Sem Receita Para o Amor é um livro único e jovem adulto, escrito pela autora Jennifer Yen. Foi publicado pela Editora Melhoramentos em 2021.

Sobre o Livro

Com a escola terminando e as férias de verão chegando, a pressão para decidir qual carreira escolher está deixando Liza estressada, ainda mais com a mãe dizendo sempre o que é melhor para ela. Sua única paixão é a culinária, mas se profissionalizar é um sonho distante. Porém, com o concurso da confeitaria que sua mãe preside todos os anos, talvez seja a oportunidade perfeita para mostrar todo seu potencial.

A chegada de Ben e James na cidade trás um ar novo para o bairro. E nada surpreende tanto Liza quanto o fato de sua amiga ficar caidinha pelo carismático Ben, mas a garota não pode dizer a mesma coisa sobre James, pois só de vê-lo as farpas se tornam reais.

Minha Opinião

É fato que eu não resisto a representatividade asiática, então fui nesse livro com sede ao pote e me surpreendi ao encontrar um ótimo jovem adulto sobre amadurecimento, expectativas familiares e um amor tão doce quanto a Confeitaria e Restaurante Ying e Yang.

Ambientado em Houston, onde a família Yang reside acompanhamos uma família de imigrantes taiwaneses que são bem sucedidos por fazer refeições e sobremesas de encher os olhos. Liza é a filha mais nova dos Yang e sofre muito, já que sua irmã mais nova está indo muito bem como modelo em Nova York, e tudo o que quer é que os pais deem a mesma oportunidade: de fazer suas próprias escolhas.

Coloco o laptop na mesinha portátil e ponho Ashes of Love para rodar na Netflix. Os atores chineses falam depresa demais para eu acompanhar, por isso ligo as legendas.

As questões e valores familiares nesse livro são bem abordadas, o que torna Liza uma personagem com muito apoio, tanto do pai como da irmã. E a comunicação e falta dela é algo tratado com muita atenção já que a mãe é retratada como controladora, mas a forma como é a autora aborda, ajuda os jovens a ter uma perspectiva sob o olhar dos pais.

A amizade entre Liza e Grace foi o que mais gostei porque além de ter a mesma nacionalidade, ambas também tinham suas diferenças, com a representatividade LGBTQI+ por causa da Grace. Além da Sarah, uma outra amiga, não-asiática, também está presente para quebrar alguns preconceitos durante a narrativa.

O reality show proporcionado pelo Concurso da Confeitaria Yang pode agradar os afixionados por culinária e reviravoltas surpreendentes. Eu amei como a autora conduziu a história colocando todos os aspectos para virar uma ótima releitura de Orgulho e Preconceito da Jane Austen.

Não se deprecie. Sei que nem sempre acredita que é boa o bastante, mas, acredite em mim, você é. É só ver a ótima confeiteira que se tornou.

Ben e James são uma ótima representação de Bingley e Darcy – a amizade, o conforto e o bromance. O romance entre Liza e James é conduzido com todas as farpas, orgulho e preconceitos sendo bem adaptados para a confeitaria. Eu achei genial!

Indico muito se você está procurando um livro jovem para ler em um dia, com boa representatividade e ainda ser um reconto.

SEM RECEITA PARA O AMOR

Autor: Jennifer Yen

Tradução: Débora Isidoro

Editora: Melhoramentos

Ano de publicação: 2021

Para os amigos, Liza Yang é praticamente perfeita: inteligente, amável, bonita, tem grandes sonhos e nunca foge de um desafio. Já para sua mãe, ela é tudo menos isso. Sempre comparada com a irmã mais velha – o modelo de filha obediente –, Liza é vista como teimosa, rebelde e, o pior de tudo, com uma determinação para ir contra os valores tradicionais nos quais a Sra. Yang acredita, principalmente no que diz respeito a namoros. Pelas regras, Liza só pode se relacionar com garotos asiáticos, e a Sra. Yang tenta a todo custo apresentar a filha a possíveis namorados.A única coisa em que mãe e filha concordam é sobre as habilidades de Liza de criar pães e doces de dar água na boca. A Sra. Yang comanda, junto com o marido, o Yin e Yang Restaurante e Confeitaria, muito popular em Houston, e Liza é responsável por algumas das delícias de maior sucesso. Quando a mãe não permite que Liza seja uma das participantes do concurso anual de confeitaria promovido por ela, a garota recebe como prêmio de consolação a chance de ser uma das juízas da competição. Porém, logo no primeiro dia de avaliações, Liza descobre que tudo não passa de uma armação da mãe: todos os participantes são jovens de origem asiática escolhidos a dedo para serem seus pretendentes. A situação fica ainda pior quando Liza se sente atraída por um dos competidores – com quem ela já havia cruzado pela cidade: o presunçoso, impenetrável e irritantemente atraente James Wong. Enquanto luta contra seus sentimentos por James e pela aprovação da mãe, Liza começa a perceber que não existe uma receita comprovada e verdadeira para o amor.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros