem o contrário que encontrei.

Dr. Vincent Di Maio consegue nos mostrar por seus relatos sobre sua carreira e as dificuldades que encontrou. Vindo de uma família italiana, seu pai também era médico legista e seus filhos cresceram vendo esqueletos humanos dentro do carro. Para o filho, hoje médico, ele afirma que sempre entendeu que a morte deveria ser respeitada, e talvez por isso tenha buscado saber como ela pode nos dizer a verdade.

“Adoramos o desafio de juntar as peças do quebra-cabeças para desvendar a verdade. Não me vejo fazendo qualquer outra coisa.”

Durante a exposição dos casos no livro, ele optou por contar toda a história da pessoa antes de terem chegado em suas mãos. Um caso específico em que uma mãe cujos filhos sempre estavam indo às pressas para o hospital, é contado nos mínimos detalhes daquela história, relatando a vida toda daquela mulher, antes mesmo do nascimento dos filhos.

O médico também atuou em casos muito polêmicos, como um ocorrido em 2012 na Flórida em que um jovem negro é morto por um morador que fazia uma espécie de “ronda” num bairro. Foi um caso extremamente noticiado pela mídia, e na época teve até pronunciamento do ex presidente Barack Obama. Vicent nos conta todos os detalhes e como a interferência da mídia nesse caso foi desastrosa para dar continuidade ao desenrolar do processo. O mais interessante de casos polêmicos é a forma com que tentam comprar o depoimento do médico legista.

“Querem que o legista corrobore suas ilusões para que possam seguir em frente, oficialmente eximidos de culpa.”

Ele também atuou em casos que até hoje seguem de uma forma inconclusa do ponto de vista médico legal, como foi o caso do famoso produtor musical Phill Spector, que em 2003 na Califórnia, saiu para beber e na madrugada se ouviram disparos em sua casa. Logo após a polícia encontra o corpo da atriz Lana Clarkson dentro da sala da mansão.

Mas, além dos casos em si, a escrita do autor é fácil, fluída e instigante. No final de cada caso ele sempre nos relata o que aprendeu enquanto profissional e ser humano, e acho que aqui é o ponto chave, porque as reflexões dele são interessantíssimas.

“Eu ainda fico chocado com pessoas que se recusam a acreditar em monstros. Não percebem que há gente aí fora capaz de cortar a garganta de alguém só para ver se a faca está afiada?”

Eu não esperava ter gostado tanto desse livro, foi uma surpresa muito boa, e mesmo sendo fatos reais e que nos deixam tristes, achei interessante poder saber um pouco mais sobre a vida do médico e seu ofício.

Um aviso: o livro contém algumas descrições e imagens violentas. Apenas recomendo a leitura para pessoas que gostam do tema.

O SEGREDO DOS CORPOS

Autor: Dr. Vincent Di Maio & Ron Franscell

Tradução: Lucas Magdiel e Eduardo Alves

Editora: Darkside Books

Ano de publicação: 2017

Há mais de 40 anos, ele desvenda segredos daqueles que já se foram, muitos de forma misteriosa e violenta. Não há nada de místico em seu trabalho. Devoto da ciência, o Dr. Vincent Di Maio é um dos mais renomados médicos forenses dos EUA, e ele resolveu dividir tudo o que aprendeu com os mortos em seu livro O Segredo dos Corpos.CSI, Dexter, O Silêncio dos Inocentes, True Detective. A medicina forense tem sido uma fonte constante de inspiração para grandes narrativas policiais. Uma tradição que remonta às primeiras histórias de Sherlock Holmes no século XIX. Mas será que a arte imita mesmo a vida ― ou, nesse caso, a morte? O que realmente acontece numa autópsia? Você não precisa mais morrer de curiosidade. Ler O SEGREDO DOS CORPOS é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula sobre patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol.PEGUE SEU BISTURI:O SEGREDO DOS CORPOS disseca casos surpreendentes que ajudaram a construir a reputação do legista. Como a exumação de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy. Ou a investigação pela morte do adolescente Trayvon Martin, em 2012, na Flórida, crime que acabaria impulsionando o movimento Black Lives Matter, de denúncia contra o racismo na sociedade norte-americana.O livro apresenta ainda casos reais de serial killers que ainda aterrorizam o imaginário popular. E num capítulo especial, o autor questiona o alegado suicídio de Vincent van Gogh. Atendendo a um pedido de Steven Naifeh e Gregory White Smith, coautores de Van Gogh: A Vida, biografia do pintor, Di Maio analisou o caso e acredita que a marca da ferida revelara que o tiro não poderia ser “auto-infligido”.A verdade nua e crua é o que você pode esperar em O SEGREDO DOS CORPOS. Escrito a quatro mãos, duas delas no bisturi do Dr. Vincent Di Maio e as outras duas do veterano escritor Ron Franscell, parceiro de Vincent Bugliosi (autor de Helter Skelter), o livro revela surpresas a cada página. Conheça a história da medicina legal, as curiosidades de uma profissão que aparenta ser tão mórbida e sombria, e as razões que levam alguém a dedicar toda sua vida a pesquisar os mortos.O SEGREDO DOS CORPOS é um dos finalistas na categoria de não ficção do Edgar Allan Poe Awards de 2017, e chega ao Brasil pela DarkSide® Books. O livro faz parte da coleção Crime Scene®: histórias reais, indicadas para quem tem o espírito investigador e não se assusta facilmente. Entre os títulos da coleção estão Casos de Família, Serial Killers – Louco ou Cruel? e Serial Killers – Made in Brazil, os três de Ilana Casoy; a premiada biografia Manson, de Jeff Guinn; e o best-seller Serial Killers, Anatomia do Mal, de Harold Schechter.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros