Super Mario Bros. – O Filme é uma animação produzida pela Illumination em parceria com a Nintendo. Foi dirigida por Aaron Horvath e Michael Jelenic e lançada agora em 2023 no Brasil pela Universal Pictures. É baseada na famosa franquia de jogos Super Mario Bros, criada por Shigeru Miyamoto.

Sobre o Filme

O longa-metragem nos transporta para o bairro de Brooklyn, em Nova York, onde os irmãos Mario (Chris Pratt) e Luigi (Charlie Day) estão tentando alavancar seu novo negócio como encanadores, mas por mais persistentes que sejam, as coisas não estão dando muito certo. Enquanto tentam fazer a diferença para serem mais reconhecidos, inesperadamente são arrastados para um universo cheio de criaturas mágicas.

Quando Luigi vai parar no aterrorizante Reino Sombrio, comandado pelo terrível Bowser (Jack Black), cabe a Mario não apenas pedir a ajuda da Princesa Peach (Anya Taylor-Joy), de Toad (Keegan-Michael Key), ambos do Reino dos Cogumelos, e de Donkey Kong (Seth Rogen), mas também superar as próprias limitações, além de reunir a força e coragem necessárias para resgatar o irmão. Ao mesmo tempo, ele vai ajudar a Princesa Peach a impedir o plano de Bowser de conquistar todos os reinos e o coração da princesa.

Minha Opinião

Nos anos 90 e 2000 havia um grande receio quando era anunciada a adaptação para as telas de um game famoso e querido por tantos fãs, visto que quase sempre o resultado decepcionava, ficando bem abaixo das expectativas e não fazendo jus à grandiosidade daquele jogo. Porém, de uns anos para cá, isso tem mudado aos poucos, com algumas produções lançadas nos últimos tempos conseguindo tanto respeitar a obra original e os fãs do jogo, quanto atrair um público novo para conhecer aquela história. E o filme do Super Mario Bros se tornou um desses casos de sucesso.

Não se trata de um filme revolucionário que vai mudar vidas ou se tornar um capítulo marcante na história do cinema. Para falar a verdade, a história é bem genérica e clichê, a conhecida jornada do herói enfrentando perigos e desafios para vencer um inimigo que quer conquistar o mundo, isso tudo fica bem evidente e poucas vezes traz elementos novos e diferentes. Ainda assim, é o filme que os fãs do jogo ansiaram por tantas décadas, que refletisse o icônico personagem que o Mario é.

É um espetáculo nostálgico que faz inúmeras referências ao rico universo da franquia de jogos do Mario, somado a um visual incrível, muito bonito e colorido de encher os olhos, que tem tudo para agradar tanto os jogadores antigos quanto a nova geração que está apertando o botão do “start” pela primeira vez. Um bela homenagem feita de fã para fã (e novos fãs).

A trilha sonora do longa fica por conta de Brian Tyler e do artista que criou a música original dos jogos, Koji Kondo. Eles misturam as músicas dos games com músicas dos anos 80. Por mais que eu ame os anos 80, achei que houveram algumas escolhas muito manjadas e, por isso, não senti a sensação de “épico” que algumas cenas buscavam. Um exemplo é “Holding out for a hero”, da Bonnie Tyler, que já foi usada em Shrek e foi muito marcante lá.

Antes do filme ser lançado, fãs brasileiros subiram a hashtag #MarioSemStarTalent no Twitter, com a esperança da Universal selecionar apenas dubladores profissionais, sem celebridades, em contraste com o americano que foi bastante criticado, e deu muito certo. O elenco brasileiro na dublagem está ótimo, com a preocupação de incluir sotaques de acordo com cada personagem, e isso faz toda a diferença na experiência de assistir à animação. Foi mais do que justo os nomes deles estarem em destaque nos créditos para quem assiste dublado.

É um filme que serve como uma carta de amor da Nintendo aos grandes fãs desse universo lúdico cheio de personagens únicos, feito para nos lembrar porque amamos tanto essa franquia de jogos e que vêm conquistando novas gerações há 40 anos.

SUPER MARIO BROS. – O FILME

Diretor: Aaron Horvath e Michael Jelenic

Elenco: Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day, Jack Black, Seth Rogen, Keegan-Michael Key

Ano de lançamento: 2023

Em ‘Super Mario Bros. – O Filme’, Mario é um encanador qualquer no bairro de Brooklyn junto com seu irmão Luigi. Um dia, Mario e Luigi vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser, que vai fazer de tudo para conseguir reinar todos os lugares. É então quando Luigi é raptado por Bowser e o usa para procurar Mario, o único capaz de deter o Koopa e reestabelecer a paz. Mario terá que aprender como viver nesse novo reino perigoso, passando por vários biomas, aprender a dirigir carros, utilizar itens que o fazem soltar bolas de fogo das mãos, virar um animal e andar em plataformas nada confiáveis. Também estará acompanhados de amigos, como Toad e Donkey Kong.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

[jr_instagram id='3']

Parceiros