Sócios no Crime é da autora Agatha Christie. Ele nos apresenta os casos do seu famoso casal de investigadores Tommy e Tuppence. Ele foi lançado em 2019 pela Globo Livros.

Sobre o livro

O casal Tommy e Tuppence Baresford está junto há alguns anos e sua vida perdeu um pouco do encanto e das aventuras após o casamento. Mas apenas no lado profissional, pois os dois são excelentes investigadores. Toda essa calmaria está deixando a esposa cansada, ela quer aventuras. Por isso, quando o seu chefe, o senhor Carter aparece com a proposta de colocá-los de volta à ativa, eles veem uma oportunidade de sair do marasmo, fazendo aquilo que eles mais amam.

Escondidos atrás de nomes falsos eles partem em buscas de novos casos. Os dois são amantes de livros de detetives e não perdem a chance de comparar seus próprios casos e atitudes aos de famosos investigadores da literatura. Extremamente sagazes e determinados, eles enfrentarão diversos criminosos.

“Porque a cortina de névoa diante deles de repente se abriu de modo mais artificial possível e ali, a menos de 120 metros de distância, um policial gigantesco apareceu de súbito, como se tivesse se materializado a partir da própria neblina.”

Juntos eles desvendarão mistérios de desaparecimentos, estranhos assassinatos e roubos. Sempre com uma inteligência acima da média e buscando as alternativas mais inesperadas. Quais aventuras você acha que eles reservarão para os leitores?


Minha opinião

Falar de Agatha Christie, a rainha do crime, já nos traz uma garantia: vem história boa por aí. Até o momento, eu ainda não conhecia esse casal de detetives. Tão distintos, porém tão parecidos. Eles nos trazem uma visão mais simples e rápida da resolução dos seus casos. Cada capítulo apresenta, basicamente, uma nova trama. A cada virada de página um novo problema toma forma e resta a esse casal buscar a solução.

O que mais amei nesse livro foi a capacidade da autora de citar detetives conhecidos pelos leitores mais afincos. E, claro, pela incrível tradução de José Carlos Volcato que nos brinda com notas explicando sobre cada um dos investigadores citados. Facilitou muito a leitura, pois não consegui pegar todas as referências sem uma ajuda. Aqui temos uma trama cheia daquilo que mais amamos: mistérios, várias pistas que podem ou não levar até o culpado e uma reviravolta de tirar o fôlego.

“Ele falou de modo lento, refletido, como se fosse alguém cujos pensamentos levassem um tempo até amadurecer.”

Alguns casos que eles resolvem são cômicos. Enquanto outros, seguem uma linha mais séria e perigosa. Enquanto Tommy é mais objetivo e forte, Tuppence usa de toda a sua inteligência e percepção apurada para notar as mínimas pistas deixadas pelos criminosos. Além disso, não posso esquecer de citar os belos diálogos entre os dois que adoram fazer jogos de palavras, referenciar outras obras e brincar com situações corriqueiras do relacionamento dos dois.

A ligação entre esse casal é tão grande que eles se entendem por simples códigos. Isso torna toda a resolução dos seus casos muito mais fácil. Enquanto os bandidos pensam estar a frente deles, eles provam que a união dos seus talentos é uma arma muito forte contra a criminalidade. É impossível não se maravilhar com as deduções dos dois que são (quase sempre) certeiras.

“Realmente, como somos uns seres crédulos. Acreditamos em testemunhos como se fossem verdades absolutas. E o que são, na realidade? Apenas impressões levadas à nossa mente pelos sentidos, e suponhamos que sejam impressões erradas?”

O que senti falta nesse livro foi um único assassinato ou crime grandioso que é explorado durante toda a narrativa, marca tão forte da autora. Nos seus outros livros, gosto de conhecer cada um dos suspeitos e traçar meus próprios métodos investigativos. Coletando informações juntamente com os detetives e duvidando de tudo e todos. Aqui, por se tratar de histórias curtas, não é possível deduzirmos tantas coisas (pelo menos para mim).

Sendo assim, quando percebia as respostas já estavam sendo apresentadas e eu nem conseguia conhecer os culpados direito. E ficava difícil conhecer mais a fundo nossos protagonistas, pois quando percebíamos, um novo caso já estava em andamento. No entanto, essas são minhas únicas ressalvas. Para quem prefere esse tipo de casos, rápidos e objetivos, mas sem perder o elemento surpresa, esse livro será perfeito para você.

 

SÓCIOS NO CRIME

Autor: Agatha Christie

Tradução: José Carlos Volcato

Editora: Globo Livros

Ano de publicação: 2019

Quando os recém-casados Tommy e Tuppence Beresford recebem um convite do Chefe da Inteligência Britânica para recolocar em operação a Agência de Detetives Internacional, eles veem uma oportunidade de levar sua carreira de investigadores a um novo patamar. Em cada um dos capítulos deste clássico da Rainha do Crime, o casal segue seus instintos para reunir pistas e desvendar casos intrincados que tiram o sono de figurões da alta sociedade do final da década de 1920. Juntos, Tommy e Tuppence mostram que amor, trabalho – e crime – não só podem andar juntos, como rendem aventuras de tirar o fôlego. Sócios no crime é o segundo livro estrelado pelo intrépido casal de investigadores Tommy e Tuppence Beresford, que estrearam na literatura na obra-prima O adversário secreto, de 1922.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros