O Tipo Certo de Garota Errada é um livro de romance nacional da autora A. C. Meyer publicado em 2018 pelo selo Galera da editora Record.

SOBRE O LIVRO

Nascida de uma família da alta sociedade, onde se seguem rigorosamente as regras, Malu parece estar na família errada. Aos dezessete anos ela já é uma garota presente nas festas, que fuma, bebe e tem cabelos coloridos, longe de ser a garotinha perfeita do papai. Porém, mesmo para tentar agradá-lo e não ser vista como a ovelha negra da família ela ingressa na faculdade de Direito, como quis o seu pai. E é em seus primeiros dias de rotina nova que ela conhece Rafael, um garoto lindo e simpático que já está no final do mesmo curso e ao oferecer ajuda à Malu os dois acabam ficando amigos, com o tempo, melhores amigos. Uma amizade que se tornou tão forte a ponto de fazerem um trato entre si, de terem uma amizade colorida, uma relação aberta que não envolva sentimentos. Afinal, Malu gosta mesmo é de ser livre e Rafa não quer relacionamento sério com ninguém.

“Meus pais eram frios, indiferentes e distantes. Não me lembrava de receber beijos e abraços que não fossem de babás ou empregadas, que, escondidas dos dois, tentavam fazer de tudo para que eu tivesse uma criação normal. Talvez por isso eu tivesse me tornado tão carente mais tarde. Eu era uma pessoa que necessitava de contato físico, do tipo que gosta de pegar, tocar, segurar, que fala com as mãos e aprecia profundamente o calor humano.”

Mas é inegável que os sentimentos de Malu e Rafa vão muito além de amizade e fica cada vez mais difícil tentar esconder o amor que sentem um pelo outro. Sendo assim, a solução mais fácil que encontram para driblar esse amor é se afastando um do outro. Mas justo quando isso acontece o destino resolve pregar uma peça e Malu precisa fazer uma escolha que vai mudar sua vida para sempre.


SOBRE O LIVRO

Com uma escrita bastante fluida em uma narrativa em primeira pessoa do ponto de vista de Malu e também de Rafa, encontramos aqui uma história que de início nos entrega apenas um romance bobo, cheio de clichês mas que logo vira a mesa trazendo questões sérias e o que seria um livro gostosinho de se ler acaba se tornando uma leitura intensa.

Porém, mesmo que eu tenha gostado dessa grande reviravolta, infelizmente o livro ficou bem abaixo das minhas expectativas, sendo cansativo e tendo resoluções que não me agradaram. Além de tudo, a escrita da autora é simples e o tema apesar de causar curiosidade, teve um desenvolvimento decepcionante.

A sinopse nos apresenta a uma personagem peculiar e clichê. A filhinha do papai que é a ovelha negra da família. Malu não tem os mesmos gostos profissionais que seu pai quer para ela, ela gosta de ser livre, de colorir o cabelo, sair para festas, fumar, beber. Ou seja, O tipo certo de garota errada. No entanto, não é isso que a história nos mostra. Temos uma personagem de cabelos coloridos, que fuma, bebe e se diverte porém sua personalidade de menina tímida, recatada e virgem, não condizem nada com o que esperamos encontrar com suas características de garota errada e isso me faz questionar, se eu fumo, bebo e gosto de dançar e ter cabelos de outras cores quer dizer então que sou a menina errada? Mas em cima de quê é esse julgamento? Até porque Malu é virgem até 20 e poucos anos, então ela não é tão errada assim, ou é? Com esses questionamentos que fiz a mim mesma, não consegui entender o porque de nos apresentar um tipo de personagem e entregar outro.

” Rafa, a última coisa que eu quero é perder você e sua amizade. Você é tudo o que eu tenho. Mas, assim como você , não quero um relacionamento. Não quero ficar presa e depender da presença de alguém para ser feliz. Você sabe que não acredito nessas merdas românticas.”

Me incomoda muito em uma leitura sobre relacionamento, seja ele qual for, a falta de diálogo entre os personagens. Malu e Rafa dizem ser melhores amigos, porém não são capazes de dizer que se amam além da amizade e preferem criar um trato bobo de “pega mas não se apega” ao conversarem sobre o que realmente sentem um pelo outro. É agoniante ver o sentimento transbordando entre os dois e eles simplesmente escolherem se afastar do que se envolver.

O que eu também não entendi por parte do Rafa. Pois no início ele nos deixa claro que ele não quer relacionamento sério com ninguém, mas quando percebe que realmente ama sua melhor amiga começa a namorar outra pessoa, o que não faz sentido nenhum. E aí para não ficar tão estressante esse envolvimento dos dois, um destino cruel é inserido na história, e Malu precisa então mudar totalmente sua vida, mas ela escolhe o caminho mais fácil que é de desistir de tudo. Simples e puramente porque descobre que Rafa esta namorando.

Malu tem uma família que não aceita que ela não seja advogada, e seu pai até bate nela e a chama de vagabunda por querer ser pintora. Uma cena exagerada de crueldade somente para nos dar um motivo de que a escolha de Malu não é pelo amor à Rafa, mas sim por toda sua vida da qual ela diz “não ter ninguém”. Mas eu sinceramente só consegui enxergar “se eu não tenho ele, não quero mais nada.” E em meio a tantos movimentos feministas, é difícil ler uma historia da qual a protagonista ame mais um homem do que a si mesmo. É complicado escrever todas as minhas razões para não ter gostado desse livro sem dar spoiler. Mas é mais ou menos um enredo simples, com bastante drama e um final fácil em que TUDO se resolve.

Quando um livro me causa tantos sentimentos conflitantes e negativos, é quase impossível encontrar pontos positivos nas história. Mas eu gostei da escrita da autora. Apesar de ser simples, ela tem uma forma muito doce com as palavras e suas frases são cheias de sentimentos, e com certeza foi esse tipo de narrativa que não me deixou largar o livro. Uma escrita que te prende, mesmo que a história não faça isso, a leitura é envolvente.  Este foi meu primeiro contato com a autora porém este não é seu primeiro livro, e por conta disso não pretendo dar uma segunda chance, mesmo que ela seja uma autora de sucesso, infelizmente não é uma autora para mim.

O TIPO CERTO DE GAROTA ERRADA

Autor: A. C. Meyer

Editora: Record

Ano de publicação: 2018

Divertida e cheia de referências musicais, a nova história de amor de A.C. Meyer é a companhia perfeita para quem está vivenciando os primeiros desafios da vida adulta. Escolher uma profissão, ajustar a relação com a família, sair da casa dos pais, faculdade, descobrir talentos pessoais, aprender a se relacionar. Ufa. o início da vida adulta não é nada fácil. Principalmente se você não é exatamente aquele tipo certo de garota. Aquele que frequenta todas as aulas da faculdade que o pai escolheu e sabe o que quer. O orgulho do papai e da mamãe. Aquele tipo de garota com o cabelo perfeito e hábitos saudáveis. Malu não é nada disso. Por outro lado, ela vive plenamente, como se cada dia fosse o último, e nada parece abalar sua coragem e determinação. Em meio a um problemático relacionamento com os pais, ela começa a faculdade de Direito a contragosto e lá conhece Rafael. Rafa está terminando o curso e os dois se tornam inseparáveis. Mas é só amizade. Até outro sentimento começar a falar mais alto. Com a atração se tornando incontrolável Malu e Rafa se permitem viver uma relação sem compromissos: livre, mas ao mesmo tempo intensa e apaixonada. Até que o destino os coloca diante de uma armadilha cruel. Pode o amor ser mais forte que o medo de amar?

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros