O Último Dia é uma publicação de 2018 do autor nacional Tiago Villela.

Sobre o livro

Daniel e Mario são irmãos. O primeiro trabalha em uma gigante rede social que dita as regras de comportamento das pessoas e faz dela muitos reféns desprevenidos. O outro está envolvido em uma nova empresa que está desenvolvendo algo revolucionário para a indústria da beleza e tem muitos investidores importantes.

Cercados pelas mentiras e disfarces de ambos os mundos, eles unem forças para tentar contra atacar e tentar, pelo menos, frear um pouco as loucuras que estão sendo incorporadas na sociedade através das mega corporações. Afinal, quem não ficaria tentado com um medicamento que esconde todos os sinais físicos da velhice?


Minha Opinião

Acho que a coisa mais interessante sobre esse título, acima até do que a história desenvolvida aqui, são todos os questionamentos sociais feitos aqui através da mente de um dos personagens.

Nós, humanos enquanto sociedade consumidora de diversas mídias e produtos, somos influenciados diariamente a fazer decisões de compras, seguir padrões de beleza, passar a crer em o que um certo grupo considera certo, escolher um lado político, optar pelo politicamente correto e uma série de outras normativas que vão aos poucos moldando como vivemos e interagimos com o outro.

Quem luta diariamente com o espelho, em especial, vai entender o quanto padrões de beleza massacram as pessoas e em especial as mulheres. E é, partindo de uma dessas reflexões sobre como nos comportamos frente aos avanços sociais que sai o plano de fundo desse livro: o desenvolvimento de um produto capaz de fazer desaparecer os sinais da velhice, blindando os mais ricos de mostrarem sua verdadeira idade e os sinais do tempo. Não seria incrível?

Porém, como o próprio autor questiona aqui, o problema é que na maioria das vezes, visando o lucro, não se pensa nas consequência que certos desenvolvimentos vão ter na sociedade a longo prazo, varrendo toda uma geração em direção ao consumo e deixando para o futuro os males disso.

É contra esse tipo de coisa, refletida aqui nessa empresa que desenvolveu o milagroso produto que nossos protagonistas vão voltar seus olhos. O interessante é que eles não são diretamente prejudicados por toda a situação, é bem mais sobre um sentimento de injustiça de forma total, pelo descaso em refletir sobre as consequências.

Vamos ter a narrativa indo e vindo entre passado e presente e vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos irmãos e pequenos fatos que podem ter contribuído para a forma como eles pensam hoje.

Minha única ressalva com relação ao livro é que ele acaba por focar bem mais no desenvolvimento da história dos dois irmãos do que no background social das consequências do produto posto no mercado. Por serem apenas 150 páginas de história, esse cenário, que é tão interessante, fica de lado e perde um pouco a força, quando poderia ser o apelo principal, pois, ao meu ver, é uma ideia muito bacana e que teria bastante para ser explorado.

O texto, mesmo com as várias reflexões é bastante fluído e a leitura transcorre bem. é um daqueles livros para você devorar em um dia. O final chega de forma bem abrupta e de certa forma também fica um pouco aberto a interpretação, exigindo então do leitor um pouco de imaginação, o que ao meu ver não é algo ruim.

A edição física tem capa soft touch, mas sem orelhas e o ebook está grátis para quem assina o Kindle unlimited na plataforma da Amazon.


O ÚLTIMO DIA

Autor: Tiago Villela

Editora: Independente

Ano de publicação: 2018

A mentira é o melhor atalho para conseguir aprovação social. Mas há um problema. Em um ambiente onde todos mentem, não há vencedores. O sentimento da fraude em cada individuo permanece, mas a cobiça da mentira alheia não deixa de existir. A obsessão coletiva por prolongar a juventude com a ajuda da tecnologia dividiu a sociedade de forma irreversível. Daniel, funcionário exemplar, está cansado de compactuar com a grande máquina por trás da maior rede social do mundo. Mario, um prodígio conhecido por ter problemas de comportamento, convence o irmão a se rebelar contra o monopólio da corporação mais inovadora e poderosa que já existiu. O irmão mais novo tenta encontrar através da palavras a real motivação que o leva a arriscar a própria liberdade, enquanto memórias do passado o obrigam a relembrar a infância nômade e a falta que sente da menina que fez o ruído do mundo desaparecer.


Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros