A Lista é da autora Cecelia Ahern e foi publicado aqui no Brasil em 2015 pela Editora Novo Conceito. Por aqui a autora ficou conhecida com PS.: Eu Te Amo e mais recentemente Simplesmente Acontece, que teve sua adaptação cinematográfica lançada esse ano.

Sobre o livro

Em A Lista vamos conhecer a jornalista  Kitty Logan que está passando por um mal momento. Após liberar uma reportagem que se provou falsa, foi afastada da emissora e está vendo sua carreira desmoronar, enquanto é linchada por todos os lados. Junto com isso, sua mentora, e dona da revista onde ela iniciou a carreira e para qual ainda escreve está muito doente e à beira da morte.

Em uma conversa no hospital, Constance, revela a ela que estava trabalhando em uma grande matéria e que realmente gostaria de dar continuidade a reportagem, pedindo a Logan para que buscasse o material em sua casa e trouxesse para que elas discutissem e sua pupila pudesse tocar o projeto, já que ela não tinha condições.

“Ela recebera o apelido de túmulo. Qualquer segredo ou informação confidencial, fosse pessoal ou não, que chegasse até ela nunca, jamais seria revelado. Sabia-se que poderia confiar nela, que ela nunca julgaria; caso o fizesse, seria em silêncio, de modo que jamais seria possível perceber. Ao nascer, recebera um nome cujo significado, consistência e fortaleza era perfeitos pra ela, assim como lhe deram o apelido apropriado. Era uma mulher resistente, firme, estóica, mas estranhamente confortante.”

Porém no dia em que Kitty vai ao hospital com a pasta contendo o material, sua velha amiga morre e não a revela qual é a proposta da matéria. Dentro da pasta tudo o que ela encontra é uma lista com 100 nomes, de cem pessoas que aparentemente não possuem nenhuma ligação.

Na busca por se encontrar novamente como jornalista e escrever a grande matéria da sua mentora, a protagonista vai tentar encontrar o que conecta os nomes daquela lista, mergulhando em suas histórias e tirando de cada uma delas algo que a ajude a seguir em frente.


Capa e diagramação

20150622_203528

Uma das coisas que me chamou atenção nesse livro, fora o fato de ser de Cecelia foi a capa, que é muito bonita e trabalhada com o que parecem “ramos” e que pra mim, representam avida de cada uma das pessoas apontadas na lista. Além de ser em roxo e prateado e o livro estar super bonitinho por dentro.

Um coisa que gosto sobre os livros da Novo Conceito é que a letra tem sempre um tamanho bom, as vezes sendo até grande, o que nem de longe é um problema, já que sou meio cegueta e a leitura fica mais confortável quando a letra tem um tamanho que não exija muito esforço. Então, a fonte na medida certa e o espaçamento coerente ajudam a fluir a leitura. Também curti bastante a forma como a história foi estruturada, sendo que quase sempre ao fim do bate papo da protagonista com uma das pessoas, temos um parágrafo com a voz daquela pessoa, quebrando a narrativa da protagonista e dando um gás para continuar lendo o livro, já que os relatos tem sempre um “Q” intrigante.


Minha opinião

Acho que se você já teve um experiência com a autora é difícil não ir ler um livro de Ahern esperando uma grande história. Foi assim com PS.: Eu Te Amo, Simplesmente Acontece e é claro, A Lista.
Meu primeiro pensamento ao ler a sinopse do livro foi que a narrativa poderia se tornar confusa se fossem abordadas as histórias de cem pessoas diferentes, porém a autora soube conduzir muito bem a trama nos apresentando apenas alguns dos nomes contidos na lista, fazendo com que pudéssemos explorar bem a vida dessas pessoas e não nos perder em meio a tantos personagens.

Meu sentimento ao virar as páginas foi de que queria chegar ao fim o mais rápido possível, não porque o livro estivesse ruim, muito pelo contrário, mas porque queria descobrir o que conectava aquelas pessoas que apresentavam história tão distintas.

20150622_203508

Por vezes a postura da protagonista decepciona frente a algumas coisas, principalmente sua vida amorosa, que parece uma completa catástrofe já que ela se apaixona fácil e está muito sensível devido aos acontecimentos recentes onde ela foi desacreditada profissionalmente. Porém isso não interferiu nas minhas impressões sobre o livro. Achei A Lista muito legal, apesar de não ter batido Ps.: Eu Te Amo, e fiquei com aquele sentimento legal no fim da leitura sabe? Como se tivesse sido uma leitura “certa” se é que isso faz algum sentido.

Esse livro, além do entretenimento, vem mostrar pra gente  que as pessoas mais comuns podem ter sim histórias fantásticas pra contar, bem como algumas lições sobre o perdão e sobre como seguir em frente.

A LISTA

Autor: Cecelia Ahern

Editora: Novo Conceito

Ano de publicação: 2015

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros