Sushi a la Mexicana é um filme com roteiro e direção de Anthony Lucero, lançado em 2015. O filme ganhou diversos festivais e, atualmente, está disponível na plataforma de streaming da Netflix.

No filme conhecemos Juana (Diana Elizabeth Torres) uma jovem latino-americana, inteligente e esforçada que domina a culinária mexicana e sobrevive vendendo comida nas ruas. Todavia, devido à violência, Juana acaba voltando a trabalhar em subempregos sem qualquer oportunidade de crescimento profissional.

Juana é mãe solo e reside com a filha e o pai, que também não consegue boas oportunidades de trabalho. Insatisfeita com a forma que é tratada no trabalho, acaba se candidatando a uma vaga para assistente de cozinha num restaurante japonês. A partir desse momento, um novo mundo se abre e Juana se encanta pela culinária japonesa.

Aki (Yutaka Takeuchi) é o sushi chef principal do restaurante e percebe a grande capacidade de Juana na cozinha. Em que pese a cultura patriarcal, Aki passa a ensinar a moça seus conhecimentos e técnicas.

Com o incentivo do amigo, Juana começa a sonhar em se tornar uma das chefs do restaurante. Mas não será nada fácil para nossa mocinha alcançar a tão almejada posição de Sous chef, pois ela é tradicionalmente exercida por homens. Juana precisará mostrar a todos que uma mulher, não asiática e descendente de mexicanos, pode ser tão boa sushi chef quanto qualquer homem.

O filme é uma crítica a discriminação sofrida pelos imigrantes e seus descendentes, que não têm as mesmas oportunidades que os demais e acabam se submetendo a serem explorados em subempregos.

Aborda ainda a discriminação de gênero, já que a mocinha não consegue ser promovida, por ser mulher. Para ser aceita e ganhar destaque profissional, Juana se inscreve em um concurso de culinária.

A amizade entre Aki e Juana é linda. A relação deles mostra como podemos fazer a diferença na vida de outra pessoa ao compartilhar o nosso conhecimento, incentivar ou dar apoio moral, quando necessário. Outro ponto importante é não dar ouvidos as críticas desconstrutivas. Por mais louca que seja a ideia, ela é sua! E você tem o direito e a obrigação de acreditar em si mesmo. Não permita que os outros te limitem ou rotulem.

Juana é uma guerreira, a mulher maravilha dos tempos modernos, que tem que cuidar da família, do lar, das finanças e, ainda, se dedicar para crescer profissionalmente.

O filme é produzido e dirigido de forma simples, focado na interação dos personagens e no cotidiano. O enredo se desenrola de maneira lenta, mas com uma mensagem atual e importante.

SUSHI A LA MEXICANA

Diretor: Anthony Lucero

Elenco: Diana Elizabeth Torres, Yutaka Takeuchi, Rodrigo Duarte Clark, Kaya Jade Aguirre e outros

Ano de lançamento: 2015

Ela não é a candidata esperada para a função, mas uma mãe latina obstinada põe na cabeça que quer se tornar uma chef de sushi talentosa.

Relacionados

Destaques

Insta
gram

Parceiros