Baseado no icônico jogo originalmente lançado para Playstation e em seguida para computadores, The Last oF Us chega à telona prometendo ser a série de destaque para o ano de 2023, o mesmo ano em que a história se passa, mais de 20 anos depois de uma pandemia de fungo que transformou as pessoas em hospedeiras agressivas de uma doença extremamente contagiosa. Basta uma mordida ou uma inalação de esporos que você se torna vítima deste fungo.
Assim como no jogo, acompanhamos a trajetória de Joel, um contrabandista que vive em uma zona de quarentena de Chicago, que mantêm sua vida indignado com a situação atual porém imparcial quanto a uma rebelião crescente de um grupo chamado de Vagalumes. Este grupo busca acabar com a opressão dentro das zonas de quarentenas onde tudo é extremamente rígido, controlado e manipulado, não dando liberdade nem para os que entram e os que estão lá.

Seu destino como um contrabandista que mantêm uma estrutura de corrupção por interesses, se desestabiliza quando uma garota chamada Ellie cruza seu caminho e Joel se vê obrigado a acompanhá-la até seu destino final: os Vagalumes. O por quê disto? Nem ele sabe, apesar deste segredo não poder ser guardado por muito tempo. Mas tudo soa muito estranho quando uma simples garota carrega uma importância muito grande para os Vagalumes…
Até agora, 3 episódios se passaram e logo mais a série caminha para a metade da sua primeira temporada. Após ser lançado pela HBO MAX, o primeiro episódio foi muito bem recebido pelo público geral: isto por que entregou muita coisa que fans desse jogo queriam ver. Acredito que a produção foi além. Trouxeram o que queríamos e melhoraram o que não esperávamos que melhoraria. O resultado? Uma obra prima onde temos uma fidelidade com a sucessão das principais coisas, uma expansão dos detalhes que não temos no jogo e cenas únicas de tensão e suspense alternativo ao que existe na história original mas que agrega à história principal.
É assim que os três episódios se comportaram: trouxeram cenas extras e ricas em detalhes que no jogo sonha-se em ter. Em outros momentos há a adaptação comum para todas as séries soando não ser “idêntico” ao original porém com uma qualidade única e enriquecedora. Conseguiram aprimorar personagens até então únicos onde suas vidas não foram tão exploradas mas que com a série ganharam destaque. Este é o caso de um dos personagens no episódio três.
Os cenários são idênticos, semelhantes, réplicas ou até próximos ao que é do original. De qualquer forma é uma série que conseguiu conciliar a fidelidade com a necessidade de trazer algo novo. Diferentemente daquelas produções cinematográficas fadadas ao fracasso ao adaptarem um livro ou até um jogo onde escapam da essência, modificando o contexto, o significado da história e muitas outras coisas, The Last of Us concilia estes elementos e também não faz uma cópia sem graça do original. Ela vai mais além.
Ela dá mais uma experiência para quem gostou do jogo que agora se encontra na produção cinematográfica. Já os cenários pós apocalípticos, peculiares da identidade do jogo, permanecem belos visualmente. A trilha sonora, aquilo que compõe o fundo de toda esta obra prima, está preservada como ao original. A dublagem no português é a mesma do que no jogo e os atores principais trouxeram muita semelhança com os do jogo. São muitas emoções, muitas sensações!
Todo domingo pelo canal HBO ou pela plataforma HBO MAX você poderá assistir o mais novo episódio, com lançamento às 23hrs (Brasília).


THE LAST OF US
Diretor: Neil Druckmann, Craig Mazin
Elenco: Pedro Pascal, Bella Ramsey
Ano de lançamento: 2023
The Last of Us é uma série distópica da HBO baseada na franquia de jogos de videogame de mesmo nome criada por Neil Druckmann. O drama narra um futuro pandêmico que foi devastador para humanidade, deixando os seres humanos à beira da extinção. O vírus transforma pessoas em canibais e se espalha rapidamente com uma simples mordida. Algumas décadas depois, os poucos sobreviventes que restaram vivem viajando ou em quarentenas protegidas por oficiais do governo. Este é o cenário em que acompanhamos Joel (Pedro Pascal), um sobrevivente durão que é contratado para levar a jovem Ellie (Bella Ramsey) para fora da zona de quarentena opressiva onde vive. Os dois devem encontrar um grupo de rebeldes paramilitares que se rebelou contra as autoridades. Porém, eles descobrem no caminho que Ellie está possivelmente infectada com o vírus, apesar da jovem não apresentar os sintomas recorrentes da doença. Por conta disso, eles acreditam que a imunidade de Ellie pode ser a chave para encontrar a cura do vírus e potencialmente salvar a humanidade.