Por muito tempo eu considerei a solidão algo triste. Hoje tenho outra opinião.
Eu sempre fui mais tímida e retraída, fazer novos amigos não era exatamente o meu forte e na adolescência, se você não tem amigos, você esta só. Nesses momentos eu achava que estar sozinha era algo ruim, ficava triste e acabava por me auto criticar, tentando achar motivos ou explicações.
Quando eu vim morar em Porto Alegre, a solidão não era mais uma opção, e sim uma realidade.
O que eu descobri aqui, que não fazia sentindo antes para mim é que passar momentos sozinha não é algo ruim, muito pelo contrário. Esses momentos são aqueles em que podemos nos dedicar a coisas que gostamos, são momentos para dedicarmos a nós mesmos.
Ler um livro, ver um filme, assistir uma série. São coisas muito pessoais, que se compartilhadas com pessoas que não possuem o mesmo gosto literário ou cinematográfico que você pode ser uma frustração.
Aprendi que passar uma tarde toda abafada vendo alguma série aleatória é como uma terapia. Aprendi que sair e ir a livraria só pra criar uma lista imaginária de todos os livros que você quer ler e comprar é algo muito bom. Aprendi que ir ao cinema sozinha não é deprimente, e sim comum. Aprendi a enxergar nos outros um pouco da minha própria solidão.
E o mais importante, aprendi que passamos a nos conhecer muito melhor quando temos esses momentos só pra nós.
O problema todo nessa história está na palavra SOLIDÃO, automaticamente associada a tristeza.
Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por que simplesmente se isola mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme.
Eu não enxergo assim. Passar muitos momentos sozinho, te faz solitário, demonstra solidão. Solidão é sinônimo de tristeza? Eu acho que não.
Pra mim essa premissa só é verdadeira quando você não se conhece o suficiente para transformar esses momentos em algo ao seu favor. Talvez a cura para essa tal tristeza trazida pela solidão seja o auto conhecimento e o amor próprio.
Eu converso muito com a minha gata, tenho certeza que os vizinhos 1) acham que eu sou louca ou 2) acham que alguém muito silenciosa mora comigo. Ela é minha companheira e fica feliz quando estou em casa, mas gatos são animais muito independentes e que sabem se virar sozinhos, portanto estar só não é algo novo ou perverso pra ela. Quando chego em casa ela está na porta me esperando. A não ser que eu chegue bem mais cedo, dai pego ela dormindo, com cara de “o que diacho você já está fazendo aqui?”.
Então a moral da história é, se por acaso você está se sentindo triste por passar muito tempo sozinho, deixa isso pra lá e vá fazer algo legal que você goste, aprenda a gostar de você, sem ter que ter sempre alguém do seu lado. Seja feliz. Seja amiga da sua solidão (: