Os Observadores, adaptado do livro de A. M. Shine de mesmo nome, é um filme de terror lançado em 2024. Na estreia de Ishana Shyamalan como diretora, temos Dakota Fanning, Georgina Campbell, Olwen Fouére e Oliver Finnegan no elenco.

Mina (Dakota Fanning) deseja evitar o passado, ignorando as mensagens da irmã e aceitando a oferta de um trabalho longe da cidade em uma data que traz lembranças cruéis.

No meio do caminho, seu carro para de funcionar e ela se vê perdida em uma floresta densa. A situação se torna ainda mais assustadora quando uma mulher aparece, pedindo para segui-la até uma construção de parede de vidro antes que o sol se ponha e os perigos da noite tenham a chance de caça-la.


“Os Observadores” é um filme polarizador. Era um dos meus filmes mais antecipados de 2024 e, mesmo que não tenha superado minhas expectativas, ainda conseguiu ter uma saldo mais positivo do que negativo. É compreensível, no entanto, todas as decepções e notas baixas que recebeu.

A ambientação é incrível. Para os amantes de florestas, neblina e inverno, a natureza por si só provoca um misto de fascínio e medo, com suas árvores altas e imensidão; esse cenário tão “puro” torna a construção com parede de vidro onde os personagens se abrigam ainda mais desconcertante. O que há em uma floresta comum que poderia ter tanto interesse em observar outros?

O conceito e explicação para toda a situação é exatamente o tipo de narrativa que me atrai, parece mais uma fantasia sombria do que um típico terror com monstros. Entretanto o resultado poderia ser muito melhor caso o filme se comprometesse a aprofundar todos os pontos que apresenta.

São muitas as ameaças apresentadas em Os Observadores e, infelizmente, nenhuma é bem executada o suficiente para sustentar a expectativa de quem começou a assistir.

As criaturas em si são um bom exemplo: são misteriosas, com silhueta, movimentos e comportamentos assustadores, mas o filme exagera nas dicas e vislumbres, fazendo que o impacto de sua aparência perca a força na parte final. Também senti falta da ansiedade dos personagens em serem observados todas as noites, eles estavam mais dedicados a conflitos internos do que no fato de estarem a uma fina parede de distância de seres desconhecidos e perigosos.

Algo que deveria ser um dos pontos mais forte da história e que deveria acrescentar a tensão é a relação entre as pessoas. Há momentos de convivência normal, então revolta, são perdoados, então temos mais um conflito… Considerando a situação em que estão, seria mais interessante mostrar a importância dessa conexão forçada e como vai, aos poucos, se desmanchando.

Há sustos que parecem ter sido adicionados de última hora, expedições sem impacto na trama, além de várias pequenas questões apresentadas que desviam a atenção do espectador do ponto central.

Nessa tentativa desesperada de encaixar todo o contexto que o livro deve fornecer, o filme se torna raso, sendo a atmosfera e o conceito é o maior ponto positivo.

Os Observadores está longe de ser um filme perfeito, mas pode ser uma boa escolha para os que gostam da atmosfera de florestas misteriosas e sensação fantástica. Em especial, os que gostaram do livro O Mistério das Irmãs Hollow (Krystal Sutherland) podem encontrar algumas características semelhantes em termos de atmosfera.

OS OBSERVADORES

Diretor: Ishana Shyamalan

Elenco: Dakota Fanning, Georgina Campbell, Olwen Fouére, Oliver Finnegan

Ano de lançamento: 2024

Ao se perder em uma floresta, Mina é obrigada a se abrigar em uma estranha casa de parede de vidro com desconhecidos. Durante a noite, criaturas misteriosas os observam.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros