Atenção!

Este livro contém assuntos a respeito de pedofilia e suicídio.

Onde Está Daisy Mason?, de Cara Hunter, foi publicado em 2021 pela editora Trama.

Sobre o Livro

Daisy Mason, uma garotinha de apenas oito anos, desaparece em uma festa realizada por seus pais em sua própria casa. Nenhum dos convidados notou sua ausência, e não parece haver nenhuma pista no local da festa.

O detetive Adam Fawley, responsável pelo caso, acredita que o culpado seja alguém que a vítima conhece, considerando que isso é um fato em nove de dez casos, o que significa que alguém está mentindo. Correndo contra o tempo para encontrar Daisy, ele também precisa lidar com questões pessoais que essa investigação trouxera à tona em sua cabeça.


Minha Opinião

A história é narrada a partir de dois pontos de vista: um em terceira pessoa, abordando outros policiais, outras situações e também acontecimentos do passado. O segundo é em primeira pessoa, que ocorre no presente, a partir da perspectiva do detetive Adam Fawley.

A perspectiva do detetive acrescentou bastante dos assuntos pessoais dele, os quais me deixaram muito curiosa, pois havia acontecido algo com seu filho que não estava claro o que, como, e tais informações foram sendo entregue aos poucos.

Outra estratégia que atiçou minha curiosidade e me manteve presa ao livro foi o fato de a autora apresentar um fato com potencial importante para a trama do desaparecimento de Daisy, e encerrar o capitulo sem esclarecer ou confirmar e também não fazer isso logo em seguida. E, mesmo que o que era apresentado no capitulo seguinte não fossem as explicações que eu buscava, ainda eram interessantes. Dessa forma o livro não se tornou maçante em momento algum.

Outro aspecto que tornou a narrativa muito boa para mim foi justamente a investigação ocorrer pelo ponto de vista da polícia. Já li outros livros com a trama envolvendo desaparecimentos, mas era, mesmo que com investigação, de uma perspectiva externa. Desse modo, foi inédito e ao mesmo tempo familiar, como livros policiais envolvendo assassinato, mas dessa vez com desaparecimento.

A história possui várias descobertas e fatos novos sendo apresentados a todo momento, formando uma história bastante minuciosa, o que demandou uma maior atenção, principalmente nos detalhes. Então, fica aqui a minha dica: esteja atento!

O livro também traz a perspectiva da mídia, além do noticiário, principalmente através do Twitter. Nele, as pessoas faziam especulações e acusavam, com uma certa certeza, quem acreditavam serem os culpados. Fica nítido como as pessoas conseguem ser cruéis e a internet pode ser nociva em casos assim. Para mim, a autora foi muito clara em sua crítica.

A leitura estava se mostrando uma experiência incrível em razão de todos os pontos que apresentei e “Onde está Daisy Mason?” tinha tudo para ser um livro cinco estrelas. No entanto, ele se mostrou uma grande decepção.

Para mim finais são cruciais, sendo um ponto importante para a minha percepção a respeito de uma história, podendo afetar, e muito, a minha relação com a mesma. Infelizmente, o desfecho de “Onde está Daisy Mason?” foi completamente frustrante.

As coisas começaram a decair para mim quando, ao se aproximar do fim, uma história que antes era cheia de detalhes, começa a ser contado de forma apressada. Apesar disso, isso parece se tornar insignificante perto do desgosto que a resolução do caso me causou.

Começa pelo fato que, em minha opinião, o desfecho é completamente nonsense. Além dos motivos não ficarem claros e não serem desenvolvidos, os apresentados são completamente absurdos e considerando a complexidade do plano, o responsável me parece totalmente inverídico.

Outro aspecto mal desenvolvido é a relação entre duas pessoas que são de extrema importância para a resolução, onde não há nenhuma explicação de como foi feita a aproximação, como o relacionamento evoluiu ou como chegaram a um acordo, por exemplo. O livro apresenta o plano, mas a sensação que ficou foi de “cadê o resto?”. Essa falta de esclarecimento já deixou algo que não fazia sentido nenhum ainda mais confuso.

Um dos personagens importantes para o desfecho mal aparece na história, sendo uma pessoa que não passaria na minha cabeça em momento algum – até porque seus motivos não ficam claros e o que foi mostrado é superficial.

Preciso comentar que é apresentando como os fatos teriam ocorridos, mas ao encaixar essas informações com o epilogo inúmeras perguntas/dúvidas surgiram, o que contribuiu para me deixar confusa, além de brechas para possíveis furos.

O sentimento que o final de “Onde Está Daisy Mason?” me causou, se assemelha muito ao que senti com o de “Por Trás de Seus Olhos” (os fatos ocorridos nos livros não são parecidos de forma alguma). Concluo que ambos têm o intuito de chocar o leitor, surpreender com uma resolução que ele dificilmente pensaria e funciona para muitas pessoas, acredito que a maioria, mas infelizmente não funcionou comigo. Por isso, quem tem interesse em ler deve fazer, pois pode ter uma experiência positiva.

E para finalizar, como todo o resto foi bom para mim e fiquei curiosa a respeito de mais sobre a vida do detetive, que está em segundo plano, com certeza irei ler outro livro da autora caso seja lançado no Brasil (e espero que seja).

ONDE ESTÁ DAISY MASON?

Autor: Cara Hunter

Tradução: Edmundo Barreiros

Editora: Trama

Ano de publicação: 2021

Ontem à noite, Daisy Mason, uma garotinha de oito anos de idade, desapareceu de uma festa de família. Ninguém naquela discreta e silenciosa rua residencial viu nada — ao menos é o que estão dizendo. Mas como é possível uma criança desaparecer sem deixar rastros? O detetive Adam Fawley precisa manter a mente aberta e desconfiar de cada ação suspeita. No entanto, ele sabe que, em cada dez casos como este, nove revelam que o culpado é alguém que a vítima conhece. Isso significa que alguém está mentindo… e que, para Daisy, o tempo está se esgotando.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros