Sem Coração é uma obra da autora Marissa Meyer, publicada em 2018 pela editora Rocco.

Sobre o Livro

Catherine Pinkerton é filha do marquês e da marquesa do Recanto da Pedra da Tartaruga. Seus sonhos de ser confeiteira não tem nada em comum com os sonhos de sua mãe: conquistar o coração do rei de Copas e se tornar sua esposa. Ser uma dama respeitável e submissa. Enquanto sua única preocupação aos dezessete anos é fazer doces, ter seu primeiro amor e continuar sempre alegre.

“Quando feliz, eu bato como um tambor. Quando triste, eu me parto como vidro. Quando roubado, não posso ser devolvido. O que sou?”

página 148.

É durante o baile anual do rei que Catherine percebe os planos de sua mãe. Em uma festa em que todos estão de preto e branco, ela é a única de vermelho. E quando o rei está prestes a fazer seu pronunciamento do casamento, ela fica desesperada, com ajuda do gato Cheshire ela escapa correndo do baile e dá de cara com o bobo da corte de copas, o adorável e encantador jest.

Um romance impossível surge entre os dois. Um amor intenso e escondido eles passam a viver em um mundo repleto de magia, monstros e loucuras. Sem se preocupar com o rei e com os marqueses, eles criam seus próprios sonhos e planos. Mas as vezes, o destino não está ao nosso favor…


Minha Opinião

Esqueça tudo o que você sabe sobre a rainha de copas. Substitua uma mulher arrogante, insensível, fria e malvada por uma menina doce e cheia de sonhos e desejos. Assim é Catherine antes de se tornar rainha. Uma garota que ama fazer doces e tem o grande sonho de montar sua própria confeitaria junto com sua melhor amiga e criada, Mary Ann. Uma jovem conhecendo seu primeiro amor e acreditando, em meio a uma época cheia de padrões, que tudo é possível.

Acontece que já sabemos bem que a rainha de copas existe e ela não é nada como a inocente Catherine de Sem Coração. Então não se iluda com um enredo que parece perfeito para um conto de fadas. Vamos conhecer a história do antes dela ser rainha, e quando você entende tudo o que ela poderia ter sido, é devastador.

“Mas ter esperanças – disse ele – é como o impossível pode virar realidade, no fim das contas.”

página 390.

Para você fã do universo de Carroll, sabe que existe um motivo para a rainha ter se tornando uma pessoa tão fria. Mas esqueça isso também. É como se fossem duas história com a mesma essência, dá para entender? A Catherine de lá, não é a mesma daqui. Isso vale para nosso querido chapeleiro também. Sua história não é tão profundo aqui, porque este livro é sobre a rainha de copas, mas a história de sua loucura também é diferente da dos filmes. No início pode ser confuso, mas quando você conseguir fazer essa distinção, vai amar cada página deste livro.

Confesso que apesar de amar os filmes de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho, eu gostei muito mais do que a autora fez com alguns personagens aqui. Principalmente a história da Catherine e do Hatta (o chapeleiro). Adorei a introdução do bobo da corte como primeiro amor de Catherine, a história deles é tão bonita que é impossível não torcer por um final feliz. Mas um personagem que me encantou bastante foi o Corvo que anda sempre com Jest, o bobo da corte, e sua importância para o final do livro.

Não espere um livro cheio de ação. Pelo contrário, ele pode até ser um livro devagar de ser lido porque seu foco central não é os acontecimentos e as consequência deles, apesar de isso ser primordial para a história. Mas sim o desenvolvimento e o crescimento de Catherine como protagonista. Sua história é triste, e conhecer um pouco mais sobre ela fez todo meu ódio se tornar amor e só querer abraça-la o tempo todo.

“Talvez nós tenhamos nos conhecido no futuro e você só esteja lembrando ao contrário.”

página 57.

É um enredo de traições, sonhos destruídos e planos que não dão certo. Mas que nos trazem grandes lições como: não julgue uma pessoa sem antes saber da história dela. E confie em você e no que você acredita, sempre. E tenho certeza que diariamente muitos de nós temos a vontade de gritar “cortem-lhe a cabeça!” Pois é Catherine, eu te entendo.

Esse foi um dos livros mais incrível que já li. A atenção da autora nos detalhes e sua preocupação em estudar a história original de Lewis Carroll é sensacional. Por isso é importante que você leia esse liro depois de ler Alice no País das Maravilhas. Pegar todas essas referências vai fazer toda a diferença na sua leitura. Além de contar com uma escrita sensível e gostosa de ler.

Sabendo tudo isso, eu ainda assim indico esse livro para todo mundo. Seja qual for seu gênero favorito. E mesmo que você também não curta romances ou fantasias. Este talvez seja o único livro que li já sabendo o final, e não por spoiler ou coisa do tipo, mas conhecemos a rainha de copas, e começar essa leitura já nos faz se sentir agoniado por não ser um final diferente. Desejando um final diferente.

 

SEM CORAÇÃO

Autor: Marissa Meyer

Tradução: Regiane Winarski

Editora: Rocco

Ano de publicação: 2016

Muito antes de Alice cair no buraco do coelho… E antes das rosas serem pintadas de vermelho… A Rainha de Copas era só uma garota vivendo seu primeiro amor. Contos de fadas revisitados Catherine era uma das garotas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas, mas seus interesses eram outros. Por seu talento na cozinha, ela só queria abrir uma confeitaria em sociedade com sua melhor amiga e oferecer ao Reino de Copas os mais deliciosos doces e bolos. Porém, de acordo com sua mãe, era uma ideia inaceitável para a jovem que poderia ser a próxima rainha. Em um baile real em que o rei pretende pedi-la em casamento, Cath conhece Jest, o belo e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez, sente a força da pura atração. Mesmo correndo risco de ofender o rei e contrariar os pais, ela e Jest iniciam um relacionamento intenso e secreto. Cath está determinada a escolher o próprio destino e se apaixonar nos seus próprios termos. Mas em uma terra repleta de magia, loucura e monstros, o destino tem outros planos… A aclamada autora das Crônicas Lunares oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já vista e conta a história de uma garota que viria a ser um dia a famosa Rainha de Copas.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros