A Profecia do Paladino é o primeiro livro de uma série do autor Mark Frost, co criador da série Twin Peaks e um dos roteiristas de Quarteto Fantástico. O livro é de 2012 e foi publicado aqui no Brasil em 2016 pela Galera Record.

Sobre o livro

Will sabe que é especial, e para mantê-lo na linha e focado o pai desenvolveu uma lista de regras que ele deve seguir. Ele vive baseado nisso, sendo a mais importante delas é não chamar a atenção para si. Porém, um dia quando sai para correr, ele percebe que está sendo seguido por um carro preto, e para escapar se põe a correr mais rápido que o normal, deixando seus colegas pra trás comendo poeira.

“Nº 46: Se você permitir que estranhos fiquem sabendo como está se sentindo, está lhes dando uma vantagem.”

20160417_154812

A salvo dentro da escola, os problemas de Will se mostram estar apenas começando. A representante de um Instituto educacional oferece a Will uma bolsa de estudos integral, pois ele tirou a nota mais alta em uma prova que foi aplicada algum tempo atrás. Quando a mãe do garoto é chamada ele logo vê que há algo errado. Pensando o tempo todo que vai levar uma bronca por ter infringido a regra principal de não chamar atenção, Will recebe uma mãe super empolgada com a ideia, mas ao olhar em seus olhos, ele vê um vazio que antes não existia ali.

Acreditando que tudo pode estar conectado e que as mesmas pessoas que o seguiam são as que puseram sua mãe nesse estado diferente, e descobrir que seu pai também foi levado, Will acaba por aceitar a proposta da escola e foge para lá no mesmo dia, deixando os “boinas preta” a sua procura. Porém, ao chegar a essa escola ele logo faz novos amigos, mas também algumas inimizades.

É na procura por respostas sobre o que aconteceu com sua família, quem é essa organização que o está caçando e qual a moral dessa escola, que Will acaba topando com outros segredos e com uma sociedade secreta que está ressurgindo depois de muito tempo com vários objetivos ocultos e sombrios. A profecia do paladino é um mistério, mas Will sabe que de alguma forma está ligado a ela.

Minha opinião

Minha impressão errada do livro já começou com a capa, achei que ia ser uma história medieval e não uma trama contemporânea juvenil, mas enfim. Como se pode ver pela descrição do livro temos um menino que tem algumas habilidade especiais, começa a ser caçado após um “evento” e vai parar em uma escola especial onde vai fazer amigos e inimigos enquanto tenta descobrir a trama maior. Acho que você já ouviu falar disso antes em outros tantos livros, não é mesmo? Sim.

O diferencial do livro de Mark Frost está na salada de frutas que ele apresenta. Com uma pegada inicial de Magisterium, partimos para um mundo onde a realidade virtual pode ser explorada bem a fundo, lembrando um pouco a trama de Jogador nº1 e, também, algumas referências a animais ou seres mecânicos que perseguem alguns personagens aqui, o que me trouxe Maze Runner na cabeça.

“O conhecimento é o caminho, a sabedoria é o propósito.”

20160417_154754

Porém, esse livro não é igual a nenhum desses, apenas trás elementos que estão presentes em outras tramas. O problema real aqui foi que não consegui acreditar na história que Mark Frost estava me contando. Os elementos estão ali, mas eles não foram alinhavados, unidos. Cada um faz parte de uma coisa diferente e o fato de eles não conversarem durante a história fez com que eu não a considerasse tão crível assim.

O desenrolar é cheio de pequenas revelações para tentar inserir o leitor no mundo. Conforme os personagens vão descobrindo o que está acontecendo, nós leitores também vamos. Porém, o que para eles parecem conclusões claras, pra mim são questionáveis, principalmente os momentos finais do livro. Por eu achar que as peças não se conectaram ainda e todos os elementos diferentes estarem soltos, não consegui acreditar e apostar na história.

Acho que para um segundo livro pode haver um foco maior em um dos elementos para desenvolver a história melhor, bem como começar a dar peso e deixar tudo mais conciso para o leitor. Coisas desconexas na trama não são um problema quando elas fazem parte de um quebra cabeça maior que vai ser revelado eventualmente mais pra frente na história, mas eu não enxerguei isso dessa forma aqui, apesar de acreditar que é possível sim que em um segundo livro tenhamos uma condução melhor onde essa é um possibilidade que será trabalhada.

O personagem do Will é bem carismático, o que é um ponto bem positivo. Apesar de ele super se questionar, ele também se mantém seguro de suas decisões. Todos os seus amigos são cativantes e as personagens femininas parecem ter muito mais a revelar, bem como os meninos, eles tem cada um os seus segredos e por enquanto sabemos apenas o superficial sobre eles.

A leitura não foi tão fluída pra mim pelos motivos que já mencionei, eram muitos detalhes em vários arcos diferentes e como não via eles conversando, as vezes me sentia um pouco entediada e me perguntando porque estávamos falando sobre aquilo naquele momento e, no momento seguinte, sobre outra coisa que não tinha conexão direta. Meu problema principal então está em achar que há muitos elementos dentro da trama, que são bem diferentes entre si e que por enquanto não se encaixaram na trama central de forma uniforme.

Dei 3 estrelas para A Profecia do Paladino e aguardo um segundo livro para dar algumas explicações mais coesas e situar melhor o leitor, causando uma impressão mais bem construída da história escrita por Mark Frost ;)

3estrelas

20160417_154105

Um misterioso thriller do roteirista de Quarteto Fantástico e co-criador da série Twin Peaks. Will West faz de tudo para não chamar a atenção. A pedido dos pais, ele se esforça para tirar notas medíocres e não se destacar. Mas quando sua escola o obriga a fazer uma prova de desempenho geral, ele acaba se esquecendo de errar algumas respostas. Seu resultado espetacular atrai o interesse de uma das escolas particulares mais exclusivas do país, que o procura para oferecer uma bolsa de estudos. No entanto, assim que recebe essa oferta, começa a ser seguido por homens misteriosos e sedãs pretos. Ao tentar escapar de perseguidores, seus pais desaparecem e Will acaba se matriculando às pressas no misterioso colégio. Chegando à sua nova escola, ele percebe possuir talentos físicos e mentais que beiram o impossível e descobre que suas habilidades estão conectadas a uma batalha milenar entre forças épicas.

 

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros