Este clássico de Goethe tem edição pela Penguin Companhia de 2021.

Sobre o Livro

Em formato de cartas, o jovem Werther relata um momento crucial de sua vida para um amigo: a paixão por uma moça. Seus sentimentos, seus pensamentos e sua alma são entregues para o amor que sente por ela. E que infelizmente ele não é correspondido.

Nas diversas tentativas que o jovem faz em busca de conquistar seu grande amor, ele se vê na ruína de ter que se separar dela. E pior: seu amor é impedido por um único obstáculo: um homem. O pretendente da moça por quem se enamorou.

“Sim, sim, sou apenas um viajante, um peregrino sobre a face da terra! Mas e vocês, por acaso são algo mais do que isso?”

Narrando seus sofrimentos, a dor do amor inalcançável e as barreiras a serem enfrentadas, as cartas contidas expressam a mais pura dor humana: aquela capaz de ceifar vidas. Principalmente quando a sociedade não está apta a saná-las.

Minha Opinião

Os Sofrimentos do Jovem Werther foi meu primeiro contato com Goethe. Eu soube da sinopse através de outra edição onde havia abordado como que este livro impactou a vida de muita gente em sua época e até contribuiu para o suicídio daqueles que leram a obra. Este detalhe me fez ficar curioso pois eu como um amante de literatura trágica desta época e tendo como autor favorito da vida o Victor Hugo, quis adentrar nesta história e ter este contato.

“-Vou vê-la! – digo eu logo cedo, assim que desperto, e, tomando então por uma sensação prazerosa de serenidade, fico olhando para o sol, contemplando sua beleza.”

O que encontrei acabou gerando conturbadas opiniões minhas sobre este livro. De início achei uma história simplista e nem um pouco envolvente como uma “encheção de linguiça”, uma parte totalmente desnecessária. Logo após, quando Werther fala sobre o amor de sua vida as coisas começam a ficar mais intensas e pesadas também, apresentando até gatilhos.

Mesmo sendo um leitor de romance trágico não me senti tão sentido pela história. Ela na verdade me passou batido. E por mais que algumas frases chegaram a me impactar, a história no geral não me abalou ou impactou. Esperava uma conexão maior e infelizmente não foi o que aconteceu. Talvez esperava um pouco de Victor Hugo mas o jeito de Goethe não me fez me conectar.

“[…] Como foi que, apesar de sempre ter visto com clareza a minha situação, insisti em agir como uma criança; e, mesmo agora, vendo tudo tão claramente, ainda não vislumbro sinal algum de melhora.”

De qualquer forma este é um livro para refletir sobre a vida e nossas decisões. Aqui a gente tem um amor doentio que ao longo de toda a história fiquei me perguntando: vale a pena entregarmos nossos sentimentos e até a nossa vida para alguém que nos apaixonamos perdidamente sem nem pensarmos em nós mesmos e amarmos a si próprio antes de tudo? Pois aqui a gente conhece um personagem perdido e conturbado que precisou de uma pessoa a quem ele pudesse se apoiar e a quem ele pudesse conhecer o caminho do amor próprio.

A proposta de reflexão de Goethe é inteligentíssima e complexa. Requer muita atenção e reflexão após a leitura. Temos uma história triste e pesada, sem tragicomédia e nem momentos felizes. Temos os infortúnios da vida, as críticas à sociedade e a infelicidade de um personagem. Se você é daqueles que gosta de sentir e se conectar a estas reflexões talvez você poderia dar uma chance já que é um livro bem curto.

OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER

Autor: Goethe

Tradução: Mauricio Mendonça Cardozo

Editora: Penguin Companhia

Ano de publicação: 2021

Um dos principais romances da literatura mundial chega à Penguin-Companhia com nova tradução e aparatos. A exploração inquietante do desejo humano que se contrapõe às expectativas do mundo faz deste livro um clássico incontornável. Obra-chave do romantismo alemão, este relato epistolar e autobiográfico de Goethe alcançou sucesso imediato de público logo após sua publicação, em 1774, e continuou influenciando escritores de diversas gerações ― de Mary Shelley a Thomas Mann. Visitando uma idílica vila alemã, Werther conhece e se apaixona pela doce Charlotte. Embora saiba que ela vai se casar com outro, ele é incapaz de subjugar sua paixão, que o atormenta ao ponto do desespero. A exploração de Goethe da mente de um artista em conflito com a sociedade e mal equipado para lidar com a vida é uma das mais pungentes narrativas romanescas da tragédia humana. Comovente e intimista, Os sofrimentos do jovem Werther continua atual. Sem renunciar a uma escrita fluida, Goethe traz para o centro do romance o eterno conflito entre homem e mundo, fazendo deste livro um dos maiores clássicos da literatura mundial.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros